Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MajesticBR

Falso clock, processador não trabalha corretamente.

Recommended Posts

Ola, recentemente meu pc estava com baixo desempenho, perca de FPS, travando em navegadores, loads demorados, então descobri que o processador mesmo estando setado a "padrão" estava trabalhando a 0,1 ghz a menos que o normal:

processador : AMD fx 6100 3,4ghz

estava operando a 3,3 era o que dizia no cpuZ, mas essa mini variação foi responsavel por cortar meu FPS em jogos que puxao processador pela metade, resolvi então alterar manualmente o clock, deixando a 3,8.

placa-mãe: asus m5a78l/usb3 de 140w

apliquei o clock e liguei o pc que realmente surtiu efeito. o problema é que ao desliga-lo e ligar novamente, mesmo com o clock "alterado", ele fica com baixo desempenho, como se voltasse pros 3,3ghz, mesmo que no cpuZ mostre que esteja a 3,8ghz, mesmo que na BIOS, esteja a 3,8ghz, o clock real não é este, ocasionando na mesma queda de desempenho de antes. a solução temporária é toda vez ao iniciar, entro na BIOS e saio dando f10 para salvar, e o clock volta a fluir de acordo com a alteração. porém ao desligar o pc e ligar novamente, o clock real cai não mantendo as configs da BIOS.

placa-mãe com defeito ?

outras configurações úteis :

-fonte corsair vx550w

-memória 2 x 4gb corsair vegeance 1600mhz

-placa de video gtx 560 1GB ecs

todo o resto da maquina esta no padrão, sem overclock, com drivers de video e da bios atualizados para o ultimo disponível.

não sei dizer quando começou a acontecer o problema.

obs: uso um dissipador eficaz no processador que o deixa a 50/55 graus em jogos pesados com overclock, eliminando super aquecimento.

obs2: sou muito leigo no assunto, se puder simplificar sua resposta ficarei grato.   

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MajesticBR Acho que esse negócio de clock falso não existe não, e 0.1GHZ não causa tanta diferença assim. Você não tem nenhum programa no rodando em background que está usando muita CPU?

Compartilhar este post

Link para o post

não, normalmente fica em 26% de uso com programa abertos e tudo mais, e no maximo 70% em jogos que puxão processador.

sim eu sei que 0,1 ghz não deveria ocasionar diferença, mas é o que eu estou dizendo, por isso eu acho que o GHz mostrados nos programas de medição e windows são falsos, a cada vez que reinicio o pc sem passar pela bios, ele cai nesse tipo de frequencia que não é a padrão do processador e nem a qual esta configurada para estar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais