Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Do-while não executando como esperado


Mayk.hsm

Posts recomendados

Olá, estou começando a estudar lógica de programação e surgiu uma dúvida que não consegui identificar, poderiam me ajudar? Obs: Estou usando o CodeBlocks

O codigo em si é para calcular o desconto  sobre um automóvel de acordo com o ano do veículo, e somar o valor de todos os veículos comprados, assim como mostrar a quantidade que foi comprada.

O codigo está funcionando corretamente. O problema é no laço de repetição que eu criei, ao executar as operações o comando do-while faz uma verificação no final perguntando se deseja comprar mais carros, ao digitar 's' ele volta no começo para ler uma entrada de tipo Int (digitar o ano), mas quando é digitado um tipo char ele ignora as outras leituras, executa o laço de repetição mais uma vez e fecha.( isso altera os valores dos contadores e acumuladores, o que eu faço?)

 

No visualg da erro quando é digitado um valor caracter onde é para ser uma entrada do tipo numérica, o que acontece na linguagem C ??

 

Obrigado.

#include <stdio.h>

void main(){

    float PRECO,DESCONTO,TOTAL,ACUMULADOR;
    int ANO,CONTADOR1,CONTADOR2;
    char decisão;
    CONTADOR1=CONTADOR2=ACUMULADOR=0;


    do{
        printf("Digite o ano do automovel\n");
        scanf("%d",&ANO);
        printf("Digite o valor do automovel\n");
        scanf("%f",&PRECO);
        CONTADOR1++;
        if (ANO <= 2000){
            CONTADOR2++;
            TOTAL = PRECO-PRECO*0.12;
        }
            else
                TOTAL = PRECO-PRECO*0.07;

        printf("\nO valor do carro e: %.2f\n",TOTAL);
        ACUMULADOR+=TOTAL;
        printf("O valor total e: %.2f\n",ACUMULADOR);
        printf("Total de carros: %d\n",CONTADOR1);
        printf("carros ate ano 2000: %d\n",CONTADOR2);
        printf("Deseja continuar com a operacao?\n");
        scanf(" %c",&decisão);

    }while(decisão == 's');

}

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites