Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Renan Schuh

Gabinete com óleo mineral

Recommended Posts

Fala Galera, não encontrei algo no fórum, então abri aqui mesmo.

Bom, acho que todos nós sabemos, que se pegarmos um aquário e fixarmos de alguma maneira as peças do computador la dentro podemos encher o aquário de óleo mineral ( que não conduz energia) e ainda por cima dermos um overclock na maquina sem que ela esquente muito (fiz um teste e chegou aos 88ºC).

Bom, alguns mais velhos outros nem tanto devem conhecer isso não é nada inovador porém todos sabemos que o valor se torna um pouco elevado....

Minha duvida é, alguém já usou outro óleo? algo tipo óleo de cozinha ( vegetal)? pois como é algo que sobra muito em cozinhas do mundo todo, que vira sabão ( la de vez em quando) ou que só vai para o ralo e suja milhões de litros de água no mundo todo....

A ideia surgiu em um trabalho de Ecologia na Faculdade que faço, e gostaria de saber se alguem tem algum case sobre isso, sobre outra forma de óleo ser usado...

Desde já agradeço.  

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, Renan Schuh disse:

e ainda por cima dermos um overclock na maquina sem que ela esquente muito (fiz um teste e chegou aos 88ºC)

E isso não é muito? Pra mim gastar 500 reais de óleo mineral e ainda sujar todas as peças (e ter que limpar com álcool isopropílico mais tarde) não vale a pena.

58 minutos atrás, Renan Schuh disse:

Minha duvida é, alguém já usou outro óleo? algo tipo óleo de cozinha ( vegetal)?

Eu ia fazer assim, mas acabei desistindo pois óleo de cozinha é muito viscoso, há óleos mais finos e que conduzem melhor o calor. (pode ser que óleos mais viscosos conduzem melhor, mas eu não tenho certeza).

Editado por AmarildoJr
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, AmarildoJr disse:

E isso não é muito? Pra mim gastar 500 reais de óleo mineral e ainda sujar todas as peças (e ter que limpar com álcool isopropílico mais tarde) não vale a pena.

Eu ia fazer assim, mas acabei desistindo pois óleo de cozinha é muito viscoso, há óleos mais finos e que conduzem melhor o calor.

Meu processador hoje esta chegando em 80 ºc sem o óleo, isso que ele fica ligado 4 horas no máximo jogando um BF4(sem overclock), meu experimento chegou a 88ºC com 12 horas ligadas e com o overclock... limpar as peças, concordo que é caro, o álcool, mas a ideia não é tirar o pc la de dentro, por exemplo, deixar ele submerso em áreas que possuem maresia é uma vantagem para a própria maquina, pois as peças não iriam oxidar... mas não é isso que quis buscar.;.. 

Você já me tirou uma boa dúvida, ele é sim muito viscoso... estou em projeto com um químico para tentar amenizar esse problema, e ver se tem uma solução em conta... era para buscar cases como o seu a ideia do Tópico 

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Renan Schuh disse:

Meu processador hoje esta chegando em 80 ºc sem o óleo, isso que ele fica ligado 4 horas no máximo jogando um BF4(sem overclock)

Ainda assim está muito alto, até mesmo para o cooler box eu acho. Já que vai investir em óleo, procura por "Thermal paste benchmark" ou "Thermal paste test" e troca a pasta térmica.

Qual seu processador, placa-mãe, e fonte?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@AmarildoJr Meu Processador é um i5 4460, motherborad giga h81m-ds2, fonte cooler master 650.

(essa minha configuração esta desligando direto, tinha que trocar a pasta térmica da placa de vídeo da nvidia 760 também).

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Renan Schuh disse:

(essa minha configuração esta desligando direto, tinha que trocar a pasta térmica da placa de vídeo da nvidia 760 também).

Mas então quantos graus fica sua casa? E quantos graus fica a placa?

Pra mim tem algo de errado ai, processador fritando (nem tanto, mas ainda assim acima do que eu pessoalmente considero bom, especialmente com óleo), VGA superaquecendo.....

Não sei dizer o que é, desculpe.

Compartilhar este post

Link para o post

@AmarildoJr não não o pc não esta mais no óleo.

fiz um teste no laboratório onde trabalho, e foi onde me questionei sobre usar outro óleo, e ja encaixei na matéria da facul haha...

no óleo ele não esquenta alem dos 88 C depois de 12 horas ligado configurado tudo no máximo e dai alcança essa temperatura, tirei o pc de la, limpei ele e voltei a fazer o teste ( sem overclock) e voltou a reiniciar depois de alguns minutos de game, mas meu pc, eu já abri um tópico aqui sobre ele.. e ainda acho que é a fonte com sobrecarga... o mérito do tópico é sobre forma diferentes de submergir uma maquina em diferentes tipos de óleo, que não seja Mineral. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Renan Schuh nao sabia disto nao, fiquei muito curioso, consegue mandar fotos?

Compartilhar este post

Link para o post

Daria para bolar um esquema com o Radiador de um WaterCooler e uma bomba submersa para retirar calor do óleo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais