Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com defeito


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver uma dor de cabeça de anos.

 

Em 2010 montei o seguinte PC:

AMD Phenon II X4 965 BE
placa-mãe Asus (não lembro o modelo )
4 Gb de Ram (1333 Mhz)
Fonte Satellite SL-X1000EPS 1000W
Placa de vídeo AMD 5450
Gabinete Coolermaster Haf 922

 

Na época não entendia muito de fonte (continuo não entendendo muito mas sei que fui enrolado) e acabei sendo "convencido" de que precisava dessa fonte.

 

O PC funcionou perfeitamente por anos, em 08/2014 a placa-mãe parou de funcionar completamente e comprei a placa-mãe ASROCK AMD 970 AM3+ 970 Pro3 R 2.0 (não possui video onboard), adicionei mais memória e troquei a placa de vídeo por uma AMD R9 270X.

 

Funcionou por 1 ano e começou os problemas em 2015. 

 

- Ao apertar o power não ligava, não dava nenhum sinal, mas tinha luz acesa de energia
- Desligava da tomada e ligava novamente e os leds do leitor de cartão, verde e vermelho, ficavam piscando e enquanto estava assim não ligava.
- Mesmo após desligar da tomada os leds continuavam a piscar. Tinha que esperar alguns minutos para tentar novamente. 
- Eu sempre sentia uma estática ao passar a mão no gabinete que é de metal.
- Ficou assim por algum tempo, nunca sabia se ia conseguir ligar ele ou não. As vezes ia de primeira as vezes levava horas.
- Em 07/16 troquei a fonte por uma Corsair CX-600W, troquei a placa de vídeo por uma AMD R9 280X, desmontei tudo, limpei e montei novamente.
- Funcionou normalmente por alguns meses e começou a não ligar mais e apitar problema de memória ( 3 beeps curtos - Main memory read / write test error - manual ASROCK). Eu tirava e trocava de slots e funcionava
- Um dia parou completamente, sempre apitando memória, mesmo testando 3 pentes diferentes, individualmente em cada slot, e nada.
- Desmontei completamente, limpei o problema persistiu. Peguei um novo pente (8Gb DDR3 1600 Mhz) emprestado e funcionou apenas em 1 slot.
- Funcionou por alguns meses perfeitamente.
- A algumas semanas o problema da memória voltou, testei o pente em outos slots e parou, mas começou outro beep, 8 curtos (Display memory error).
- Em algumas vezes o monitor chega a acender, aparece o ícone de sinal na porta HDMI na tela do monitor mas depois apaga e o beep começa.
- Testei com outras placas de vídeo e o problema persiste.
- Desmontei, limpei, passei limpa contato e mesmo assim o beep de 8 curtos persiste, as vezes ainda rola o 3 beeps de memória e tenho que ficar trocando o pente de slot.


Já não sei mais o que tentar. A placa-mãe não deveria dar tanta dor de cabeça sendo nova. 
Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia, estou chegando a conclusão que não tem mais solução além de trocar, mas ai teria que trocar a placa-mãe e o processador.

 

Alguma sugestão de teste a mais?

 

Obrigado por qualquer ajuda.

 

Att.,
AS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!