Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios da ecs h61h2-m3 na placa-mãe positivo pos-eih61ce/cq


Posts recomendados

Olá pessoal, pretendo discutir com vocês a troca da ROM personalizada da Positivo pela do fabricante, no caso, a ECS. Neste pequeno tutorial vou fornecer algumas informações sobre como fazer um backup da BIOS original e como gravar a BIOS da ECS e versões de ambas.

 

Bem, a placa da Positivo que tive contato tinha BIOS com data de 14 de Maio de 2013. Olhando para a cor da placa logo vi que se referia de uma ECS. Então, entrei no site deles e fui procurando na seção de placas socket 1155 e Chipset H61. Fui olhando manualmente uma por uma e comparando o desenho/layout pelas fotos, até que achei na H61H2-M3. Como esta tem duas versões de hardware, resolvi compará-las no site mesmo usando o comparador da ECS para ver quais eram as diferenças. A única que encontrei foi que o chip EEPROM da versão 1 é de 32Mb, ou seja, o arquivo da BIOS pode ter no máximo 4MB e a versão 2 tem uma EEPROM de 64Mb, ou seja, a BIOS poderá ter um tamanho máximo de 8MB.

 

Então liguei o computador da Positivo e usei um programa que fornece todas as informações do hardware, no caso, o SIW. Não sei se ainda há este programa para baixar e rodá-lo no Windows, mas usei-o pelo Live CD do Hirens v15.2. Lá ele mostrou que o arquivo da BIOS era de 6144KB, ou seja, 6MB. Então a placa só poderia ser versão 2. Feito isso, reiniciei e acessei o SETUP da BIOS para conferir a versão do "Sub-sistema ME", que no caso era v8.1.0.1248. Entrei novamente no site da ECS e baixei somente a BIOS, pois neste caso não seria necessário gravar um novo firmware para o "Sub-sistema ME" que a ECS chama de CPU EVO II (só seria se estivesse com a versão inferior a 8.1.x.x, conforme explicações do site da ECS).

 

A BIOS baixada é da versão de 21 de Junho de 2013, a última até a data de hoje. Dentro do arquivo compactado há três pastas e um arquivo: afuwin32, afuwin64, afudos e 3062114M.CAP. Como queria atualizar pelo DOS por ser mais seguro neste caso, movi o arquivo 3062114M.CAP para dentro da pasta afudos. Copiei então esta pasta para um pendrive formatado em FAT e iniciei o computador pelo live CD do Hirens. Entrei nos menus referentes ao DOS. Quando o prompt ficou montado, digitei C: para mudar para a unidade do pendrive. Estando nela digitei cd afudos, depois digitei o comando dir que me listou os seguintes arquivos: afudosp.exe e 3062114M.CAP. Primeiro de tudo fiz o backup da ROM original da Positivo, da seguinte forma:

 

       afudosp /opositivo.rom

 

*** este programa leitor/gravador "afudosp" já reconhece as ROM's do tipo AMI APTIO, portanto a posição dos parâmetros mudou em relação às versões antigas. Neste cenário o gravador só aceitou o parâmetro /o (que manda ler e salvar uma cópia da ROM) antes de eu definir o nome para o arquivo backup, no caso, "positivo.rom". As versões antigas só aceitam o parâmetro depois do nome da ROM.

 

Depois que ele gerou o arquivo de backup com 6144KB, então iniciei a gravação da ROM da ECS, da seguinte forma:

 

       afudosp /x3062114M.CAP

 

*** o parâmetro "/x" manda o gravador ignorar a comparação entre as ID's da ROM, no sistema e a que estou querendo gravar. É claro que as ID's eram diferentes!

 

Depois de terminar a gravação ele desligou o computador e reiniciou uma primeira vez sem mostrar imagem, mas logo reiniciou novamente e mostrou então o logo da ECS na tela, onde pude entrar no SETUP e fazer a minha configuração.

 

 

*** se vocês procurarem pela Internet sobre este modelo de placa POS-EIH61CE ou POS-EIH61CQ, encontrarão as pessoas dizendo que se trata na verdade de uma ECS H61H2-M2, mas não são! É só olhar para o desenho da placa e ver que a final M2 e a final M3 são diferentes e as especificações de ambas mudam. Há um relato de uma pessoa que usou a ROM da H61H2-M2 numa POS-EIH61CE e ficou sem a porta HDMI, pois esta BIOS da final M2 provavelmente não tem suporte a HDMI.

 

*** eu tenho em casa uma Positivo que é na verdade uma H61H2-M2, não lembro o código/modelo, mas que gravei a BIOS sem fazer backup antes, sem conferir a versão do "Sub-sistema ME" e também não conferi se o chip era de 4MB ou 8MB (se era versão 1 ou 2) e depois de gravar, ela não mostrou mais imagem e ficou ligando/desligando. Para minha sorte eu tenho programador de EEPROM, então foi só desoldar o chip da placa-mãe e fazer a gravação do arquivo da Positivo novamente. Farei um post sobre esta minha experiência com este caso.

 

Abraço a todos e comentem!!!

 

*** em anexo está a pasta comactada com os arquivos necessários para gravação, inclusive um backup da Positivo!

pos-eih61ce,_poseih61cq.zip

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Cara tive o mesmo problema na internet datam essa h61h2-m2 como a minha porém nao é, a minha tem 8 usb tem hdmi e vga tbem, e tem 2 pci ,um mini pci-e e mu pci express, tambem matei ela usando essa bios da h61h2 porém mesmo com a gravadora genius g540 nao to conseguindo jogar o arquivo no chip

 tem alguma ideia do que possa ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!