Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ricadobh

Problema ao atualizar para osx el captain

Recommended Posts

Olá amigos, bom, o Mac de uma cliente apresentou problemas de superaquecimento e a solda do chipset (BGA) estragou, após fazer o rebale do chipset e o mesmo ficar bom, continuei a testar a máquina, ele possuia o OSX Yosemite e atualizei para o OSX El Captain, durante a instalação do novo OS o chipset superaqueceu novamente e desligou durante a atualização. Após resolver o problema novamente, quando liguei o computador a seguinte tela me foi apresentada:

mac.jpg

Creio que seja algum problema pelo fato de ter desligado no meio da atualização. Enfim, o computador não possui backup e os dados não podem ser perdidos, alguém sabe o que fazer?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual o modelo/especificacoes desse mac? pode ser que colocando o hd dele em pc com windows, voce tenha acesso aos dados para backup. Tente com o programa "transmac" para windows. Se tiver outro mac funcionando, é possivel fazer uma restauracao com os 2 macs.

vi na imagem que parece ser um macbook air. Nesse caso é difícil acessar a memoria de armazenamento com um pc. Tente arrumar outro mac funcionando 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@drcyberjr Boa tarde amigo, se trata de um macbook air A1465, seu HD é um SSD mini pci-express... muito difícil conseguir de ter acesso a ele por um PC, outro mac é mais fácil de conseguir. Com um outro mac em mãos como fazer para ter acesso aos dados?

Obrigado

Editado por ricadobh
mudei o sentido da resposta

Compartilhar este post

Link para o post

Estou bastante atarefado esses tempo, então so agora pude responder.

existem 3 situações possiveis para a acessar os dados do mac com problema no boot:

a) acessa-lo remotamente, por meio de outro mac em rede com o danificado;

b ) acessa-lo por meio da inicializacao no modo de segurança;

c) criar um disco de repacao, usando outro mac.

obs.: nao testei, mas se voce nao conseguir outro mac, é possivel que instalando uma maquina virtual com o VirtualBox, para rodar a versao do osx do mac com defeito ou a versao imediatamente anterior a esta, dê para criar o disco de reparacao, ou acessa-lo em rede.

Abaixo deixo os links para os processos acima. Um destes é um video demostrando como rodar o osx em maquina virtual.

Inicializacao no modo de segurança:
https://support.apple.com/pt-br/HT201262

Criando unidade externa de inicializacao:

https://support.apple.com/pt-br/HT202796

como instalar mac osx no virtual box:

Editado por drcyberjr

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/06/2016 às 12:20, drcyberjr disse:

Estou bastante atarefado esses tempo, então so agora pude responder.

existem 3 situações possiveis para a acessar os dados do mac com problema no boot:

a) acessa-lo remotamente, por meio de outro mac em rede com o danificado;

b ) acessa-lo por meio da inicializacao no modo de segurança;

c) criar um disco de repacao, usando outro mac.

obs.: nao testei, mas se voce nao conseguir outro mac, é possivel que instalando uma maquina virtual com o VirtualBox, para rodar a versao do osx do mac com defeito ou a versao imediatamente anterior a esta, dê para criar o disco de reparacao, ou acessa-lo em rede.

Abaixo deixo os links para os processos acima. Um destes é um video demostrando como rodar o osx em maquina virtual.

Inicializacao no modo de segurança:
https://support.apple.com/pt-br/HT201262

Criando unidade externa de inicializacao:

https://support.apple.com/pt-br/HT202796

como instalar mac osx no virtual box:

Boa noite amigo!

Finalmente consegui reaver os dados da minha cliente, e vou contar aqui exatamente o que eu fiz:

Segui seu conselho e criei uma máquina virtual com o OS X Mavericks, após instalar o OS tentei acessar o Mac da cliente via rede, entretanto o compartilhamento do computador dela nunca havia sido ligado, impossibilitando tal ação. Resolvi então fazer na base da gambiarra (hehehe). Na máquina virtual baixei o OS X El Capitan e criei um pendrive bootavel na mesma, com o sistema baixado. Admito que para a minha surpresa (por se tratar de um "hackintosh" ) funcionou. Mesmo com o teclado e touchpad sem funcionar, fiquei alternando entre teclado e mouse comum, pois este modelo possui apenas 2 entradas USB e em uma precisava ficar conectado o pendrive durante o processo.

Enfim, para não perder os dados particionei o HD dela com o que restava de espaço livre dos 120gb disponíveis, 27gb, o que foi o suficiente para instalar o OS, acessar a partição original e salvar em um HD os dados necessários.

Muito obrigado pela sua ajuda, e caso mais alguém tenha algum problema parecido, podem seguir estes passos que com certeza funcionará!

Um abraço

PS.: Agora a cliente está vendendo as peças que ainda sobraram (Carcaça, bateria, carregador, HD e tela), caso alguém se interesse podem me chamar por PM.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@ricadobh legal colega! Bom que deu tudo certo. Tem uns teclados antigos de mac que tem portas usb neles. Seria uma grande ajuda. Foi uma boa sacada usar a maquina virtual. Um abraço e Sucesso!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais