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Problema com rede doméstica (1 roteador/modem + 3 roteadores em ap)


SePP

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Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Tenho uma rede doméstica em casa, e como a casa é grande e um sobrado, para resolver os problemas de intensidade de sinal wifi em diversos cômodos, comprei alguns roteadores para servir como access point e um switch para distribuir melhor a rede que é totalmente cabeada.

Possuo Vivo Fibra 100mb e distribuo para os desktop's tudo via cabo Cat5e Furukawa.

 

A rede cabeada está funcionando perfeitamente, porém a rede wireless não.

O problema é que os celulares e notebook's que se conectam via wifi, conseguem se conectar a rede, eu consigo acessar qualquer roteador por estes dispositivos (pelo IP que configurei para cada um, via browser), mas não navegam. Aparece aquela mensagem de internet não disponível nos celulares, ou no caso do notebook, fica internet nula ou limitada.

 

Segue o esquema atual da rede para vocês visualizarem melhor.

esquema rede doméstica casa.png

 

Os quadrados pretos são a estrutura de rede (roteadores, switchs, modem), os azuis os desktops, que se conectam via cabo, e os vermelhos são os dispositivos que se conectam via wifi.

São ministrados alguns cursos em minha casa, onde receberei algumas pessoas que vão querer se conectar a internet wifi, mas nada absurdo, acredito que em uso simultâneo, terei algo em torno de 8 a 12 dispositivos wireless conectados.

 

Meus equipamentos são:

 

Modem/Roteador - TP LINK Archer C7 AC1750 (troquei a alguns anos o modem padrão da Vivo)

Roteador 1 - TP LINK TL-WR1043ND

Roteador 2 - TP LINK TL-WR841N

Roteador 3 - TP LINK TL-WR841N

Switch - TP LINK SG1008D

 

A configuração feita por mim (não sou especialista, mas pesquiso bastante) foi a seguinte:

 

Modem/Roteador no IP 192.168.2.50, DHCP Ativo, Wifi ON (Nome XENDRA, Canal 4, Senha XXXX, WPA2 PSK, modo 11bgn mixed)

Faixa de IP DHCP reservado padrão: 192.168.2.100 a 192.168.2.199

Lease time: 120 min

Gateway padrão: 192.168.2.50

 

Roteador 1 no IP 192.168.2.60, DHCP desligado, Wifi ON (Nome XENDRA, Canal 4, Senha XXXX, WPA2 PSK, modo 11bgn mixed)

Roteador 2 no IP 192.168.2.70, DHCP desligado, Wifi ON (Nome XENDRA, Canal 4, Senha XXXX, WPA2 PSK, modo 11bgn mixed)

Roteador 3 no IP 192.168.2.80, DHCP desligado, Wifi ON (Nome XENDRA, Canal 4, Senha XXXX, WPA2 PSK, modo 11bgn mixed)

 

Já fiz alguns testes para ver se resolvia, como alterar os canais wifi, colocando o modem no 1, e os roteadores no 3, 6, 9, sem sucesso. Desabilitei o DHCP do modem e ativei em um dos roteadores, também sem sucesso no wifi, a rede funcionou normal, mas o wifi apresentou o mesmo problema).

Fiz o teste com a rede wifi 5ghz do Archer, e funcionou perfeitamente no meu celular (não consegui testar nos notebooks por eles só navegarem em 2,4ghz), logo, acredito que o problema não seja com o Archer.

 

Agora fica a dúvida, configurei algo errado? Por que o wifi está pegando bem em todos os lugares da casa, os dispositivos se conectam ao wifi normalmente, mas não navegam? Sendo que nos desktops, a navegação está normal?

 

Fico no aguardo dos especialistas aí da área para tirar essas dúvidas.

 

Agradeço desde já!

Abraço

 

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Provavelmente o problema está nos canais, precisa usar canais diferentes para evitar problemas de crosstalk e de preferência nomes diferentes também para cada roteador, mesmo que use a mesma senha.

 

Seria o mesmo que você ter outra pessoa chamar Sepp, mas ter 4 pessoas com o mesmo nome, elas ambas podem responder, nenhuma responder, ou ter respostas das que você não deseja, etc.

 

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@dwatashi Certo, mas não teria uma maneira de configurar para que a rede wireless seja uma só? Pois ao andar pela casa, o sinal do "wifi1" vai ficar baixo, aí terei que desconectar do "wifi1" e conectar no "wifi2" manualmente, correto?

 

Vou testar alterando os nomes dos SSID e canais e ver se resolve.

Posto o feedback daqui a pouco.

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  • Membro VIP

@SePP Sim, existe. Mas para funcionar da forma que deseja, precisa ter equipamento corporativo, que aceite um recurso chamado roaming wireless, uma central identifica que você está em determinado local com melhor sinal e transfere a conexão, caso contrário não.

 

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Entendi @dwatashi

Mantive os SSID's e canais, e fiz um novo teste retirando o DNS que eu havia colocado no roteador (DNS do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4), o wifi conectou normal agora e está navegando. Não sei se foi um acaso o teste e voltar a funcionar, ou realmente o DNS estava interferindo na navegação via aparelhos wifi (o que pra mim não faz muito sentido).

 

Caso volte a apresentar problemas, faço o teste alterando os canais e nomes SSID's.

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