Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe b75m-d3h com vários problemas


Posts recomendados

Pessoal, primeiramente gostaria de dizer que eu sou leigo em Hardware e só sei o básico do básico, então se eu escrever alguma bobagem me desculpe.

 

Estou com problemas no meu computador já faz quase 2 anos e eu acredito que seja por causa da minha placa-mãe,

porém eu consigo usar ele normalmente do jeito que está agora de uma maneira improvisada. 

 

PROBLEMA

 

Há cerca de 2 anos atrás eu comecei a ter problemas com a minha placa-mãe e esses problemas acontecem se eu colocar 3 ou 4 pentes de memória,

ou seja, eu só consigo ligar/usar o meu computador sem ter tela azul caso eu use 2 pentes de memória no slot 1 e 3 (da esquerda pra direita), caso o contrário o meu

computador não liga, fica apenas beepando continuamente.

 

Eu já consegui fazer o computador ligar com 3 ou 4 pentes, mas QUANDO ele resolve ligar em algum momento sem média estimada de tempo, o computador da tela azul

acusando Memory Dumping. Como eu disse, esse erro não tem padrão, as vezes acontece, as vezes não.

 

Quando eu consigo usar 3 ou 4 pentes de memória e não ocorre tela azul durante o uso, caso eu reinicie ou desligue o computador, SEMPRE que eu for ligar

novamente acontece a maldita TELA AZUL. E ainda acontece um outro problema estranho, quando essa tela azul acontece eu não consigo mais ligar o computador normalmente, pois eu tenho que voltar as algumas configurações na BIOS da placa-mãe, é como se acontecesse um reset, por exemplo, uma das coisas que acontece é uma

modificação na configuração do boot da placa-mãe que volta pro padrão de IDE e eu tenho que voltar pra AHCI pra poder voltar a ligar.

 

Enfim, se eu colocar os 4 pentes de 4GB nos 4 slots, o PC dificilmente liga e se ligar da tela azul em algum momento e quando eu tento ligar o PC novamente reseta as configurações da placa-mãe.

 

OBS: Quando o problema de memória acontece o PC não liga e só fica com um beep contínuo, mas como eu disse anteriormente tudo depende de quantos e quais slots eu coloco os pentes de memória (eu não manjo nada disso, então pra mim isso é muito estranho e confuso).

 

 

Por indicação de um amigo eu já testei as memórias usando o MEMTEST por várias horas cada pente e não deu nenhum problema com as memórias e eu também já passei um programa chamado HD Tune Pro pra ver se tinha algum problema com o HD e também não acusou nada.

 

placa-mãe: B75M-D3H

Processador: i7 3770

Memórias: Corsair Vengeance DDR3 1600mhz 4x4gb

HD: SSD Corsair Neutron GTX 240GB

Sistema Operacional: Windows 7 - 64 bits

 

 

Gostaria de saber se tem algum procedimento que eu deixei pra trás que eu possa verificar e se ainda tem algo a ser feito pra mim não acabar comprando uma placa-mãe nova à toa. Espero que vocês entendam meu lado leigo, pois eu realmente queria voltar a usar meu PC como sempre usei com essa mesma placa-mãe. Pra mim seria ótimo descobrir qual o REAL problema pra tentar resolver, até mesmo se tiver que comprar uma placa-mãe nova. 

 

 

Obrigado a todos, aguardo ajuda. :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Murilo, espero poder resolver vosso problema

 

  • Primeiramente vamos ao fator de que sua BIOS não está salvando as configurações: É preciso trocar a bateria 2032 pois provavelmente ela não serve mais; ela é responsável por manter o relógio e as configurações principais do seu hardware salvas. Para ter certeza de que a bateria está boa precisa de um multímetro na escala de corrente continua e ele deve marcar 3 Volts.

 

  • Nos sistemas e hardwares atuais devemos usar o padrão AHCI. Porém dependendo do Hardware pode usar o IDE caso claro instalares o Sistema Operacional quando estiver configurado assim.

 

  • Se os slots estão falhando podem ser os seguintes fatores: Slot danificado, Mosfet em Curto, Capacitor em Curto. Geralmente na maioria dos caos são problemas nos mosfet ou capacitores. Porém precisas de multímetro para verificar os curtos com teste de diodo e também verificar as capacitâncias.

 

  • Efetue uma limpeza nos slots de memória e no slot PCI-EXPRESS com limpa contato spray e faça isso com o aparelho desligado, essa solução irá livrar qualquer impureza do componente e ela é auto-secante. Efetue também uma limpeza profunda nos contatos da placa de vídeo e das memórias, isso ajuda também e servirá como manutenção preventiva.

Espero ter ajudado ;) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Harry Marson disse:

Olá Murilo, espero poder resolver vosso problema

 

  • Primeiramente vamos ao fator de que sua BIOS não está salvando as configurações: É preciso trocar a bateria 2032 pois provavelmente ela não serve mais; ela é responsável por manter o relógio e as configurações principais do seu hardware salvas. Para ter certeza de que a bateria está boa precisa de um multímetro na escala de corrente continua e ele deve marcar 3 Volts.

 

  • Nos sistemas e hardwares atuais devemos usar o padrão AHCI. Porém dependendo do Hardware pode usar o IDE caso claro instalares o Sistema Operacional quando estiver configurado assim.

 

  • Se os slots estão falhando podem ser os seguintes fatores: Slot danificado, Mosfet em Curto, Capacitor em Curto. Geralmente na maioria dos caos são problemas nos mosfet ou capacitores. Porém precisas de multímetro para verificar os curtos com teste de diodo e também verificar as capacitâncias.

 

  • Efetue uma limpeza nos slots de memória e no slot PCI-EXPRESS com limpa contato spray e faça isso com o aparelho desligado, essa solução irá livrar qualquer impureza do componente e ela é auto-secante. Efetue também uma limpeza profunda nos contatos da placa de vídeo e das memórias, isso ajuda também e servirá como manutenção preventiva.

Espero ter ajudado ;) 

 

• No caso, é possível eu comprar uma bateria nova pra usar?

 

• Estou usando com o padrão AHCI no Windows 7 64 bits

 

• Poderia explicar o que é seria Mosfet e como o ocorre esse curto? 

 

• Onde eu posso achar esse Spray Limpa Contato?

 

 

Outra pergunta: Se for algum problema com os sockets de memória, então já era a placa-mãe e é melhor eu comprar outra, certo?

 

Muito obrigado Harry Marson!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem amigo, me dá um joinha para eu poder crescer um pouco neste fórum.

Agora vamos para as novas questões:

 

A bateria 2032 encontra-se até mesmo em chaveiros e relojoeiros vais pagar no máximo R$ 5,00

77890__65004_zoom.jpg

 

O Mosfet varia o preço de acordo com a referencia do mesmo, mas não é caro. Na internet é fácil encontrar. O transistor MOSFET (acrônimo de Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor, ou transistor de efeito de campo metal - óxido - semicondutor - TECMOS), é, de longe, o tipo mais comum de transístores de efeito de campo em circuitos tanto digitais quanto analógicos. Além dele precisa verificar os capacitores de cerâmica próximos à ele. Se for somente o capacitor geralmente o MOSFET está bom. Porém precisa de equipamentos adequados para remover e colocar os mesmos.

p4i65g(enlarge).jpg616_061.jpg

 

Agora falemos do Limpa Contato: Uma lata rende bastante e os preços variam entre R$ 9,00 e 20,00 vale a pena pois limpa de verdade.

LIMPA-CONTATO-G1.png

 

Agradeço a oportunidade de ajudar e conto com sua ajudar e dos outros para ser reconhecido no Fórum

Valeu e até mais :) 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma duvida @Harry Marson - Se eu comprar o Spray Limpa Contato, eu posso utilizar ele no contato de cada pente de memória que eu uso e em cada slot de memória e PCI-E da placa-mãe sem precisar remove-la?

 

E depois de aplicar, tenho que esperar quanto tempo de secagem pra poder ligar o computador novamente?

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harry Marson Eu troquei a bateria 2032 de 3v, mas ainda não comprei o Limpa Contato. Enfim, troquei cada memória em cada 1 dos 4 slots diferentes da minha placa-mãe e todas ligam normalmente, exceto uma.

 

Uma das memórias não deixa o PC ligar nem a pau, sempre que eu coloco ela, independente do slot o PC beepa sem parar e desliga em sequência. 

 

Seria realmente um problema nesta memória? Qual software devo usar pra testa-la? O MEMTEST mesmo?

 

Novamente muito obrigado Harry marson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harry Marson Então Harry, eu lembro que eu atualizei a minha BIOS faz uns 2 anos eu acho, na época atualizei ela pra versão F15 da data 23/10/2013 (era a versão mais atual na época e eu acho que ainda é).

 

Eu atualizei a BIOS graças a um amigo que me explicou como fazia e me passou um site pra ver as versões mais recentes na época. De qualquer forma vou upar a imagem que eu tenho aqui no CPU-Z. A placa é a B75M-D3H da Gigabyte.

 

Reparei que mostra duas partes escrito "Rev". Qual dessas duas seria a versão da minha placa-mãe? Porque eu entrei no site da Gigabyte e lá só tem rev. 1.0, 1.1 e 1.2 - Agora fiquei confuso.

 

Imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harry Marson Show! consegui!

 

É a rev 1.0

 

Agora eu te digo, tenho 99,9% de certeza de que quando meu amigo tentou me ajudar a atualizar a BIOS da placa-mãe ele me passou a da rev mais recente, no caso a rev 1.2, ou seja, provavelmente estou com uma versão errada da BIOS da minha placa-mãe. É a versão F15 de 04/11/2013, mas não é a da rev 1.0 e é quase certo que é a da rev 1.2

 

Se eu instalar a versão F15 de 2013 (que é a mais atual) da rev 1.0 por cima, tem problema?

 

OBS: Comprei o limpa contato e não adiantou, mas vi que ele realmente da uma limpada legal, ótimo produto mesmo assim.

e obrigado por toda força e ajuda que você ta proporcionando pra mim aqui no Fórum Harry, muito grato. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!