Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
renan serra

Manchas escuras no monitor

Recommended Posts

Boa noite galera.

 

Recentemente minha máquina começou a apresentar alguns problemas e gostaria de contar com o conhecimento de vocês.

 

Já faz cerca de 03 meses que o meu monitor [BENQ GL-2210-B] começou a se comportar de maneira estranha. Tudo começou com uma mancha esporádica no canto inferior esquerdo da tela, sempre a achei muito estranha pois a tal mancha em situações totalmente aleatórias, as vezes assim que eu ligava o computador ela aparecia no canto da tela, em outras vezes ela aparecia após algum tempo de uso, e outras vezes sequer aparecia.

 

De um tempo pra cá, essa mancha cresceu e por toda a borda inferior do monitor e começou a aparecer com mais frequencia, prejudicando bastante a qualidade da imagem razão pela qual eu comecei a me incomodar e tentar descobrir o motivo do problema. De início, suspeitei que podia ser o cabo dvi, tendo em vista que o mesmo sempre ficou meio dobrado por conta da posição da mesa, tentei conecta-lo pela saída hdmi, sem sucesso, o problema persistiu. Em seguida testei o monitor por uns instantes [conexão vga] em outro computador com outros cabos de força e imagem, e o monitor apresentou funcionamento normal, o que me fez pensar que o problema estava no PC. Levei o PC [sem os cabos] para um rapaz que cuida dos PC'S do escritório, ele disse que o problema era a sujeira interna do gabinete, e em função desta, um suposto mal funcionamento nos pentes de memória. Como eu jamais tinha me preocupado a limpeza do PC, concordei com a explicação e trouxe o PC de volta pra casa.

 

Chegando em casa, instalei o PC e lá estava o problema de novo, liguei para o "técnico" e o questionei, ele disse insistemente que havia testado por várias vezes e a máquina estava OK, o que me fez desconfiar pois eu já havia testado conecta-lo pela saída HDMI e o problema continuou ocorrendo, mas como ele foi muito enfático dizendo que era o cabo, eu acabei cedendo e comprei outro cabo DVI, não adiantou!

 

Após trocar o cabo velho pelo novo, a mancha continuou aparecendo, e instantes depois o monitor parou de exibir imagem, o led no canto direito continuou aceso mas não gerava mais imagem. Tentei reverter os cabos e problema continuou. Além disso, quando eu desligava e religava o monitor, mesmo desconectado do CPU, a tela azul de boot da benq aparecia apenas rapidamente, ao contrário do que acontecia anteriormente quando essa tela tal tela azul com a logormaca da benq ficava aparecendo uns 2 3 segundos.

 

Isso me fez concluir que de fato o problema estava no monitor, caso contrário porque motivos a tela de boot iria ser afetada ?? Ah, e os controles de menu não apareciam na tela após o boot, tentei por diversas vezes, muito embora o led continuasse acusando que o monitor estava ligado.

 

Após pesquisar um pouco na internet, imaginei que o problema pudesse ser na sujeira dos componentes internos do monitor, achei que era uma explicação plausível pois o problema era intermitente.

 

Levei o monitor em uma lojinha de eletrônica, o rapaz me cobrou R$ 300,00 disse que a "lampada" do monitor estava queimada e necessitava substiuição, resisti mas acabei pagando porque ele ofereceu 10 meses de garantia. Quando fui buscar, ele testou na minha frente estava funcionando normal, não reparei se as cores estavam perfeitas, mas considerando que o mesmo sequer estava ligando quando o levei [ligar até ligava mas como disse, a tela de boot iniciava rapidamente e os menus não funcionavam, ficando acesa só o led], achei que o problema estava resolvido, reparei também que o cara testou com a conexão VGA.

 

Ocorre que acabei de chegar em casa e o PC continua com o mesmo problema [ligado pela dvi], alguém tem ideia do que possa ser ? Será que é a placa de vídeo ?? Ou será que tanto a DVI como o HDMI do monitor estão danificados ? 

 

Infelizmente as fotos que seguem não demonstram a realidade da situação, mas está bastante ruim, a ponto de dificultar bastante a visualização das informações constantes nos cantos inferiores.

.https://uploaddeimagens.com.br/imagens/whatsapp_image_2016-11-03_at_19-58-39-jpeg

obs: Também já tentei reinstalar o driver da placa de vídeo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@renan serra voce pode tentar usar outro monitor de teste ,mais vi a foto e ta com cara que o monitor,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@renan serra

Olá,

As manchas escuras poderiam ser mesmo causadas pelo Backlight.

 

Esse problema parece ser o SCALER, é um circuito que processa os sinais.

 

Como ele é um Circuito Integrado grande,  sua troca seria inviável, isso por causa do seu valor.

 

Seria interessante se você fosse numa assistência técnica e comprasse essa placa. Eles tem muito delas, e podem te vender como sucata bem mais barato.

 

Isso é só uma consideração, outra é você substituir seumonitor por um novo ou usado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×