Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em notebook - troca de processador


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Já peço desculpas se eu der alguma má nota, sou novo por aqui. Qualquer coisa, podem falar.

 

Bom, tenho um notebook HP Pavilion g4 1115br, com as seguintes configurações:

 

Processador: AMD A4-Series A4-3300M

Placa Vídeo Integrada: Radeon HD 6480G

Memória RAM: DDR3 1333 Mhz 3 GB

Chipset: AMD K12 IMC

BIOS: Insyde EFI (Versão F6.A)

placa-mãe: Hewlett-Packard HP Pavilion g4 Notebook PC

 

Sou web designer e estou querendo dar uma melhorada nele, mas estou com dúvida se ele aguentaria a seguinte configuração:

 

Processador: AMD A10-4600M 

Placa Vídeo Integrada: Radeon HD 7660G

Memória RAM: DDR3 1333 Mhz 8 GB

 

Ambos os processadores são socket FS1, mas o A10 trabalha com uma frequência bem maior, não sei se é compatível e orefrigeração aguentaria. Mas qualquer coisa é só eu usar um exaustor/cooler externo.

 

Outra dúvida que tenho é se a RAM seria compatível, pois no site CPU-World, diz que o A10 é compatível com DDR3U 1333Mhz. A Ultra Low e a "comum" seriam a mesma coisa, mesma compatibilidade? O meu chipset só suporta DDR3 1333Mhz, segundo o programa AIDA64. E eu teria que por 2 x 4GB ou posso por 1 x 8GB?

 

Se este processador não é compatível, qual seria?

 

Sei que o melhor seria montar um desktop, mas no momento não tenho grana pra esse investimento. O upgrade no note ficaria em torno de R$600,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, 

 Existe algo na tua placa-mãe que é chamado de south bridge e north bridge e esses caras é que vão acabar com a vazão de cálculos e até os pontos flutuantes que um processador proporcionaria ao teu laptop. Caso você resolva fazer a substituição desse processador, o máximo que vai conseguir é uma melhoria de 10% no âmbito geral da máquina e não para a aplicação específica que você quer rodar, veja bem!!! 
Um corei5 é um processador de 4 núcleos com um deles deles desativado, é 3 núcleos na verdade. É o mesmo silício de um i7 só que foi reprovado no teste de carga. É um excelente processador mas vai precisar de uma placa-mãe que o acompanhe para dar o melhor de si. 

Outra coisa a se considerar. GERALMENTE, um processador consome muito no momento de boot e de uma ou outro start de aplicação e na maior parte do dia ele oscila entre 0 e 15 % de uso, ou seja, fica parado sem calcular nada. O maior vilão de todas as performances são sempre os da memória, HD, placa-mãe, aquecimento e principalmente um sistema operacional mal configurado e cheio de programas inicializando sem necessidade. 

Você ainda pode ter sérios problemas de compatibilidade e principalmente de aquecimento pois o sistema não foi projetado para ventilar e dissipar um processador com mais carga. Mesmo que encaixe, não significa que pode ser feito. È um projeto de engenharia lascado para montar um laptop. E ainda assim ainda dá problemas. Estamos fazendo recall de uma linha de Latitudes com defeito de pintura. Isso se dá por que o plástico esquenta demais e a pintura solta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_Hatake,

 

Obrigado pelo esclarecimento. Então mesmo fazendo esta alteração não terei um aumento significativo no desempenho, mesmo que eu consiga resfriar o laptop usando pasta a base de prata, cooler e exaustor externo, devido a minha south bridge e north bridge?

 

Se eu usar um cooler externo no meu processador atual terei um aumento no desempenho? (segue imagem da temperatura atual)

 

Temperatura.PNG

 

No processamento gráfico o A10 tem como Base frequency (MHz): 496 e Maximum frequency (MHz): 685. Já o meu atual, A4, tem Base frequency (MHz): 444. Isto também não seria algo significativo, não é?

 

Para trabalho com software gráficos, a troca do HD seria algo significativo? Ou apenas a RAM teria um desemprenho satisfatório para meu uso? Meu HD é um TOSHIBA MK5061GSYN SATA Disk Device 500 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Fabrício Batista Rocha disse:

@Marcelo_Hatake,

 

Obrigado pelo esclarecimento. Então mesmo fazendo esta alteração não terei um aumento significativo no desempenho, mesmo que eu consiga resfriar o laptop usando pasta a base de prata, cooler e exaustor externo, devido a minha south bridge e north bridge?

 

Se eu usar um cooler externo no meu processador atual terei um aumento no desempenho? (segue imagem da temperatura atual)

 

Temperatura.PNG

 

No processamento gráfico o A10 tem como Base frequency (MHz): 496 e Maximum frequency (MHz): 685. Já o meu atual, A4, tem Base frequency (MHz): 444. Isto também não seria algo significativo, não é?

 

Para trabalho com software gráficos, a troca do HD seria algo significativo? Ou apenas a RAM teria um desemprenho satisfatório para meu uso? Meu HD é um TOSHIBA MK5061GSYN SATA Disk Device 500 GB.

voce poderá usar um cooler , pois a cpu em uma temperatura baixa  tem um otimo desempenho, você poderá usar um ssd no lugar do hd pois e bem mais rápido e poderar tambem usar mais memoria , 2 pentes de 4Gigas DDR3 que o maximo que ele suporta. E uma atualizacao de Drives mais recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, já que o TDP do seu A4 é igual ao de um A8 3500M então você pode fazer o upgrade sem problemas, no mais o ganho nem seria tãao grande assim na parte de processamento bruto, agora em termos de gráfico integrado a diferença seria maior. Caso faça a troca então experimente adicionar dois pentes de 4Gb 1333mhz (pois dessa forma a sua placa integrada deixa de trabalhar com 64-bits e passa para 128-bits - ou seja, a performance da GPU dobra). Acredito que também tem como trocar a placa de vídeo dedicada por uma um pouco mais potente ... mas aí depende do quanto você está disposto a gastar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!