Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mariana Rocha

Comando para salvar planilha somente com o preenchimento de determinada célula

Recommended Posts

Olá pessoal.

Preciso de um comando no Excel que:

Ao clicar no "botão fechar" do excel, abra uma caixa de mensagem com a pergunta: "Deseja fechar a planilha sem salvar?", com os botões de "sim" e "não".

E preciso que se a pessoa clicar em "Sim", a caixa de mensagem feche, sem fechar o programa (para que a pessoa continue mexendo na planilha). E se a pessoa clicar em "Não", feche a planilha sem salvar).

* Quero que a pessoa seja forçada a preencher uma determinada célula para que a planilha seja salva, se essa determinada célula não for preenchida, a planilha não será salva, pensei na solução acima. Alguém tem outra sugestão de como fazer?

Sou iniciante em vba e não estou conseguindo fazer.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mariana Rocha seja bem vinda a bordo.

Por favor anexe sua planilha ou um modelo com alguns dados para entender melhor o seu funcionamento e poder sugerir algo que te agrade.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada Basole!!

Segue um modelo em anexo.

Quero obrigar a pessoa a preencher os dados em branco, se ela não preencher e tentar fechar ou salvar, abra uma caixa de mensagem perguntando a pessoa se ela gostaria de salvar ou fechar. E que para salvar ela preencha os dados obrigatórios, se não, feche a planilha e não salve qualquer alteração.

Desde já agradeço.

Formulario.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Mariana Rocha disse:

Obrigada @Basole!!

27 minutos atrás, Mariana Rocha disse:

Segue um modelo em anexo.

Quero obrigar a pessoa a preencher os dados em branco, se ela não preencher e tentar fechar ou salvar, abra uma caixa de mensagem perguntando a pessoa se ela gostaria de salvar ou fechar. E que para salvar ela preencha os dados obrigatórios, se não, feche a planilha e não salve qualquer alteração.

Desde já agradeço.

Formulario.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post

Não estaria você, por acaso, tentando manter controle das alterações?

O Excel tem outros procedimentos p/ fazer tal controle.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá DJunqueira, obrigada por ajudar.

Não, só mesmo um formulário que a planilha salvasse dados importantes. O que importa é salvar os dados obrigatórios.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se lhe atende...se algum campo do formulario nao for preechido aparecera uma msg perguntando se deseja sair sem salvar ou retornar e preencher os dados que estão faltando.  

Segue em anexo....

Formulario-Basole.xlsm

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada Basole por ajudar!

Mas a função não está funcionando. Mesmo se eu digitar os campos nome e idade e deixar os outros em branco. A planilha está salvando esses dados e a caixa de mensagem não aparece.

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente isso mesmo Basole que eu precisava!

Obrigada!

Só uma dúvida!?

Como salva uma planilha com esta programação (na parte do vba), por exemplo, que bloqueia o salvamento de alguns campos em branco. Mas como precisamos programar temos que salvar com ela em branco, para a pessoa que abrir depois a a planilha "Formulário" ela deve estar em branco, para a própria pessoa preencher. E o programa está bloqueando?

Tem algum meio no VBA de salvar a programação em si? 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais