Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 570 - Pc travando, vídeo com chuviscos e riscos.


Posts recomendados

Tenho meu PC já a uns 2-3 anos, mas nas últimas semanas começou a apresentar travamento. O problema se agravou bastante nos últimos dias, e começaram a aparecer também riscos, chuviscos na tela seguidos por travamento. Está claro que eu estou com um problema sério aqui, mas como posso saber se o problema está na placa-mãe ou na placa de vídeo?

 

Eu tenho uma GeForce GTX 570 instalada em uma placa-mãe Gigabyte. Como eu tenho uma fonte Corsair TX750 e um gabinete com trocentas ventoinhas instaladas, estou assumindo que o problema não é energia ou aquecimento (o micro não esquenta em nenhum momento do dia). Eu tentei algumas soluções para tentar sanar o problema:

 

- Retirei a placa de vídeo, limpei os contatos da placa com uma borracha, limpei o slot da MB e reinstalei a placa de vídeo.

- testeis os HDs que tenho instalados no PC, passando o program seatools (não encontrou nenhum defeito)

- Fiz uma limpeza geral no computador, tirando o excesso de pó acumulado nas ventoinhas e no processador. Eu até mesmo abri a placa de vídeo para tirar o excesso de pó.

- troquei a placa de vídeo de slot na MB

- troquei o cabo de vídeo

- atualizei para o driver da Nvidia mais atual. Também testei com um driver Nvidia de cinco meses atrás.

 

Contudo, existe uma coisa estranha: A minha placa-mãe Gigabyte não tem vídeo onboard, mas o PC funciona sem travar se eu mando desativar a placa de vídeo no gerenciamento do computador. Neste caso, quando eu desativo a placa de vídeo e mando reiniciar o Windows, o Windows reinicia com uma configuração de vídeo baixa, que lógico não dá pra trabalhar assim. Só que desta forma o PC não trava (embora por algumas vezes ainda apresente alguns riscos/chuviscos neste modo). Mas basta eu reativar a placa de vídeo ou instalar um driver Nvidia para o PC apresentar travamento.

 

Minha config é essa:

MB Gigabyte GA-Z68X-UD3P-B3 / Intel Core i7 2600 3,4GHz / 8GB

Vídeo GeForce GTX 570 / Fonte Corsair TX750 / Windows 10 Pro 64-bit

HD1: HDD Seagate 320GB

HD2: HDD Seagate 450 GB

HD3: RAID 0 com 4 HDDs de 1,3 TB cada

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente nao, acho que essa instalação tem cerca de uns cinco meses, talvez até mais. Uma pergunta: existe a possibilidade de isso não ser problemas de hardware, mas sim de software? Tem chances de ser vírus?

 

adicionado 3 minutos depois

Sobre instalar novos drivers, eu ja testei e não deu certo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu camarada te afirmo com 100% que é placa de video pelos sintomas que você descreveu.

O defeito disso se chama artefatos placa de video, o que acontece que com o tempo de uso sua GPU foi tipo ressecando as soldas da BGA que sâo umas esferas e alguma delas pode estar mau soldada ou rachada devido as altas temperaturas geradas pela placa ocasionando isso.

Em tempo você pode retirar o cooler limpar a BGA com alcool isopropírico e com uma estação de arquente tentar fazer um reflow na sua bga que volta a funcionar. Olhar youtube reflow placa de video.

Todos que temos computadores para gamers sofremos com isso por isso aconselho sempre usar afterburner se não for pra overclock usar para aumentar a rotacao do fan placa video quando estiver jogando.

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu dei uma pesquisada nessa solução que você deu, mas acho que não vale a pena. Pelo que eu li é apenas temporário até a placa apresentar problemas de novo.

 

Pelo jeito não existe um lugar onde eu posso levar para consertar o problema definitivo, certo?

adicionado 21 minutos depois

Eu estava fazendo uma pesquisa de novas placas de vídeo, e porque essas placas GTX 970 dos links abaixo estão com um preço mais baixo do que os demais? Elas são inferiores as demais gtx 970? A fabricante não é boa/confiável?

 

GTX 970 da EVGA:

1.170 - http://www.megamamute.com.br/placa-de-video-evga-nvidia-geforce-gtx-970-4gb-gddr5-pci-express-3-0-04g-p4-1970-kt/p?utm_source=buscape&utm_medium=vtex_integration&utm_campaign=bp+

1.250 - http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=71641&origem=1&utm_source=BUSCAPE&utm_medium=COMPARADOR&utm_term=PLACA DE VIDEO VGA EVGA GEFORCE GTX 970 4GB SC DDR5 256 BITS PCI E 3 0 04G P4 1972 KT&utm_content=NVIDIA&utm_campaign=PLACA DE VIDEO VGA EVGA GEFORCE GTX 970 4GB SC DDR5 256 BITS PCI E 3 0 04G P4 1972 KT

 

GTX 970 da Galaxy

1.200 - http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=62316&origem=1&utm_source=BUSCAPE&utm_medium=COMPARADOR&utm_term=PLACA DE VIDEO VGA Galaxy GEFORCE GTX 970 GAMER OC 4GB DDR5 256 BIT PCI EXPRESS 3 0 97NPH6DT8RVZ&utm_content=NVIDIA&utm_campaign=PLACA DE VIDEO VGA Galaxy GEFORCE GTX 970 GAMER OC 4GB DDR5 256 BIT PCI EXPRESS 3 0 97NPH6DT8RVZ

 

GTX 970 da Gigabyte

1.250 - http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=64906&origem=1&utm_source=BUSCAPE&utm_medium=COMPARADOR&utm_term=PLACA DE VIDEO VGA GIGABYTE GEFORCE GTX 970 MINI ITX 4GB DDR5 256 BITS PCI EXPRESS 3 0 BLACK BOX OEM GV N970IX 4GD&utm_content=NVIDIA&utm_campaign=PLACA DE VIDEO VGA GIGABYTE GEFORCE GTX 970 MINI ITX 4GB DDR5 256 BITS PCI EXPRESS 3 0 BLACK BOX OEM GV N970IX 4GD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso essa solução seria ideal pois a placa de vídeo ainda funciona.

Não daria certo se a sua placa não tivesse dando vídeo por exemplo.

Eu já fiz esse procedimento 7 vezes e todas foram resolvidas e nenhuma placa voltou apresentar defeito.

Reflow é com soprador térmico que é mais simples não precisa usar uma estação de BGA.

Mais quanto as placas abaixo só não gosto da galáxy e lembro a você que lançaram as gtx 10xx e o preço das gtx 970 e 980 despencaram então é isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, acho que vou testar então. Já que a placa está condenada mesmo, não é? Bom, já eu você realizou tantas vezes esse procedimento, não gostaria de me dar mais detalhes sobre como realizar o processo? Outra coisa, eu vou ter que retirar a ventoinha de cima do processador, e depois aplicar a pasta térmica novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, passei esse último dia pesquisando bastante sobre os processos reflow/rebaling. Eu descobrir algumas empresas que fazem o rebaling do BGA por U$ 150,00. Acho que vale a pena pelo preço da placa, e estou pensando em ariscar.

 

Em relação ao reflow no forno, eu até ia fazer, mas acho que acabei mesmo desistindo. Esse negócio de colocar o circuito todo da placa no forno pra esquentar não está me cheirando bem. Eu acho que se eu fosse fazer reflow, eu ia tentar um outro método tipo usar um isqueiro ou quem sabe talvez até um secador de cabelo potente (eu já fiz isso no PS3 antes e deu certo :)).

 

Mas agora que tenho a opção de fazer o rebaling por R$ 150,00, estou pensando em usar esse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!