Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ThiagoOH

Conexão wifi extremamente lenta apenas no notebook

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

Estou com um problema que não tenho conseguido resolver, pois não entendo do assunto, e preciso da ajuda de vocês. A história é a seguinte.

Há alguns dias estou usando um notebook que peguei emprestado da minha mãe e reparei que a Internet estava um tanto quanto lenta. Entrei no site speedtest.net/pt/ e o teste realmente indicou que minha velocidade de download estava em torno de 1,50 a 2 MB e de upload, em torno de 0,30 MB. Fiz um teste no mesmo site no meu notebook antigo e também utilizei um aplicativo do mesmo site para celular e tablet e em todos a taxa de download estava em torno de 15 MB e, de upload, em torno de 2 MB (se não me engano). Meu plano de Internet é da NET e é de 15 MB.

Decidi, então, fazer um teste e liguei o notebook ao roteador com aquele cabo azul, e um novo teste me deu as velocidades de 15 MB de download e 2 MB de upload, como nos outros dispositivos.

Nesse mesmo dia eu mexi um pouco no software do roteador e acabei resetando ele para as configurações de fábrica. Para minha surpresa, a conexão de wifi para o notebook ficou boa igual para os outros dispositivos e achei que tinha resolvido o problema.

Contudo, hoje, notei que a Internet estava lenta novamente no notebook e fiz um novo teste, que indicou, de novo, conexão lenta no notebook, enquanto que nos outros dispositivos a conexão continua rápida. Resetei o modem e nada mudou.

Aparentemente o problema está nesse notebook, que peguei emprestado e não conheço adequadamente a forma como está configurado.

Alguém pode me ajudar? Agradeço desde já :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ThiagoOH Provavelmente o problema está na placa de rede do notebook... você já tentou atualizar o driver dela?

Compartilhar este post

Link para o post

@lucasishii eu entrei no gerenciador de dispositivos e diz lá que o software mais atual está instalado ... será que vale a pena eu desinstalar e reinstalar do zero? Mas se eu desinstalar vou ficar sem net, teria de baixar antes o software, certo? Preciso muito da ajuda de vocês, a internet aqui tá muito ruim, tem dias que pega o valor certo e tem dias que fica nesse 1,5 mb ...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não confio no sistema de procura do windows, tenta ver qual o fabricante da sua placa de rede e procura direto no site dela. Para isso você pode usar alguns programas como o CPU-Z para ver o modelo dos componentes do seu PC.

você já chegou a testar esse note em outras redes Wi-Fi? 

Compartilhar este post

Link para o post

@lucasishii fiquei fuçando aqui no roteador, acabou resetando e, fazendo um novo teste, a velocidade de download estava em cerca de 10 mb e de upload, em 2 mb. Refiz o teste agora e já está em 6 mb de download e 2 mb de upload, tenho a impressão de que ela começa razoável quando ligo o PC ou reseto o note e vai caindo com o passar dos minutos. Moro sozinho e não tem mais ninguém usando a rede.

Nunca usei esse note em outra rede não, em alguns dias vou poder testar na casa dos meus pais, mas não nesse momento.

Quanto à placa, eu não consegui achar as informações no CPU-Z, mas encontrei isso aí pelo Windows mesmo. Screen Shot 12-12-16 at 11.04 AM.PNGScreen Shot 12-12-16 at 11.06 AM.PNG

Entendi que Broadcom 802.11n seria o nome da placa de rede, mas fui procurar os drivers no site da empresa e achei extremamente confuso. Engraçado que entrando ali nas propriedades do Broadcom diz que o driver é de 2010, mas também que é o mais recente - você deve estar certo quanto à confiabilidade desse sistema de buscas. Vou continuar procurando aqui e espero que essas informações acima ajudem em algo ...

Compartilhar este post

Link para o post

Broadcom na verdade é a fabricante do chipset, tentar ver o modelo pelo gerenciador de dispositivos -> Adaptador de rede Broadcom 802.11n -> detalhes.

forummm.png

Compartilhar este post

Link para o post

@ThiagoOH  essa placa ai não quer ser identificada haha, tenta no HW monitor:

E se não der, talvez seja mais fácil pegar o modelo do notebook e procurar os drivers no site do fabricante do note.

sss.png

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade essa placa que você selecionou é a cabeada, a de Wi-Fi é a de cima mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

@lucasishii bem, depois de uma peleja aqui pra desinstalar o driver dessa placa wireless e deletá-lo do PC, pois, caso contrário ele se reinstalava sozinho, consegui achar um driver que funcionasse aqui. Instalei e no momento a Internet está boa, mas eu gostaria de pedir que não fechassem o tópico pois quero observar como a conexão vai se comportar nas próximas horas/dias. 

Muito obrigado pela força, eu espero que isso tenha se resolvido definitivamente. Retorno aqui quando possível para dar o veredicto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais