Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera bom dia, preciso montar um contador de moedas, independente do valor, onde cada moeda que entrar acende uma lampada em um total de 10 e na última piscam todas e depois apagam. Alguém aí já montou algo parecido?

• Membro VIP
Postado

nunca montei mas visualizo o sistema que é relativamente simples:

-um mc com programinha trisimples que quase é digitável aqui e agora

-um casal foto transistor e diodo i.r.

-uma fenda por onde passa e direciona a moeda entre o casal

Se tua terra for fértil, fica a semente...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Claro amigo! Por gentileza, queira dizer com qual mc e linguagem tens afinidades preferencialmente intimidades. Se for arduíno e/ou assembly, me inclua fora desta

Um pseudo código C seria

#define leds porta_dos_leds
main()
{
setupsgerais();
setup(pino_como_entrada_de_um_timer);
led=0;
timer=0;
loop_eterno(;;)
{
led|=(1<<timer);
if (timer>9) {pisca_todos();led=timer=0;}
}
}

Y otras cositas más

.

Postado

Olá, ando namorando a C#, mas essa base aí pra mim está de bom tamanho, pensei em usar o CI que o colega citou acima, ele é bem barato, vou fazer uns testes

• Membro VIP
Postado

Infelizmente desconheço a conexão entre mc e c#

com 4017 fica mais desafiador mas igualmente simples. p.ex. o apagar do último led poderia disparar um 555 monoestável que por sua vez controlaria o tempo de piscadas de outro 555 astável pelo reset do mesmo além de zerar o 4017 se for o caso. Diodos como porta OR nas saídas 4017 e 555 podem fazer piscar todos. Tá complicando hein...

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz ,

Incrível, pensamos iguais em tudo, até nos 2 555, e nas portas OR com diodos !!!!!

Acho que vai precisar tem de um transistor BC547 da vida .... ah e um RC para fazer o reset com delay do CD4017 que permitiria umas piscadas !

Paulo

• Curtir 1
Postado

dei a ideia do 4017 pensando em um gerador de pulso único e estável para mudar as saídas do 4017, o conjunto led e foto transistor para dar o sinal no gerador de pulso e na último a sai da do 4017 daí pra um led e para vários diodos um em casa sai da do 4017 assim na 10 piscara todos os led das dez saídas e ao colocar a 11° moeda acende a sai da 1 do 4017

Postado

Existe um sistema nas igrejas onde a pessoa coloca uma moeda e acende uma vela(led) por x minutos e ele tem muitas velas. Por um acaso seu projeto é de algo parecido? Caso seja, creio que um sistema microprocessado ficaria mais fácil de implementar pois neste caso cada vela(led) fica ligado com um tempo independente dos demais. Sem microprocessamento teria era que mudar o conceito proposto onde o 4017 não acenderia diretamente o led mas carregaria um capacitor(timer) que manteria o led ligado pelo tempo determinado pelo circuito RC, sei lá, qualquer coisa neste sentido.

• 2 semanas depois...
Postado

Nem precisa do 74hc595 .... só o Pic 16f628 dá conta disso, são só 10 saídas ; aliás é a ideia original da @Isadora Ferraz . Se a coisa crescer, aí sim pode entrar os 74HC595 ou os UDN / ULN da vida....

Paulo

Postado

@aphawk

Acho que pra um terço, 10 saídas não daria. Um terço tem 53 ave-marias e 6 Pai-nossos, e um credo, totalizando 60 orações(saídas/led). Com 10 saídas só daria pra rezar uma dezena por vez, se bem que é isso que o autor quer né, uma dezena por vez, me empolguei com as possibilidades e já fui logo imaginando acender o terço inteiro individualmente rsrsrs

Postado

@ViniciusKruz ,

Claro, nesses casos onde o número passa de 10, tem de ter algum tipo de multiplex. Você está corretíssimo em ver as possibilidades heheheh !

Mas estou me atendo ao que o autor pediu desde o início : apenas 10 Leds....

Paulo

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!