Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, montei um PC tem três meses, adquiri um Windows 8 OEM (igual ao da imagem em anexo)...

Agora surgiu uma possibilidade de adquirir um SSD novo por um bom preço, só que aí veio a dúvida!!

Como instalei esse SO em um HD e agora desejo num novo SSD, vou ter algum problema com a validação do mesmo?

Fiquei grilado, rsrs! Tipo tá funcionando de boa, mas desejo colocar o SSD para melhor boot do SO!

Terei problemas? Fica amarrado a um ID no HD essa versão OEM e eu não vou conseguir validar o SO num novo SSD?

win81-oem-hero.jpg

Postado
8 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

Você fez uma única ativação até agora? Se sim, acho que não irá ter problemas não.

Sim! Só instalei uma única vez e agora pretendo colocar um SSD no lugar do HD, aí me surgiu a dúvida!

Acho também que não teria problemas....

Mas tô perguntando aqui para a galera se de fato eu não vou ter problemas em ativação do mesmo em um novo SSD!

De qualquer forma, obrigado e vou esperar mais opiniões da galera!

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Wal SJC disse:

É só clonar o SO para o SSD usando este software: http://www.disk-partition.com/download-home.html

E o problema está resolvido.

Obs.: não precisa ativar nada, seu Windows já está ativado para o seu hardware mestre (placa-mãe).

Rsrs, aí fica punk pra mim!

Enfim... Você acha que se eu instalar pelo DVD novamente...

Perco a ativação meu camarada @Wal SJC ??

Fora que eu teria que ter um novo SSD ou HD com tamanho suficiente para a clonagem né?

Quero sair de um HD de 1TB com o SO instalado para um SSD de 120GB (só para o SO)...

Seria isso?

Postado
12 minutos atrás, edubrgas disse:

Enfim... Você acha que se eu instalar pelo DVD novamente...

Perco a ativação meu camarada @Wal SJC ??

De maneira nenhuma, sua licença é 100% válida e legalizada enquanto for a mesma placa-mãe.

Se sua bios for UEFI, a ativação é transparente ao usuário (você nem vê ela acontecer).

Se for bios antiga você ativa online normalmente, sem problema.

12 minutos atrás, edubrgas disse:

Fora que eu teria que ter um novo SSD ou HD com tamanho suficiente para a clonagem né?

Quero sair de um HD de 1TB com o SO instalado para um SSD de 120GB (só para o SO)...

Clona de qualquer tamanho para qualquer tamanho, a única restrição é a quantidade de dados, que tem que caber no SSD ou no novo HD. A vantagem é não ter que instalar tudo novamente, inclusive programas complicados para reativar, como antivírus pago.

As pastas pessoais (documentos, imagens, videos, downloads, etc.) você pode manter no HD antigo.

Se não souber, depois explico como linkar com a nova instalação, para aliviar o SSD.

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

Sinceramente, claro existe a opção de clonar o HDD.

Mas tendo em vista sua utilização, conforme dito no post, para uma melhor performance, eu instalaria o SO do zero.

Aí é uma opção pessoal.

Na minha opinião, quando há programas interessantes instalados e tudo rodando redondo, não tem porque recomeçar do zero, principalmente se houver programas pagos como antivírus, cuja reativação é complicada até no mesmo PC (um exemplo é o KAV adquirido online).

Mas cada um sabe da sua disponibilidade de tempo e da real necessidade de refazer tudo do zero.

Eu, por exemplo fiz 3 upgrades de Windows 7 e 8 para o 10 e tive pequenos probleminhas, que foram resolvidos e os PC's ficaram 100% redondos, em menos de 24 horas.

Já no notebook, nem o upgrade nem a instalação do zero, funcionaram a princípio.

Depois que reinstalei o Windows 7 antigo, acabei descobrindo que o problema era em um periférico conectado e fiz um novo upgrade, dessa vez sem qualquer problema.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC  Porém eu não me refiro a fazer clones e que fiquem em 100% de funcionamento. Eu me refiro a performance.

7 horas atrás, edubrgas disse:

Tipo tá funcionando de boa, mas desejo colocar o SSD para melhor boot do SO!

Se bem entendi aqui está o X da questão.

Então, na minha singela opinião, sim faria do zero.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Wal SJC disse:

De maneira nenhuma, sua licença é 100% válida e legalizada enquanto for a mesma placa-mãe.

Se sua bios for UEFI, a ativação é transparente ao usuário (você nem vê ela acontecer).

Se for bios antiga você ativa online normalmente, sem problema.

Clona de qualquer tamanho para qualquer tamanho, a única restrição é a quantidade de dados, que tem que caber no SSD ou no novo HD. A vantagem é não ter que instalar tudo novamente, inclusive programas complicados para reativar, como antivírus pago.

As pastas pessoais (documentos, imagens, videos, downloads, etc.) você pode manter no HD antigo.

Se não souber, depois explico como linkar com a nova instalação, para aliviar o SSD.

Sobre o tamanho, imaginei, como tenho ~600GB de dados no HD para clonar precisaria de um armazenamento a altura!

Mas só vou pegar um SSD de 120GB... Então, vou deixar essa clonagem de lado!

Minha placa-mãe é essa...

https://www.asus.com/us/Motherboards/H97MECSM/overview/

BIOS UEFI... Fiquei na noia e por isso vim perguntar para a galera aqui!

Não tenho problemas em reinstalar tudo de novo, vou fazer backup num HD Externo de uns ~500GB..

Mais de ~100GB são programas, SO e vídeos que vão para o brejo sem problemas!

A coisa é que é tranquila mesmo eu reinstalar esse Windows OEM então né, você me confirma?

Desde já, muito obrigado pela ajuda meu camarada @Wal SJC valeu!

1 minuto atrás, Spectrum..!! disse:

@Wal SJC  Porém eu não me refiro a fazer clones e que fiquem em 100% de funcionamento. Eu me refiro a performance.

Se bem entendi aqui está o X da questão.

Então, na minha singela opinião, sim faria do zero.

Show meu camarada @Spectrum..!! a dúvida era se ao fazer do zero eu "perderia" a ativação...

Já que é OEM e foi a primeira fez que adquiri ou melhor, ganhei um assim!

Mas se vai de boa, sem problemas como disse @Wal SJC vou reinstalar o SO no novo SSD e o restante deixar no HD!

Meu sonho é ligar o PC em menos de 5 segundos, kkkkk, como vi na casa de um vizinho que utiliza o SSD só para o SO!

Então, o SSD é um Sandisk Plus 120GB 0km por 140 pilas, tá valendo né?

Valeu gente!

Postado
8 minutos atrás, edubrgas disse:

Sobre o tamanho, imaginei, como tenho ~600GB de dados no HD para clonar precisaria de um armazenamento a altura!

Mas só vou pegar um SSD de 120GB... Então, vou deixar essa clonagem de lado!

Minha placa-mãe é essa...

https://www.asus.com/us/Motherboards/H97MECSM/overview/

BIOS UEFI... Fiquei na noia e por isso vim perguntar para a galera aqui!

Valeu gente!

Se for a mesma placa-mãe não terá problema nenhum para ativar novamente, fique tranquilo.

No pior dos cenários você teria que ligar para a Microsoft para ativar por telefone sem dificuldade, mas sendo bios UEFI isso não irá acontecer, a ativação é automática.

Quanto ao SSD, claro, por esse preço está ótimo, mas eu acho que você deveria pegar um de 240 Gb, porque é 99% de certeza que depois vai se arrepender de não ter feito isso.

Já aconteceu comigo. Tenho hoje nada menos que 7 SSDs, sendo um de 60 Gb, outro de 120Gb e os demais de 240 Gb. 

O melhor tamanho, atualmente, na minha opinião, é 240 Gb.

Quando você começar a instalar programas, jogos, etc. , vai sentir que o de 120 Gb está ficando "pequeno" muito rápido.

Se vai usar o recurso da hibernação, para iniciar o PC em segundos, piorou.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC obrigado mesmo meu camarada pela luz!

O mal é que os de 240GB estão tudo +300 pilas, tá brabo!

Eu queria um EVO da Samsung o mais recomendado e que sugiro a galera..

Mas tá f... de $$$!

Valeu, tamo junto!

• Curtir 1
Postado
agora, edubrgas disse:

@Wal SJC obrigado mesmo meu camarada pela luz!

O mal é que os de 240GB estão tudo +300 pilas, tá brabo!

Eu queria um EVO da Samsung o mais recomendado e que sugiro a galera..

Mas tá f... de $$$!

Valeu, tamo junto!

Valeu, camarada! 

Grande abraço!

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, edubrgas disse:

Show meu camarada @Spectrum..!! a dúvida era se ao fazer do zero eu "perderia" a ativação...

Já que é OEM e foi a primeira fez que adquiri ou melhor, ganhei um assim!

......

Meu sonho é ligar o PC em menos de 5 segundos, kkkkk, como vi na casa de um vizinho que utiliza o SSD só para o SO!

Valeu gente!

Perfeito amigo, pode mandar bala, se achar, com o tempo , e acho que vai demorar um pouquinho poderá comprar outro de maior capacidade.

Boa sorte e estamos aqui ajudar no que der.

Abraços.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Spectrum..!! disse:

Perfeito amigo, pode mandar bala, se achar, com o tempo , e acho que vai demorar um pouquinho poderá comprar outro de maior capacidade.

Boa sorte e estamos aqui ajudar no que der.

Abraços.

Valeu meu camarada, tamo junto!

• Curtir 1
Postado

@Spectrum..!! @Wal SJC desculpem alugar de novo camaradas não sei se é necessário mas preciso colocar em raid mesmo se estiver somente com o SSD ligado à mobo para instalar o Windows 8?

Tipo com o SSD e HDD conectados à mobo ao mesmo tempo o SO vai estar instalado corretamente no SSD estando que nem da foto?

Ou eu tenho que instalar o SO no HDD com raid ativado na BIOS e depois usar ISRT para o SO ir ao SSD?

14662783860512082873112.jpg

Postado

Deixe toda a configuração da mobo exatamente como estava antes com o HD.

Retire o HD, troque-o pelo SSD e faça a instalação limpa do Windows, do jeito que você pretende.

Após o Windows estar instalado no SSD, você volta o HD em outra porta sata diferente e não precisa mudar mais nada, basta que a bios reconheça o HD ligado na nova porta, o resto é feito automaticamente, inclusive pelo Windows (driver, letra de unidade, etc.).

Bom trabalho!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Wal SJC disse:

Deixe toda a configuração da mobo exatamente como estava antes com o HD.

Retire o HD, troque-o pelo SSD e faça a instalação limpa do Windows, do jeito que você pretende.

Após o Windows estar instalado no SSD, você volta o HD em outra porta sata diferente e não precisa mudar mais nada, basta que a bios reconheça o HD ligado na nova porta, o resto é feito automaticamente, inclusive pelo Windows (driver, letra de unidade, etc.).

Bom trabalho!

Eu tinha pensado em fazer isso!

Fiz agora como você recomendou e tá tudo uma maravilha!

Só me faltou mais grana para um SSD maior...

Vou deixar esse Sandisk que comprei para o SO somente..

Com o tempo e mais $$$ eu mudo o HD para um SSD maior e me arraso de vez com um EVO 500 ou Corsair de 960!

Valeu @Wal SJC show!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, edubrgas disse:

Eu tinha pensado em fazer isso!

Fiz agora como você recomendou e tá tudo uma maravilha!

Só me faltou mais grana para um SSD maior...

Vou deixar esse Sandisk que comprei para o SO somente..

Com o tempo e mais $$$ eu mudo o HD para um SSD maior e me arraso de vez com um EVO 500 ou Corsair de 960!

Valeu @Wal SJC show!

Disponha amigo!

Quando precisar, estamos por aqui!

Abraço!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...