Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz algumas modificações no projeto.

Percebi que 24V de saída era um pouco desnecessário, então baixei a saída máxima para 18V.

Eu queria uma corrente máxima de 3A, mas acredito que se eu conseguir uma corrente máxima de 2,5A sem que a tensão diminua já é o suficiente para minhas aplicações.

Como o faller sugeriu, coloquei um resistor de base de 1ohm e um de emissor de 0.43ohm (nas simulações).

Com relação ao lm317, coloquei uma resistência de 220ohm e um potenciômetro de 3k (um de 2k e um de 1k para um ajuste menor).

Resultado: tensão mínima de 1,25 com o potenciômetro em 0 e 18,5V com o potenciômetro em 3k.

Problemas: ao aumentar a corrente da carga, eu só consegui que a tensão de 18,5V ficasse estável para uma corrente de 0 a 2A (baixou de 0,1V). Como posso fazer com que a tensão de saída máxima continue estável para correntes maiores (2,5A pelo menos)? Já estou utilizando um capacitor de 10000uF. Segue abaixo o esquema da simulação.

Obs: o trafo do esquemático é de 9V+9V por 3A

imagem.png

• Membro VIP
Postado

Uma possibilidade:  Geralmente um transformador 9+9 x 3A é dimensionado para oferecer uma potência de 9 x 3 = 27Watts e você está exigindo dele 18 x 3 = 54 Watts. Ele pode estar arriando or causa disso..  Se estás no mundo da simulação experimente colocar um trafo de 9+9V x 6A. Se resolver seu problema ao tentar tirar os 3 Amperes seré certo que se trata disso mesmo. Caso contrário se trata de problema de tensão baixa demais no trafo para a corrente exigida na citada tensão..

Postado
Em 03/09/2016 às 01:08, faller disse:

Uma possibilidade:  Geralmente um transformador 9+9 x 3A é dimensionado para oferecer uma potência de 9 x 3 = 27Watts e você está exigindo dele 18 x 3 = 54 Watts. Ele pode estar arriando or causa disso..  Se estás no mundo da simulação experimente colocar um trafo de 9+9V x 6A. Se resolver seu problema ao tentar tirar os 3 Amperes seré certo que se trata disso mesmo. Caso contrário se trata de problema de tensão baixa demais no trafo para a corrente exigida na citada tensão..

No proteus não da pra mudar a configuração de corrente do trafo, pelo menos não que eu saiba. Vou tentar o mesmo esquema mas com um trafo sem terminal central ou pra um com tensão de secundário maior.

Com relação à fonte de corrente de 3,5mA na saída, não seria interessante usar mosfet?

Postado

Finalizei as simulações e vou testar na bancada. No geral as alterações foram as seguintes:

- A tensão máxima passou a ser de 17V, que já é mais que suficiente.

- A corrente máxima de saída é de 2,5A.

Variação da saída máxima: 17V de 0 a 2,4A. De 2,4A a 2,5A a queda de tensão foi de 17V para 16,8V. Não consegui ajustar a fonte para que essa variação fosse menor. Tentei um trafo de 24V e não houve mudanças.

- Coloquei uma saída 5v com lm7805 fixa para alimentar um fan 5Vx120mA que vai auxiliar na dissipação do transistor e do regulador.

- Coloquei um potenciômetro de 3K. Poderia ter colocado um maior para ter uma tensão de saída maior, mas essa tensão ficaria muito ruim para correntes acima de 2A.

- Resistores do transistor pnp: os valores de 1 e 1,5R serviram para possibilitar uma corrente de saída de 2,5A com tensão estável e para limitar a corrente de saída máxima a aproximadamente 3A, que é a corrente máxima que o trafo suporta.

Alguém tem alguma sugestão para melhorar a estabilidade da saída e para aumentar a proteção contra cargas que exijam uma corrente muito elevada? Esqueci de mencionar, mas vou colocar um fusível do lado do primário do trafo e outro no emissor do transistor pnp.

Fonte Linear.png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!