Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i3 6ª geração ou i5 4ª geração?


Posts recomendados

To querendo fazer um up na minha maquina q se encontra na seguinte config
 

-i3 2100

-placa-mãe Pcware ipmh61g1 (maior motivo do upgrade)

-Gtx 650 ti 1gb Point Of View

-2x2gb ddr3 1333mhz Markvision ambas
-Fonte Corsair CX500w 

Como disse acima, o maior motivo de fazer esse up é por causa da placa-mãe, que relativamente não "aceita" minha placa de video, fazendo assim demorar 1/2 minutos na tela da bios, e não oferecer a resolução do meu monitor que é de 1440x900 (estou usando a resolução 1366x768, que deixa tudo feio), a unica solução que seria a atualização da BIOS, que eu não encontrei no site do fabricante...

Como meu i3 é um 1155, e as placas com esse soquete não são mais fabricadas (pelo menos eu acho, pois n achei nenhuma na KABUM) eu pensei em fazer um upgrade para um i3 6100 (1151) ou para um i5 4440 (1150). 

Ai que tá o problema, o i3 está custando R$ 573 - http://www.kabum.com.br/produto/69356/processador-intel-core-i3-6100-skylake-cache-3mb-3-7ghz-lga-1151-intel-hd-graphics-530-bx80662i36100/?tag=i3 6100

E o i5 está em media de R$ 820 - http://www.kabum.com.br/produto/49433/processador-intel-core-i5-4440-haswell-cache-6mb-3-1ghz-3-3ghz-max-turbo-lga-1150-intel-hd-graphics-4600-bx80646i54440

Será que vale a pena pagar mais num i5 de uma geração anterior, ou comprar um i3 que é mais novo vamos assim dizer?

 

PS - Outras opiniões são muito bem aceitas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglaas Amigo minha opinião bem sincera pega o Core I5 6400, não vale a pena pegar mais a geração 1150, a intel já vai para a 7 geração maninho, outro detalhe obviamente vale a pena pegar o I5 mesmo com a difeença de preço em games que usam muito a CPU você vera a diferença.

 

Te recomendo: H110M - LGA 1151 + core i5 6400, vai você pode por qualquer single  gpu de boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglaas,

bom dia.

 

Tudo depende do seu orçamento.

Eu migraria para a 6a geração, mesmo pegando um I3, pois, você poderá pegar um I5 caso precise no futuro.

 

Mas se lembre que deverá trocar as memórias também, para DDR4, portanto, além da CPU e MB, também vai gastar em memórias.

 

Eu não investiria em geração anteiror, já pegaria a atual, até porque, você já vai ter placa com sata 6 Gb/s, USB 3.0, DDR4, ou seja, contará com outras vantagens.

 

Sem falar que o vídeo onboard do Skylake tem um rendimento praticamente do mesmo nível que uma GTX 650 de 1Gb, ou seja poderia vender seu kit de MB, CPU, Memo e VGA e ajudar no seu up.

Quem sabe até pegar uma VGA com essa grana.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglaas

 

Há vantagens e desvantagens. O i5 da geração passada é melhor que o i3 da geração nova, porém, é uma geração mais antiga. Honestamente e pessoalmente falando, tirando a melhora dos processadores, ainda não vejo grandes diferenças na nova plataforma se tratando de desempenho. Claro temos a tão falada DDR4, porém, em jogos ela ainda não faz diferença, quem tem DDR3 tem o mesmo desempenho atualmente. Mas é claro, a nova plataforma te dá uma margem mais segura para upgrades, logo logo memórias DDR3 vão sumir do mercado por exemplo.

 

Porém, outro detalhe seria o resto da sua máquina. Com sua config atual, se não pretendes mudar nada por enquanto, não sentirá diferença alguma se for um i3 ou um i5 pois sua placa de vídeo já é mais antiga e não aguentará a configuração que exija um i5. No seu caso a geração nova pode vir melhor a calhar. Porém você também vai precisar trocar as memórias, como observado pelos colegas acima, não use DDR3 com a nova geração, não é recomendado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem mais o pessoal ai de cima é fera deram ótimas ideias...

 

Mas como estou nesse empecilho de migra também vou te dar uma ideia.

 

1 - Uma coisa que aprendi sempre tente comprar peças atualizadas, nova geração...

2 - i3 6ª geração é muito bom sim, bate de frente com esse i5 que você citou sim...

3 - Espera virar o ano pra 2017, talvez pinte surpresas e promoções...

4 - Eu me surpreendi com a linha Skylake... Tenho um G4500 e cara é muito show mesmo sendo um pentium... DDR4 e outra mundo, outra história muito mais veloz...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Narak13 disse:

@marcusvrb

 

Com geração anterior eu quis dizer a 4ª mesmo, a 5ª geração praticamente não existiu pra desktop.

Sinceramente? Honestamente? i3 cara... Mais novo, nova arquitetura somado com DDR4 é um novo mundo...

Eu me surpreendi com o g4500... Estou imaginando como deve ser o i5 6400 rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Narak13 disse:

@marcusvrb

 

Com geração anterior eu quis dizer a 4ª mesmo, a 5ª geração praticamente não existiu pra desktop.

Entendo,

Eu usava Amd há 20 anos, desde os K6...

Primeiro intel que eu peguei foi o Skylake, por isso não acompanhei as gerações anteriores..

 

eu prefiro pagar 100 a mais num i5 Skylake, pois essa é basicamente a diferença para um 4440.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=71103&origem=52&gclid=Cj0KEQiA1b7CBRDjmIPL4u-Zy6gBEiQAsJhTME9I8FPXCtzQofhdZ0wc9gsdBpaN-aOpGW3YLPiiQT0aArs18P8HAQ

 

http://www.kabum.com.br/produto/49433/processador-intel-core-i5-4440-haswell-cache-6mb-3-1ghz-3-3ghz-max-turbo-lga-1150-intel-hd-graphics-4600-bx80646i54440

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kevin Marcon , qual era seu processador antes do g4500? Pergunto isso, porque surpresa é algo muito relativo. Eu mesmo migrei de um pentium 4 para um i5 2400 quando trabalhava com edição de vídeos e tive um aumento de performance de 10x literalmente no tempo de renderização. No entanto, continuo com meu i5 2400 até hoje e não sinto necessidade de trocar pra sexta geração. To jogando The Witcher 3 de boa aqui com minha RX 480 e meu i5 2400 não passa dos 80% de uso.

@Douglaas , entre i3 e i5 eu iria de i5. Os tempos estão mudando e o i3 já gargala bastante para vários jogos. Até o i5 já gargala para alguns. A melhor opção seria mesmo um i5 skylake. Porém, entre i3 skylake e i5 de quarta-geração, eu iria de i5 de quarta-geração. Até porque uma das coisas que menos importa pra games é memória.

Quanto a upgrade, você ainda ficaria bem na fita, pois poderia trocar o i5 pelo i7 e sua máquina teria um pouco mais de gás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dizer a vocês, essa config atual me satisfaz bastante, consigo rodar meus joguinhos aos 60 fps no high/ultra e estou satisfeitissimo, o caso de ter que escolher entre esses 2 processadores é culpa unica e exclusiva da minha MoBo bem ruinzinha, que não achei solução nenhuma até agora... Eu pensei em pegar esse i5 pelo fato de ser um quadcore e tudo mais, o desempenho perto do meu i3 2100 seria muito melhor. Então eu n pretendo gastar muito comprando um i5 6400 como o amigão citou acima, e bem de longe um i7 pelo fato do preço, é claro.


Então eu queria uma opinião que levasse em conta que :

- Estou "satisfeito" com meu desempenho atual ,ou seja, estarei ganhando escolhendo ambos citados.
-Não posso gastar mais q R$1000 apenas no proc porque ainda tem a placa-mãe (que se tiverem opiniões tanto 1150 ou 1151 são muito bem vindas por favor!) 

 

Estou pensando em pegar realmente esse i5 4ª geração, se eu tiver fazendo besteira me falem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Douglaas disse:

Vou dizer a vocês, essa config atual me satisfaz bastante, consigo rodar meus joguinhos aos 60 fps no high/ultra e estou satisfeitissimo, o caso de ter que escolher entre esses 2 processadores é culpa unica e exclusiva da minha MoBo bem ruinzinha, que não achei solução nenhuma até agora... Eu pensei em pegar esse i5 pelo fato de ser um quadcore e tudo mais, o desempenho perto do meu i3 2100 seria muito melhor. Então eu n pretendo gastar muito comprando um i5 6400 como o amigão citou acima, e bem de longe um i7 pelo fato do preço, é claro.


Então eu queria uma opinião que levasse em conta que :

- Estou "satisfeito" com meu desempenho atual ,ou seja, estarei ganhando escolhendo ambos citados.
-Não posso gastar mais q R$1000 apenas no proc porque ainda tem a placa-mãe (que se tiverem opiniões tanto 1150 ou 1151 são muito bem vindas por favor!) 

 

Estou pensando em pegar realmente esse i5 4ª geração, se eu tiver fazendo besteira me falem por favor.

Eu não investiria 1200 reais numa tecnologia defasada que vai te limitar em upgrades futuros.

Se fosse apenas a troca de um componente, beleza...

Mas já vai comprar MB e CPU...

 

Eu iria de:

I3 6100

MB gigabyte ou Asus B150

8 GB de DDR4

1200/1300

 

Venderia as peças usadas (MB, CPu, Memórias e VGA) e pegaria uma RX460 por exemplo.

 

Depois, se quiser / precisar, você troca para um I5 na frente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i5 sem sombra de dúvida, é um processador com uma performance bem melhor. Praticamente todo ano a Intel lança uma linha nova de processadores com chipset diferente, se for nesse papo de que o mais novo é sempre melhor, você vai trocar de PC uma vez por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!