Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível instalar mais de uma ventoinha de processador no pc


Posts recomendados

Olá, meu pc está fazendo muito barulho, acho que isso é devido ao aquecimento, e tenho aqui alguns processadores queimado e coolers da intel.

Queria saber se posso pegar as ventoinhas desses coolers da intel e instalar no pc para resfriar melhor sendo que no gabinete tem mais dois lugares para instalar as ventoinhas.

Eu tenho dúvida na hora de fazer a ligação dos fios e dos conectores na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Slug Se não me engano, Cooler de processador tem como função dissipar o calor a partir do contato que é feito entre o processador e a chapa com pasta térmica. Enquanto que os Cooler´s "FAN´s" tem a função de circular o ar dentro do gabinete.

São sistemas diferentes, que usam métodos diferentes, acho que não tem como fazer o que você pretende não...

Caso eu esteja errado, corrijam-me 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredito que não tenha como. Realize uma limpeza dos componentes e pingue 1 gota de óleo de máquina nos rolamentos das ventoinhas, deve amenizar um pouco.
oil500.jpg

Você também pode trocar as ventoinhas do gabinete por versões que fazem menos barulho como as Super Silent da DeepCool
275941deepcool.jpg

 

Existem versões de 12cm e 8cm e são bem acessíveis.
http://www.kabum.com.br/produto/49775/cooler-fan-deepcool-12x12cm-super-silent-big-airflow-xfan120

http://www.kabum.com.br/produto/49774/cooler-fan-deepcool-8x8cm-super-silent-big-airflow-xfan80

Eu mesmo uso na minha máquina e quase não faz barulho. Com as ventoinhas de 12cm que eu usava antes parecia um helicóptero.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se manjas, terá que fazer limpeza geral tirando toda poeira do pc , limpar e lubrificar a ventoinha e poderá colocar uma ventoinha  fixada no gabinete na direção do cooler de maneira que sugue o ar para fora e espetar no encaixe fan  reservado para esse fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Slug  o cooler (conjunto fan/alumínio) joga ar no dissipador de aluminio, jogando ele para o ambiente. VocÊ pode até por mais um fan no lado dele, mas não ajudará muito não.

 

Os fans da intel até podem ser instalados, sim... contudo, tu poderás ter problemas de barulho.

 

Os conectores dos fans tem pino anti-burro, então é difícil de invertê-los. Eu uso o fan de um i3 na placa de vídeo,  fixei com veda-calhas. Eu não uso óleo de máquina em fans. Já usei, mas hoje só uso graxa de sabão de lítio. É mais cara, ok...  mas o rendimento e duração é muito melhor....

 

Os conectores de 4 pinos são controlados pela placa-mãe. Os de 3 pinos DE REGRA não tem controle de rotação, e quando tem, é uma pecinha chamado thermistor, ou ntc, que fica "onde o vento circula" reduzindo ou aumentando a velocidade.  Se tu ligar um conector de 4 pinos, na placa-mãe, e usar nela um conector de 3, o ventilador vai ficar no máximo.

 

Problemas? sim.... o barulho. Afora isso, sem maiores dramas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!