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Postado

Bom dia.

 

Estou com algumas duvidas que não consigo encontrar uma forma de entendimento que me fique clara....

 

Isso é em C.

 

Resumindo...

 

São duas struct, uma só cadastra nome, e a outra telefone. E no fim uma função que imprima as duas structs juntas.

Com uma única struct consigo retornar uma função que imprima ela (tanto que no momento apenas imprime uma)

Outra duvida...

Da forma que estou fazendo (errado) é: Tem como alguém me ajudar a entender isso ? de uma forma simples ?

  -Se eu coloco o Tel como int, ai imprime lixo em ambos campos.

  -No caso de estar colocando ponteiro bloco1 "=" b1 ele sim esta alocando apenas ou int ou char etc, ele NÃO alocaria memória para ambos ou sim ?

 - Eu deveria "copiar uma estrutura a outra" ou essa forma passa de uma a outra ?

                                                Ex:

                                       x->nome_saida.nome_entrada;

 

 

Agradeço a respostas.

 

typedef struct
{
	char nome[30];
}bloco1;

typedef struct
{
	bloco1 n;
	char tel[30];
}bloco2;


int main ()
{
	void imprime (bloco2 *);
	
		
	bloco1 *b1;
	bloco2 *b2;
	b1=(bloco1*)malloc(sizeof(bloco1));
	b2=(bloco2*)malloc(sizeof(bloco2));
	printf("Digite o nome\n");
	gets(b1->nome);
	printf("Digite o telefone\n");
	gets(b2->tel);
	imprime(&*b2);
}


void imprime (bloco2 *x)
{
	printf("O nome e :%s  - - Telefone e : %s\n",x->n.nome,x->tel);
}

 

Postado
20 minutos atrás, vangodp disse:

Não entendo o que você quer dizer com uma struct retorna uma função. Structs não retornam nada, structs simplesmente são um conjunto de dados. Se o que você quer é imprimir 2 structs dentro de uma função você está obrigada a passar as 2 structs ou por parâmetro ou por referencia, igual que qualquer outro tipo de variável.

Vangodp.

Vou me explicar melhor, tentar não ficar tão confuso o texto...

 Melhor seria - Função que retorna duas struct.

No caso aqui, eu tinha feito duas alocação de memória (b1 e b2) porque achei que :

   -Malloc em estrutura OU realocava apenas a int ou char etc se tivesse ambas precisaria de duas, por isso o tel estava com 'Char' e não 'Int/float', e uma para cada estrutura.

Agora entendi... está alocando para a struct que criei nesse exemplo.

 

51 minutos atrás, vangodp disse:

imprimir(b2);

Realmente não sabia disso. (&*b2) Pensei que deveria passar a direção.

 

 

Obrigado por responder minhas duvidas, e corrigir meus erros.

Postado
4 horas atrás, VenaCava disse:

(&*b2)

      Com licença, somente quero fazer um   parecer com relação  a  declaração  acima

o que de fato acontece com a expressão (&*b2), e no que está errada? 

 

Esta construção ou expressão é uma redundância, já que o objeto b2 é do tipo ponteiro

, isto significa que seu valor é uma posição local na memória do primeiro byte do bloco.

Quando escrito desta forma, o ponteiro tornasse objeto, e depois, objeto  'vira' ponteiro.

ponteiro ↔ objeto ↔ ponteiro, não significa dizer há erro, mas sim, etapas extras.

 

Por ter ficado obscurecido a razão  das coisas  acima,  no  que  toca  a  expressão  há

necessidade de uma observação especial, por este o motivo relatei no instante.

 

 

 

Referência

 

CASAVELLA, Eduardo.

Escola de Programação INTELECTUALE: Ponteiros Em Linguagem C, 2016

Postado

Mauro Britivaldo.

 

Obrigado pela observação. É bom entender isso, pelo fato de não estar errado e sim redundante.

Entender de fato o que esta programando e tornando uma programação "limpa" isso ajuda bastante até na hora de pedir uma ajuda.

 

Obrigado pela resposta.

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