Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou instalando uma fita de led rgb 5050 na minha sanca. Assisti a varios videos na internet e decidi colocar 4 fitas ligadas em um unico controlador. Entre as fitas coloquei um amplificador de sinal ligado a uma fonte de alimentação. Ja testei em separado e todas as fitas estão funcionando perfeitamente. Ocorre que quando ligo as fitas em serie somente a primeira fita acende a cor vermelha. As demais so acendem o led azul e verde. Ja troquei vairos amplificadores/controles e nada. Ou todos os meus controladores e amplificadores estão com defeifo ou estou fazendo algo errado.

Vou postar uma foto que mudei a cor roxa (vermelho+azul). Na primeira fita fica roxo, ja na segunda em diante fica azul, porque a cor vermelha nao acende.

Alguem sabe?

20160507_121922.jpg

Postado

Ligue-as em paralelo, certificando-se que a corrente fornecida pelo controlador é suficiente para as 4.

Ao ligá-las em série estás fazendo um divisor de tensão, ou seja, necessitas de uma tensão 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentar as 4 em série com 48v x 200mA.

Ao ligá-las em paralelo estás fazendo um divisor de corrente, ou seja, necessitas de uma corrente 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentas as 4 em paralelo com 12 x 800mA.

Em paralelo você deve obter sucesso, já que a tensão do controlador deve ser ideal para um fita, ao mesmo tempo em que deve ter uma folga na corrente.

Postado

Eu sou meio leigo no assunto. Eu segui os exemplos que vi em alguns sites como:

E neste tutorial que ta bem explicado:

http://blog.cidadeled.com/2014/01/tutorial-como-instalar-fita-led-rgb.html

E ai, sera que nao tem como fazer igual o pessoal acima?  To com medo do problema ser nos meus amplificadores ou controladores. Alguem ja viu um problema parecido?

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, osatoas disse:

E ai, sera que nao tem como fazer igual o pessoal acima? 

É só ligar as diferentes fitas em paralelo, nenhum segredo, simples demais..

Você ligou em série... Fio a fio cor de fio com cor de fio...

Postado

Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

20160510_220536.jpg

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, osatoas disse:

Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

20160510_220536.jpg

Também é brincadeira de sua parte, uma falta de objetividade total. Só agora você aporta esse dado importantíssimo que é a demanda ultra alta dessa sua fita, de 12V x 6A..  Isso dai dá 72 Watts. Ou essa sua fita é especial ou tem mais de 5 metros...

Estou até estranhando essa sua fita com tamanha demanda... Tens certeza de que a fita demanda 6A????????????

Ai tem de trocar esse seu controlador, as coisas tem de casar, isso é o mínimo do mínimo. você não vai colocar uma caminhonetinha da Fiat para carregar terra e pedras em uma obra de barragem, por exemplo..

Mas que a ligação ainda vai ser em paralelo, isso vai. O controlador vai ter de segurar a corrente de 24 ou mais Amperes..

Você vai ter como resposta sempre na direta proporção da qualidade da informação que você presta.. Ajude a lhe ajudar.. As informações de tensão e corrente, tanto da fita quanto do controlador que pretendes usar eram as primeiras informações que deverias ter informado. Aliás, era tão simples sacar a resposta que a análise desses valores iria até mesmo definir a resposta..

Ademais a única informação dada e foi de uso da fita com led SMD5050.

Ora, o led CI 5050 pede 20 mA tipicamente, veja...

LED%20SMD%205050_zpsmo7gsgsd.jpg~origina

quem pensaria em demandas do tamanho de 6A.. (o que se explica com fitas extremamente grandes com 5 metros ou mais)

• Curtir 1
Postado

A ligação deve ser em paralelo. (Melhor forma)

Se o controlador não suporta, utilize dois ou compre um com o dobro da potência. Verifique as informações da fita, como @faller disse, tem que ser uma fita enorme para consumir tanto.

• 9 meses depois...
Postado

pessoal estou tendo este problema.

conectei tudo em paralelo cuidando os fios como é mandado. porém quando é alguma cor que tenha azul (roxo por exemplo) apenas uma fita acende corretamente, as outras duas ficam em outra cor.

ps: para algumas cores as três fitas acendem normalmente.

o que pode ser?

Postado

@osatoas Conseguiste resolver o problema? Como?

Andei dando uma olhada sobre estes amplificadores e existem alguns casos que realmente as cores ficam alteradas. A principal justificativa (normalmente dos vendedores de amplificadores) é que a fila LED RGB não aceita o amplificador.

@faller e @ljMonteiro

A foto que o @osatoas colocou representa o controlador do LED RGB, com os valores de input e output, ele não indicou quando é o consumo da própria fita LED. Pelo que eu andei pesquisando, as Fitas LED SMD5050, pelo menos para o rolo de 5 metros (que é o mais comum e acredito que seja o mesmo em questão) tem um consumo de 36W e necessitam de 3A por rolo (150 LEDs por rolo). Assim o controlador daria conta de pelo menos um rolo de fita. Caso sejam 300 LEDs por rolo, aí acredito que teremos problema com a(s) fonte(s) e com os amplificadores, pois somente amplificam 3A.

Fonte:

http://www.revoled.com.br/blog/aprenda-como-calcular-a-potencia-ideal-de-fonte-de-alimentacao-para-ligar-fitas-led/

Com relação a ligação em paralelo, não entendo como seria realizado. Da forma que a foto foi enviada, para mim, a ligação já estaria em paralelo. A fonte, que pode ser a mesma, caso suporte o consumo, é ligada paralelamente ao se inserir o amplificador, somente restando a passagem da configuração de cor de uma fita para a outra na ligação entre as fitas LED.

Um requisito importante é a utilização de somente um controlador da cor do LED dentro do circuito inteiro, ou seja, todas as fitas devem estar sincronizadas na mesma cor.

Paralelo:

cbe0001_19.jpg

Série:

cbe0001_17.png

@osatoas

Acho interessante seguir exatamente os passos do primeiro vídeo que postaste, nele as conexões são realizadas após a ligação do LED, e sempre a conexão da fonte é realizada antes de se conectar a próxima Fita LED. Talvez isto seja um ponto de atenção.

Enfim, ainda não comprei nenhum aplificador, mas tenho receio de cair em um caso semelhante.

Também gostaria de mais opiniões e se possível de um esquema eletrônico quanto a este assunto.

Obrigado!

• 5 meses depois...
  • 11 meses depois...
Postado

ola eu comprei um kit Cooler fan RGB com fita de led porém quando liguei todos no Gabinete do computador os cooler ficarão com uma cor fraca e sem pegar todas as cores a fita de led ficou com cores fortes porém não fusiona todos os botão do controle na fita alguém pode me ajudar? 

cooler rgb comconj-3-cooler-fan-120mm-rgb-cfita-led-controladorcontrole-D_NQ_NP_770321-MLB26945380085_032018-F.thumb.jpg.c9d0cac5ef08ccc47ee6d3b50010fa34.jpg fita de led

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...