Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em q8400


Posts recomendados

@juniordario06 Amigo antes de mais nada entenda primeiro o que é um overclock:

 

O seu computador funciona transformando energia elétrica em informação (além de calor e ruído). Os componentes do seu computador são fabricados para operarem a uma certa taxa de conversão: X quantidade de energia é igual a X quantidade de clock no processador, por exemplo.

A maneira mais básica de se entender o overclock é imaginar a situação de quem não está satisfeito com essa relação e deseja que o processador, por exemplo, atinja mais velocidade. Para que ele trabalhe mais rápido, basta sobre alimentá-lo de eletricidade. Com mais energia disponível, ele tende a atingir clocks mais altos. Daí o termo: overclock.

Mas não são apenas os processadores que podem ser acelerados, embora eles sejam, normalmente, o principal alvo. É possível acelerar o funcionamento dos pentes de memória RAM do sistema, chipset da placa-mãe, memória da placa de vídeo e processador gráfico.

Aumentar a oferta de energia dos componentes aumenta o calor que eles dissipam, o que exige, muitas vezes, sistemas de refrigeração bastante avançados, como os líquidos. Recordistas mundiais de overclock chegam a usar nitrogênio líquido para impedir que o computador entre em combustão.

Como funciona?

Para se romper os valores padrões que orientam o regime de operação dos componentes, os usuários precisam dar instruções diretas ao hardware. Isso pode ser feito através de programas específicos, muitas vezes fornecidos pelos fabricantes, e por outros recursos, como comandos realizados na interface da BIOS do computador, em caso de placas que suportem o overclock.

A questão é que mexer com esses limites de operação requer um profundo conhecimento do funcionamento de cada componente. Teoricamente, você pode fazer um Core i7 operar a 6 GHz, mas isso não quer dizer que a operação vá garantir um funcionamento estável. Para garantir bom funcionamento do componente, você precisa ter controle da temperatura e sensibilidade para ajustar o overclock ao menor sinal de travamentos e tela-azul.

Há vantagens?

Quem domina a técnica e está ciente dos riscos e das necessidades envolvidas no processo pode fazer um computador mais antigo ter desempenho equiparável com máquinas mais atuais. Em sistemas recentes, um bom e balanceado overclock pode garantir ganhos de 30% no desempenho geral da máquina em games pesados.

Há riscos?

Muitos. O que um overclock faz é empurrar o componente para um regime de funcionamento que rompe com o design do fabricante que, normalmente, investiu milhões e milhões de dólares em um projeto que determinou a melhor taxa de operação para a peça.

 

Reportagem Fonte Tecmundo

https://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1337-o-que-e-overclock-.htm

 

Entendeu? Pronto agora você já sabe que n vale a pena fazer overclock nesse seu processador, você não irá obter nenhum beneficio e poderá queimar sua CPU

 

Recomendo: Comprar outro computador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo,bom geralmente os processadores aguenta até 25% acima do seu clock padrão sem muitos problemas ou redução significativa de vida útil,então isso é o máximo que recomendo,mais compre um bom sistema de refrigeração tb pois ele vai esquentar bem mais,abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...