Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MajesticBR

Falso clock, processador não trabalha corretamente.

Recommended Posts

Ola, recentemente meu pc estava com baixo desempenho, perca de FPS, travando em navegadores, loads demorados, então descobri que o processador mesmo estando setado a "padrão" estava trabalhando a 0,1 ghz a menos que o normal:

 

processador : AMD fx 6100 3,4ghz

 

estava operando a 3,3 era o que dizia no cpuZ, mas essa mini variação foi responsavel por cortar meu FPS em jogos que puxao processador pela metade, resolvi então alterar manualmente o clock, deixando a 3,8.

 

placa-mãe: asus m5a78l/usb3 de 140w

 

apliquei o clock e liguei o pc que realmente surtiu efeito. o problema é que ao desliga-lo e ligar novamente, mesmo com o clock "alterado", ele fica com baixo desempenho, como se voltasse pros 3,3ghz, mesmo que no cpuZ mostre que esteja a 3,8ghz, mesmo que na BIOS, esteja a 3,8ghz, o clock real não é este, ocasionando na mesma queda de desempenho de antes. a solução temporária é toda vez ao iniciar, entro na BIOS e saio dando f10 para salvar, e o clock volta a fluir de acordo com a alteração. porém ao desligar o pc e ligar novamente, o clock real cai não mantendo as configs da BIOS.

 

placa-mãe com defeito ?

 

outras configurações úteis :

-fonte corsair vx550w

-memória 2 x 4gb corsair vegeance 1600mhz

-placa de video gtx 560 1GB ecs

 

todo o resto da maquina esta no padrão, sem overclock, com drivers de video e da bios atualizados para o ultimo disponível.

 

não sei dizer quando começou a acontecer o problema.

 

obs: uso um dissipador eficaz no processador que o deixa a 50/55 graus em jogos pesados com overclock, eliminando super aquecimento.

obs2: sou muito leigo no assunto, se puder simplificar sua resposta ficarei grato.   

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MajesticBR Acho que esse negócio de clock falso não existe não, e 0.1GHZ não causa tanta diferença assim. Você não tem nenhum programa no rodando em background que está usando muita CPU?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não, normalmente fica em 26% de uso com programa abertos e tudo mais, e no maximo 70% em jogos que puxão processador.

 

sim eu sei que 0,1 ghz não deveria ocasionar diferença, mas é o que eu estou dizendo, por isso eu acho que o GHz mostrados nos programas de medição e windows são falsos, a cada vez que reinicio o pc sem passar pela bios, ele cai nesse tipo de frequencia que não é a padrão do processador e nem a qual esta configurada para estar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×