Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando E Inserindo Legendas


Posts recomendados

COMO CRIAR E INSERIR LEGENDAS PERMANENTES – POR “REMELA” –

Neste guia eu irei ensinar de forma mais simples possível , a criar e inserir legendas no seu vídeo.

Programas necessários :

# SUBTITLE TOOL (cria a legenda);

# VIRTUAL DUB (insere a legenda);

# VOBSUB (instala o plugin para legendas no VirtualDub);

# TMPGENC (cria o mpeg legendado);

Em nosso exemplo irei adicionar a legenda com a tradução do clipe da música “Nemo” da banda “Nightwish” , e salvar em mpeg para que possa criar um vcd mais tarde.

Um bom site para achar a traduções é www.letras.mus.br e também www.multishow.com.br, sendo que prefiro as traduções do Multishow. Copie e salve a tradução.

INSTALANDO OS PROGRAMAS:

# SUBTITLE TOLL - descompacte em uma pasta.

# VIRTUAL DUB - descompacte em uma pasta.

# VOBSUB - instale e marque para instalar os plugins para o VirtualDub.

# TMPGENC - descompacte em uma pasta.

CRIANDO A LEGENDA:

Abra o SubtitleToll e carregue o vídeo clicando em “Player”. O video começará a reproduzir em outra janela.

Aperte “Insert” no teclado para inserir uma legenda.

Vá na janela principal do programa, na aba “Edit” , no espaço “Text” , cole a legenda ( uma fala/verso de cada vez) e clique em “Apply and Next”, faça isso até terminar.

O espaço entre as legendas é de 5 s , você pode diminuir ou aumentar esse tempo, mas raramente tenho que aumentar esse tempo.

Quando terminar todas as falas ( neste caso, versos ) , vá em “Check Consistency” e clique em “Check it” , isso irá verificar se há erros na legenda ( como início de uma legenda em cima da anterior ), aplique as correções clicando nas três caixas da direita : “Repair bad time...” , “Trim overlap...” e “Remove...”.

Salve no formato .SRT , dê o nome e coloque a extensão “.srt” no final.

INSERIR A LEGENDA

Abra o VirtualDub e abra o vídeo em “File” / “Open Vídeo File” .

É bom que o vídeo legendado tenha a mesma resolução e n° de frames por segundo que o video original.

Para isso , vá em “File” / “File Information” , anote a primeira linha , no meu caso : 352x288 , 25.000 fps , isto significa que a resolução é 352x288 e tem 25 frames por segundo (se trata de um vídeo no padrão PAL). Se a resolução fosse 352x240 e 29.970 ou 23.976 fps, o vídeo seria NTSC e NTSC Film respectivamente.

Mas pode haver resoluções diferentes como 320x240. Neste caso, na hora de encodar o video legendado, pode-se converter para 352x240 para que possa usar esse video em um vcd mais tarde.

Agora vamos lá:

Em “Audio” marque “Source audio” e “Direct stream copy”.

Em “Vídeo” marque “Full processing mode”.

Vá em “Vídeo” / “Filters”, clique “Add”. Se você instalou o plugin do VobSub corretamente, então está aparecendo o filtro “TextSub 2.23” , adicione-o .

Clique em “Open” e selecione a legenda que você criou. Agora em “Fps” marque de acordo com seu vídeo, no meu caso é 25.000 mesmo e clique “Abrir”.

Para mudar a aparência da legenda, clique em “Styles”, pessoalmente gosto desta configuração :

Em “Border Style” (estilo da borda)

# Border Style: Outline + Shadow (borda + sombra)

# Outline : 2

# Shadow : 0 (não gosto com sombra)

Em “Font”

# Arial, estilo itálico (só em videoclipes), tamanho 22.

# Cor primária (fonte): amarela ou branca.

# Cor secundária : amarela (não descobri para que serve)

# Outline (borda da fonte) : preta

# Back (sombra da fonte) : preta

Em “Margin”

# Apenas mudo em “Botton” de 20 para 30 (para subir um pouco as legendas).

Vai testando as fontes e cores e deixe ao seu gosto.

Dê OK em todas as janelas.

Agora já temos o filme legendado, podemos salvar em avi com o codec de sua escolha ou enviar por frameserver para o TMPGenc criar o video em mpeg.

Neste caso vamos fazer o frameserving, ou seja, enviar os frames deste video legendado para algum programa que também trabalhe com frameserver. Vamos usar o TMPGenc , que dizem ser o melhor encoder de mpeg1.

Na pasta onde está instalado VirtualDub, execute o “auxsetup”, clique em “install handler” ( não esqueça de ir em “uninstall handler” depois de tudo terminado)

No VirtualDub , vá em “File” / “Start Frame Server”, dê “Start” , salve com um nome qualquer com extensão “.vdr” , eu salvo com o nome vdr.vdr na área de trabalho mesmo.

ENCODANDO O VIDEO

Abra o TMPGenc, se aparecer o “Wizard” cancele.

Arraste o aquivo vdr.vdr, para a janela do TMPGenc.

Vá em “Load”, escolha e abra o template de acordo com o video original :

# “VideoCD PAL”(352x288 25.000 fps) ;

# “VideoCD NTSC”(352x240 29.970 fps) ;

# “VideoCD NTSC FILM”(352x240 23.976 fps)

Agora em “Setting” mude de “Normal” para “High quality(slow)”, para uma melhor imagem. Dê OK.

Em “Output file name”, coloque o nome e local onde vai salvar o video legendado.

Clique em “Start” para iniciar.

REMELA

04/08/2004

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por edjorge@23 ago 2004, 22:31

muito boa sua dica velho! não tem erro!!!!!!!!!!!!!!!!!

agora me responde uma coisa

fiz um teste com um filme em xvid

ficou beleza!!!!

porém subiu para 1gb!!!

tem como eu fazer para ele ficar a 700mb?

onde eu mexo para isso? ce sabe me dizer?

falou!!!

Em um VCD padrão ( audio mp2 à 224kbps e video mpg1 352x240 CBR 1150 kbps ) , usando um cd de 700 mb , o video pode ter até 79min . Se seu video ficou com 1gb, seu filme deve ter +ou- 1h 40 min. você pode fazer várias coisas :

1) dividir este video em 2, gravar em 2 cds.

2) criar um outro video , com bitrate reduzido ( a qualidade tb será reduzida) e gravar em 1 cd. ( com bitrate à 860 kbps, um filme de 1h 40min cabe em um cd )

3) criar um outro video com bitrate maior aproveitando ao máximo o espaço de 2 cds, aumentando a qualidade do seu VCD . ( com bitrate à 1945 kbps, um filme de 1h 40min cabe em 2 cds )

4) e tb criar um KVCD ( uma variação do VCD , mas com bitrate variável assim como alguns divx , podendo ter até +d 2 horar de filme em 1 só cd )

Tem um Fórum sobre KVCD bem legal em KVCD Fórum em Português

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo pelos toques

esta era minha duvida...

antigamente eu ripava cds...

e ai eu me basiava pela qualidade mas vejo q como vcd trata-se de mpeg1 acho q a compatacao n é tanta como a de um divx ou xvid...

fica maior porém você pode assistir em player dvd de mesa :)

eu voto em ter 2cds... pelo menos não se perde qualidade :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por wgnr@01 set 2004, 11:49

Caros amigos , estou com problemas... segui o tutorial passo a passo, porém na hora de mandar para o frameserver, simplesmente não vai, da única vez que consegui foi apenas uma parte do video e sem o áudio. Onde estou errando?

É difícil saber onde você está errando.....descreva como você fez.....

É necessário executar o "auxsetup" na pasta do VirtualDub e clicar em "install hander" para fazer o frameserver.

E na hora de salvar o arquivo "vdr" você tem que colocar a extensão tb , ficará "vdr.vdr"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, maravilha, agora ficou melhor ainda,

eu to usando o wizard do TMPGenc assim posso deixar os vcd's do tamanho que eu quero e ainda deixar a fila para processar, arrebenta,

basta escolher a extensao .vdr no arquivo,

O único "problema" é que nesse tipo fica um pouco mais lento a encodificaçao porque o virtual dub tá usando 35% do processador e o tpgenc fica com o resto,

mais nada que de muito trabalho para um duron 1600@2000mhz

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola eu tenho um filme em divx que rola somente no rad light e eu so consigo ter legenda se eu instalar o codec sera que eu consigo retrabalhar o filme e deixar ele com legende sempre e converter este filme para vcd com a legenda.... fico aguardado a reposta obrigado..... parabens pela materia explica passo a pásso mas vou esperar vocês me digam se esse processo funciona no meu caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por buno@16 set 2004, 20:18

ola eu tenho um filme em divx que rola somente no rad light e eu so consigo ter legenda se eu instalar o codec sera que eu consigo retrabalhar o filme e deixar ele com legende sempre e converter este filme para vcd com a legenda.... fico aguardado a reposta obrigado..... parabens pela materia explica passo a pásso mas vou esperar vocês me digam se esse processo funciona no meu caso

Neste guia legendei um video em mpeg, mas pode ser divx sem problemas !!!! Se o video abrir no VirtualDub, tá valendo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:

Estou tentando inserir legendas em alguns clipes, mas to apanhando muito. :chicote:

Se você realmente puder enviar as legendas para mim, do Evanescence e do Nightwish, eu agradeço , e enqto isso vou tentando novamente em clipes da Beyonce e outros.

Obrigado pela dica, e não sei se é possivel isso tb:

Tendo vários clipes , com volumes diferentes , é possivel nivelar o volume dos mesmos??

Dá para fazer isso no Virtual Dub????

Já tentei no SoundForge, porém o plug-in é muito caro, e não sei dividir o audio do video, se souber de algum tutorial sobre isto tb eu agradeço.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho um problema e ainda não consegui resolvê-lo:

Tô com um video já encodada (VCD) com legendas em espanhol já embutidas, só que desejo reencondá-lo; colocando a legenda em português.

Gostaria de saber como fazer isso, pois o virtuadub não faz o frameserver de jeito nenhum para um arquivo em VCD.

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!