Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
juniordario06

Overclock em q8400

Recommended Posts

@juniordario06 Amigo antes de mais nada entenda primeiro o que é um overclock:

 

O seu computador funciona transformando energia elétrica em informação (além de calor e ruído). Os componentes do seu computador são fabricados para operarem a uma certa taxa de conversão: X quantidade de energia é igual a X quantidade de clock no processador, por exemplo.

A maneira mais básica de se entender o overclock é imaginar a situação de quem não está satisfeito com essa relação e deseja que o processador, por exemplo, atinja mais velocidade. Para que ele trabalhe mais rápido, basta sobre alimentá-lo de eletricidade. Com mais energia disponível, ele tende a atingir clocks mais altos. Daí o termo: overclock.

Mas não são apenas os processadores que podem ser acelerados, embora eles sejam, normalmente, o principal alvo. É possível acelerar o funcionamento dos pentes de memória RAM do sistema, chipset da placa-mãe, memória da placa de vídeo e processador gráfico.

Aumentar a oferta de energia dos componentes aumenta o calor que eles dissipam, o que exige, muitas vezes, sistemas de refrigeração bastante avançados, como os líquidos. Recordistas mundiais de overclock chegam a usar nitrogênio líquido para impedir que o computador entre em combustão.

Como funciona?

Para se romper os valores padrões que orientam o regime de operação dos componentes, os usuários precisam dar instruções diretas ao hardware. Isso pode ser feito através de programas específicos, muitas vezes fornecidos pelos fabricantes, e por outros recursos, como comandos realizados na interface da BIOS do computador, em caso de placas que suportem o overclock.

A questão é que mexer com esses limites de operação requer um profundo conhecimento do funcionamento de cada componente. Teoricamente, você pode fazer um Core i7 operar a 6 GHz, mas isso não quer dizer que a operação vá garantir um funcionamento estável. Para garantir bom funcionamento do componente, você precisa ter controle da temperatura e sensibilidade para ajustar o overclock ao menor sinal de travamentos e tela-azul.

Há vantagens?

Quem domina a técnica e está ciente dos riscos e das necessidades envolvidas no processo pode fazer um computador mais antigo ter desempenho equiparável com máquinas mais atuais. Em sistemas recentes, um bom e balanceado overclock pode garantir ganhos de 30% no desempenho geral da máquina em games pesados.

Há riscos?

Muitos. O que um overclock faz é empurrar o componente para um regime de funcionamento que rompe com o design do fabricante que, normalmente, investiu milhões e milhões de dólares em um projeto que determinou a melhor taxa de operação para a peça.

 

Reportagem Fonte Tecmundo

https://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1337-o-que-e-overclock-.htm

 

Entendeu? Pronto agora você já sabe que n vale a pena fazer overclock nesse seu processador, você não irá obter nenhum beneficio e poderá queimar sua CPU

 

Recomendo: Comprar outro computador

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo,bom geralmente os processadores aguenta até 25% acima do seu clock padrão sem muitos problemas ou redução significativa de vida útil,então isso é o máximo que recomendo,mais compre um bom sistema de refrigeração tb pois ele vai esquentar bem mais,abraços!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@juniordario06 Essa placa-mãe não é recomendada para fazer over em um core 2 quad.

Eu não arriscaria.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×