Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia pessoal estou com problemas em montar essa fonte do nosso amigo faller queria saber se precisa fazer alguma alteracao no esquematico porque o trafo que irei usar e o de um som 3x1 depois de retificado 38v esse trafo parece fornecer uma boa corrente e na fonte dele como vemos o trafo e de 20v precisa alterar algo resistor<diodo capacitor e tal e se sim como calculo eu mesmo o valor dos componentes,obs sou novato no ramo e "trabalho"em uma eletronica e essa fonte sera muito util no meu dia a dia aqui se puderem me ajudar ficarei muito grato

578563e0ecbe1_Projetofonte.jpg.7aba74915f70dea29cc1ebb888f157aa.jpg

Postado

@faller olha nesse trafo de 3x1 tem no primário 6 fios e no secundário tem 3 fios sendo 1 fio em comum dando em uma derivação 22.2v e na outra derivação 44.4v então usei essa de 22.2 que ta me dando 29v depois de retificado

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz no primário tem 6 fios 2 do fusistor e mais duas bobina em 110 para alternação de 110|220

• Membro VIP
Postado

de fato o "comum" - center tape - é o do meio. Hás de perceber que haverão duas derivações de 22V a partir dele. Use uma das derivações  na ponte ou retifique ambas com 2 diodos na configuração center tape. Dificuldade pra entender isso?

• Membro VIP
Postado

ok. Minha intuição xeretal me diz que com esta V de entrada pode montar sem problema.

Só pra registrar o óbvio ululante, na tensão de saída mínima com corrente máxima o treco deve esquentar muito e bem. Se pode conviver com isso, felicidades.

• Membro VIP
Postado

Faça retificação com dois diodos, desse modo ai mostrado na figura de cima...

15_07a_03.gif

Não vais necessitar trocar componente nenhum mas necessitarás um dissipador do tamanho de um trem... Caso contrário sua fonte se bloqueará por excesso de temperatura...

A potência dissipada na saída (conjunto de transistores e CI será ( Vin - vou ) x Iout

Onde por exemplo:

Vin seus 30 Volts

vou, digamos 5 Volts

Iout = 3 Amperes

Pdissipada = (30 - 5) x 3 = 75 Watts.. É calor pacas...

Postado

@Isadora Ferraz agradeço pelo retorno valeu pelo apoio :)

adicionado 2 minutos depois

@faller bom dia mestre parece que algo não me cheira bem deve se o (resistor de 330r queimando quando abro tudo a fonte)kkkkk o que me diz precisa alterar ele e mais algum componente??

desculpa minha ignorância a tal pergunta mais os resistores de 0,15r e pra queimar quando fechar um curto na saida e salvar  os tips??

e os dois diodos 1n4002??que finalidade eles estão ali 

se julgar desnecessario responder fica a vontade mais eu nao poderia ser estão ignorante de ficar com essa duvida e  ter a quem recorrer..... :)

• Membro VIP
Postado

Se tudo correr bem ai a tensão sobre o resistor de 330 R é de 1,25 Volts pois é uma referência interna do CI.

Portanto direto para a fórmula : Pdissipada = V2 / R = 1,25 x 1,25 / 330 = 4,7 mili Watts. sequer vais notar que aquece...

Os resistores de 0,15 Ohms, nos emissores dos transistores servem para casar, para bem a corrente entre eles pois se a corrente em um deles tender a subir, com relação ao outro, aumenta a queda sobre o resistor de modo a opor-se a condução desse transistor e desse modo eles entram em equilíbrio..

Os dois diodos são recomendação do fabricante o que pode ser visto no datasheet do CI Veja ai na página 8 figura 17

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...