Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Extensão paginas web


Posts recomendados

Bom dia

 

Estou com dúvida de como colocar a extensão das paginas que crio.

Exemplo: criei uma pagina index e contato, tenho que colocar index.php e contato.php caso elas tenham php nelas?

e caso não tenha coloco como .html? 

 

Tem algum link com instruções de boas práticas de desenvolvimento WEB? como colocar extensões das paginas, onde colocar os arquivos .css, as imagens, .js, etc...

Nomes para as paginas, (ex: 404, contato, index).

 

Estou fazendo um curso, mas esse tipo de coisa na prática, o curso não aborda, por isso a dúvida.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Eu indicaria você estudar padrões e framworks MVC (model, view, controller) que separam bem a sua aplicação, como sugere os nomes desse padrão, o model é parte que faz a ponte entre o seu banco de dados e a sua aplicação, a view seria onde ficaria o código da sua tela (todas com extensão PHP), e o controller é onde fica a sua lógica PHP.
Alguns exemplos de framworks MVC são o codeigniterlaravel ou phalcon.

 

Mas respondendo a sua pergunta, sim, onde há código PHP tem que ter a extensão *.php, já onde não há não vejo o porque colocar (a não ser que você queira seguir um padrão e colocar em todas). Já o seu código JavaScript, CSS e outros, eu criaria uma pasta chamada Assets e colocaria lá.

Mas novamente, recomendo usar algum framework, que deixe seu código mais limpo, e mais fácil de usar e de dar manutenção.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @mrjhony007 , ajudou bastante. Vou procurar saber mais sobre Frameworks MVC.

 

Estou começando a aprender PHP agora com o Gustavo Guanabara do Curso em Video, recomenda eu já ir direto pro Framework ou primeiro aprendo PHP puro e depois vou pro Framework?

 

Sobre a pasta Assets, seria desse jeito ? ->> |Assets -| css

                                                                                    -| js

                                                                                    -| Imagens

                                                                        |index.php

                                                                        |contato.php

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel da Gama Fiel Sobre a pasta assets é dessa maneira sim.

 

Sobre aprender PHP puro ou ir pro framework, vai de você e a sua vontade, não vejo um real problema em aprender logo de cara um framework, o único "problema" é que framework facilita bastante coisa, por exemplo, abrir conexão com banco, trazer os dados, fechar a conexão e por fim tratar os dados, com framework você simplesmente utilizaria uma função da classe referente a alguma tabela do banco e os dados já estariam numa variável.

Se fosse eu (e realmente aconteceu comigo) aprenderia um CRUD (create, read, update, delete) básico antes, e depois disso já partiria pra um framework.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charlie Fox Sim, é mexer com os dados do banco de dados, mas seria sem usar algum SGBD (MySql workbench, PhpMyAdmin, PgAdmin etc).
Por exemplo, você vai fazer uma tela que vai mostrar todos os dados do banco, podendo adicionar novos, editar ou excluir os dados, mas tudo em php.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Charlie Fox Olá, seja bem vindo em nosso fórum do Clube do Hardware.

Como você é iniciante ainda, não recomendo ir direto para MVC. pois é um padrão relativamente "estranho" para iniciantes.. e requer que a pessoa já saiba pelo menos o básico e intermediário.

 

Sua pergunta inicial é bem iniciante! Então vamos lá. Na programação web, sempre usa-se a extensão .html como padrão.

Use o .php somente quando for usar um php. Mesmo estando com a extensão .php, ele é capaz de interpretar as tags do html!

 

A localização dos arquivos é algo muito pessoal, varia de programador para programador.. não existe boas práticas nisso, mas sim a organização metódica. Eu por exemplo, tenho mania de criar uma pasta "js" para todos os javascripts, pasta "css" para todos os css... e por aí vai.

 

O crud mencionado pelo colega, nada mais é do que as ações de editar, atualizar, inserir e apagar. 

Por hora, eu recomendo fortemente que se familiarize com a linguagem... seja php ou html(linguagem de marcação) e depois aí sim partir para um modelo mais avançado como o MVC. 

 

POsso recomendar você a dar uma olhada em frameworks fáceis de entender que manipulam o html e css... como o bootstrap,. é um bom começo para você!

 

Depois quando tiver mais afiado, recomendo você entrar no assunto mvc(model view controller), como por exemplo o code inigter, cakephp.. dentre outros.

 

Boa sorte nos seus estudos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...