Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal

Sou novo no fórum mas acompanho a algum tempo, 

Nesses últimos tempos me aventurei em um projeto e estou vendo se consigo seguir a adiante.

Minha intenção é:

Carregar uma Bateria De Lipo 3,7v através de um Painel Placa Célula Energia Solar Fotovoltaica 5v 200ma que irá alimentar uma Fita Led 5m Ultra Rgb 5050 Prova D'agua com um  Modulo Carregador De Baterias Li Ion 1000ma - Tp4056 

Gostaria de saber da opnião de vocês mais experientes, ideias sugestões  e tipo de circuito.

peguei algumas idéias inclusive um a desse circuito para se basear mas não se o mesmo consigo aplicar na ideia.

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-controlador-de-carga-solar-e-carregador-de-bateria/

Como conceito final eu quero que esta bateria fique carregando durante o dia, desarme depois que estiver com 100% de carga, e eu tenha uma certa autonomia para deixar os leds ligados a noite.

Um amigo me informou que talvez eu consiga comprar um circuito integrado para fazer isso, se alguém souber me indicar eu aceito.

Att.

John 

Postado

Indo por pates, voce tem um painel solar de 1W (5Vx0,2A) e pretende carregar uma bateria, supondo de 1200mAh (4,4W) no minimo voce tera que ter umas 5~6 horas de sol, uma vez carregada a bateria, para alimentar a fita LED voce tera que usar um conversor boost de 3,7 para 12V, ja que as fitas são de 12V, cada metro dessa fita consome 7W, logo com 5 metros voce tera 35W de consumo fora as perdas do conversor, e uma autonomia de bateria de 7 minutos...

não seria melhor usar LEDs comuns, de baixa potencia, ou usar varios paineis e baterias juntos?

• Curtir 1
Postado

Fabio bom dia

Então vou ter que mudar o tipo de bateria para conseguir mais autonomia.

outro fator é que este equipamento vai ficar em uma boia, ou seja meu maior inimigo em tudo isso é o peso, pois dependendo de quão pesado não irá flutuar.

Vou verificar os LEds comuns que você indicou, com um led comum talvez ainda consiga colocar mais uma bateria.

Postado

Dependendo do custo de um painel solar+bateria e circuitos para carregar, talvez seja melhor comprar logo uma luminaria solar de jardim e adaptar ela na aplicação, talvez de ate para aproveitar o case aprova de água delas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...