Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe liga, não da vídeo e não consigo resolver.


Keven22

Posts recomendados

Pessoal, estou precisando de ajuda urgente. Quando ligo o pc, ele liga os leds e o cooler porém não da vídeo. Já tentei de tudo e já pesquisei em tudo que é lugar e não acho o problema. Já tentei diversos métodos do youtube e de fóruns pela internet. Sou técnico iniciante. Comecei a trabalhar com isso nesse mês, sem contar que só está vindo problema dificiu de resolver, esse até agora foi o pior. Tudo começou quando a fonte do meu cliente queimou, o ruim é que ela queimou e levou a placa-mãe junto. No inicio quando fui testar com outra fonte, o pc ligava sozinho assim que eu ligava o estabilizador.

Só pra vocês ficarem informados, direi alguns procedimentos que fiz:

Nome da placa-mãe: POS E1NM10CB - tem um vídeo do youtube falando sobre ela. 

- Retirei todos os componentes e deixei apenas os necessários para testar a placa-mãe.

- Testei com fontes e memorias diferentes. Só não troquei o processador por que ele é integrado a placa-mãe, então não posso trocar. O cooler gira normal, indicando que não é o processador. Logo percebi q era a placa-mãe.

- Fiz o teste da entrada de  alimentação do bloco do processador e deu tudo certo.

- Fiz outro teste bem conhecido utilizando um cabo de fonte cortado, onde coloco a ponta preta do multímetro nos fios de cor petra e a vermelha nos outros cabos que correspondem aos blocos do processador, da ponte sul e ponte norte. porém com esse teste deu tudo normal, sem indicio de curto. Logico, chegou a dar alguns valores elevados, porém sem o bip do multímetro indicando curto. (se nesse caso eu estiver errado ao medir, por favor me informem)

- Medi os transistores e demais componentes, sendo que são inúmeros e a maioria SMD. porém, todos que testei não demonstraram erro.

- O chipset da ponte norte não tem dissipador, porém está esquentando muito a ponto de queimar o dedo caso demore muito.

- testei os 4 capacitores de estado solido que ficam em volta do Chipset no entanto eles estão demostrando estar normais. 

- Nem um componente da placa-mãe parece ter estourado ou queimado.

- Resetei a Cmos e continuou dando erro, no entanto o pc parou de ligar sozinho assim que ligo o estabilizador.

- Posso estar errado, mas o bip dessa placa-mãe é embutido, já que quando retirei as memorias, ele faz uns barulhinhos parecido com bips de memoria queimada.

- Não cheguei a conclusão alguma, penso que o Chipset está com problema, mas fico com medo de dizer isso ao cliente e estar errado, ele ir para outra assistência e lá outro técnico descobrir algo que deixei passar. O que faço gente? Como falei antes, estou iniciando agora como técnico, então tenho receio de fazer certas coisas. 

 

Se for Chipset mesmo, vale a pena trocar? Ou é melhor comprar outra placa-mãe? Pelo que ouvi do meu antigo professor, mesmo se eu trocar o chipset, depois de um tempo a placa volta a dar problema, além da mão de obra ser cara pro bolso do cliente.

A unica coisa que não testei nessa placa foi o Hd, porém, pelo que aprendi, isso não é causado pelo hd. E mesmo se fosse, assim que eu tirasse ele o pc pelo menos iria ligar e aparecer tela de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo isso aconteceu comigo recentemente, pode ser o hd esta com algum mal contato ou simplesmente sua placa-mãe queimou a parte de enviar a imagem para o monitor nesse caso so comprando uma placa-mãe nova no qual foi meu caso, se continuar ligando e desligando o pc é capaz de queimar o monitor espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...