Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como definir a partição do sistema (c:) como bootável?


dlinknet

Posts recomendados

1 - Como definir a partição do sistema (C:) como bootável?

 

2 -  É possível mover a partição sem letra de 100MB (System Reserved) para o hd em que está a partição do sistema operacional? Se sim, como fazer?

OBS: Uso o Windows 10 atualizado do Windows 7.

 

Explicando:

 

Instalei o Windows 7 Ultimate no meu pc. Tinha dois Hds, instalei o s. o. em um hd e foi criada uma partição de 100MB (System Reserved) no OUTRO hd. Por quê isso? Bom eu não sabia mas o Hd em que eu instalei o Windows 7 estava conectado na placa-mãe como sendo Disco 1. Já o outro Hd estava no Disco 0. Dái foi criada essa particão no hd que não tem nenhum sistema operacional instalado. Isso tem tempo até e está tudo funcionando perfeitamente. Inclusive atualizei pro Windows 10 sem problemas. Mas acredito que se o Hd que tiver essa partição de 100MB (System Reserved) der pau não conseguirei mais iniciar o windows... Então queria mover essa partição para o hd do s. o. se possível. No programa MiniTool Partition Wizard free o status da partição de 100MB (System Reserved) é "Active & Boot" enquanto o status da partição do sistema é "System". Eu li esse tutorial: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/livre-se-da-particao-system-reserved-do-windows/ Eu mexi na Gestão de Discos botando a partição do sistema operacional como ativa e agora seu status no MiniTool Partition Wizard free é "Active & System". no entanto não sei se já é uma partição bootável. Queria que ela fosse para que caso o outro hd dê pau eu não precise reinstalar o windows. Também não quero deletar a partição de 100MB (System Reserved) como ensina o tutorial pois acho que ela pode ser importante. Então pergunto novamente:

 

1 - Como definir a partição do sistema (C:) como bootável?

 

2 -  É possível mover a partição sem letra de 100MB (System Reserved) para o hd em que está a partição do sistema operacional? Se sim, como fazer?

 

3 -  Agi errado em botar a partição do sistema operacional como ativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2016 às 06:22, dlinknet disse:

1 - Como definir a partição do sistema (C:) como bootável?

São dois passos: Primeiro configurando ela como Ativa e depois copiando o arquivo bcdboot para a raiz do C, você fez isso?

 

Em 25/09/2016 às 06:22, dlinknet disse:

2 -  É possível mover a partição sem letra de 100MB (System Reserved) para o hd em que está a partição do sistema operacional? Se sim, como fazer?

Na teoria sim, mas acho que pelo padrão ela teria que ficar no início do disco e aí teria um trabalhão para fazer isso. Teria que diminuir a partição C, mover a partição C para o final do disco para criar um espaço não alocado no início do disco, e depois copiar a partição de 100MB para o espaço não alocado no início do disco. E depois desfazer os passos do tutorial que você fez. É todo um processo arriscado, não recomendo.

 

Em 25/09/2016 às 06:22, dlinknet disse:

3 -  Agi errado em botar a partição do sistema operacional como ativa?

Na minha opinião não agiu errado pois para que ter a partição responsável pelo boot em outro disco? E como informa o tutorial ela só serve para quem usa o BitLocker.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

São dois passos: Primeiro configurando ela como Ativa e depois copiando o arquivo bcdboot para a raiz do C, você fez isso?

 

Valeu, obrigado. Não tinha feito. Copiei agora o arquivo bcdboot.exe que fica na pasta "C:\Windows\System32" para "C:\". Tudo certo? A partição já está bootável? Porque lá no MiniTool Partition Wizard free continua apenas "Active & System"...

 

Citação

Na teoria sim, mas acho que pelo padrão ela teria que ficar no início do disco e aí teria um trabalhão para fazer isso. Teria que diminuir a partição C, mover a partição C para o final do disco para criar um espaço não alocado no início do disco, e depois copiar a partição de 100MB para o espaço não alocado no início do disco. E depois desfazer os passos do tutorial que você fez. É todo um processo arriscado, não recomendo.

 

E se eu fizer isso e depois deletar a partição de 100MB original que fica no outro hd, será que o Bitlocker continuaria funcionando? Não precisaria fazer nenhum outro procedimento? Afinal, o bitlocker teria outro "endereço"... Porque se não funcionar não adianta fazer pois se desse pau no outro hd não adiantaria nada eu ter feito isso, seria apenas perda de tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para testar retire o disco onde está a partição de 100MB e inicie o pc somente com o disco onde está o Windows.

 

Mas você pretende usar o BitLocker? Isto é para quem criptograva o disco, do contrário não precisa desta partição. Usuários domésticos não usam este recurso, eu não uso e não conheço alguém que use em ambientes domésticos.

 

Se você está preocupado com a possibilidade de o disco dar pau, então faça uma cópia da partição, eu sempre tenho uma cópia das partições em um disco externo USB. Eu uso o Acronis True Image mas talvez o seu MiniTool Partition Wizard free tenha este recurso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!