Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Roger92

Sistemas de segurança - redes wifi

Recommended Posts

Alguém pode me indicar algum sistema de segura para implementar em um servidor linux?

EDIT:

Estou fazendo um projeto de conclusão de curso, e vou falar sobre segurança em redes sem fio.Portanto, quero trabalhar com um servidor linux, um roteador para distribuir a internet.O que vocês recomendariam para implementar no servidor para gerar mais segurança? 

Editado por anjoed
Melhorando o tópico.
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Roger92 disse:

Alguém pode me indicar algum sistema de segura para implementar em um servidor linux?

sistema de segurança -> servidor Linux ?   explique!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo tinha pensado em implementar um servidor radius com freeradius, um servidor vpn com o open vpn, tem mais algum que você pode me indicar?

Compartilhar este post

Link para o post

radius e Vpn trabalham em conjunto..... :D

vamos ver se entendi., estás pensando em implantar um servidor linux., mas tens dúvida do objetivo a ser definido ?

já escolheu a distro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ubuntu-server 16.04.1. SIm eu estou querendo montar um servidor para maior segurança em minha rede.Onde meu cenário é um servidor linux, um roteador e dispositivos.Eu quero prover segurança para esses dispositivos da minha rede sem fio, só os métodos de segurança do roteador é bem fraco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok., mas o servidor não seria a parte principal ?!

Os outros equipamentos., terá Windows ou será uma rede exclusivamente Linux ?

Compartilhar este post

Link para o post

sim.Mas esse projeto é para conclusão de curso ai nao ia me aprofundar tanto assim.Creio que 99%  vão ser windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando a nível de segurança, há 3 fatores que tu precisas pensar:

1) Nível de segurança do Roteador de internet;

2) Nível de segurança do Servidor;

3) Nível de segurança da rede Wifi;

Se bem eu entendi, teu projeto envolve esses três fatores, não é verdade ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

no caso seria apenas 2, servidor e roteador(ou rede wifi,), no caso de roteador aqui seria o de rede wifi(tipo tp-link,cisco, d-link), nao aquele roteador de internet.E gostaria de implementar algum sistema de segurança no servidor linux, tipo o freeradius para autenticação, squid proxy

Editado por Roger92

Compartilhar este post

Link para o post

sim.Para maior segurança dos usuários da rede sem fio queria implementar alguns sistemas de segurança no servidor, porque só os sistemas do roteador é bem vulnerável.Deu para entender?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... ja pensou em usar o PFSENSE?! Utilize também o OpenDNS, assim você consegue fazer o firewall com maior segurança! você pode editar as regras de acesso no PF para que tudo passe pelo seu serv do OpenDNS... Veja se isso atende...

Pelo que entendi é disso q você está precisando, certo?

Editado por padovan.pn
(errei a sequencia do servidor)

Compartilhar este post

Link para o post

@Roger92 Então, melhores práticas de segurança:

1) Roteador: Fechar todas as portas e permitir a passagem só da porta 80 e 443;

2) Servidor: Squid para controle de Conteúdo, S.O sempre atualizado, iptables implementado (somente porta 22 e redirecionamento do tráfico para o squid), bloqueio do acesso ao root via SSH, Base LDAP para usuários cadastrados da rede, etc;

3) Rede WiFi: Senha Forte (WPA2) e cadastro de MAC.

São as boas práticas de segurança. Segurança é uma série de medidas para não facilitar a invasão, engenharia reversa, etc...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

sim @padovan.pn vou dar uma olhada.Obrigado! 

@anjoed queria mais sugestões no caso do servidor, o squid já estou implementando, pode ser algo simples, esse projeto é para conclusão de curso e tenho apenas 1 mês e pouco para poder entregar.Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Roger92 Não estou te entendendo. Como falei para você, segurança se começa pelo servidor. Se este é vulnerável, todos os usuários serão afetados.

Seguindo a sugestão que eu te passei, iptables, squid, autenticação pela base LDAP são procedimentos para segurança dos usuários!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais