Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal gente boa,

Estou com problemas para conectar o meu Lazarus 1.6.x Windows x64 com um banco de dados Firebird 2.5 que esta em uma pasta compartilhada em rede.

A figura 1 mostra o meu problema, 2 PCs em rede, ambos com diretorios acessiveis, um possui o banco e o firebird instalado com o firewall desligado;

Problema 1 no Lazarus eu tenho como mostrado na imagem 2, o que eu encontrei em Hostname é: para banco local deixar localhost ou em branco, pra em rede seria o IP? Isso? Segunda dúvida, com o IP colocado eu coloco em DatabaseName onde é selecionado o banco em si devo selecioná-lo como ele é encontrado em rede? por exemplo: \\192.168.1.150\COMP\BASE.FDB é isso? Porque no PC A funciona \COMP\BASE.FDB mas não a primeira opção;

Problema 2 o meu computador A com o banco esta com o firebird 2.5 64 bits instalado como super server, seria necessário instalar outro tipo de banco para funcionar em rede? O firebird que tenho esta aqui: http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-win64/2.5.6-Release/Firebird-2.5.6.27020_0_x64.exe/download foi instalado seguindo o processo "next next next..."

Problema 4 estive olhando o sistema de alias desse firebird e até testei registrar uma que ficou gfsfbrspvga332 = o caminho completo até o banco. Restartei o serviço e como sei que esta funcionando?

A configuração que estou usando é:

user: sysdba;

password: masterkey;

hostname: localhost ou 'em branco' ou 192.168.1.150;

Databasename: pode ser o caminho completo ou \COMP\BASE.FDB ou o alias registrado "gfsfbrspvga332"; Todos funcionam; Mas no PC B já nada funcionou.

Preciso de uma ajuda.

rede.png

lazarus.png

Postado

Na máquina A eu usei os seguintes caminho usando a ferramenta ISQL do firebird e todas funcionaram:

1-) connect "192.168.1.150:C:\\bd\\BASE.FDB" user sysdba password masterkey;

2-) connect "192.168.1.150:\bd\\BASE.FDB" user sysdba password masterkey;

3-) connect "192.168.1.150:bd" user sysdba password masterkey;

Na máquina B nada funcionou na verdade o resultado nela foi o que vocês podem ver na imagem 2.

Nela foi testado o mesmo firebird 2.5.6 da maquina A como:

1-) Instalação completa(tudo);

2-) Instalação Mínima do cliente sem ferramentas e;

3-) Instalação mínima com ferramentas;

Na máquina A o firewall esta desligado, o acesso a pasta complatilhada: \\192.168.1.150\bd\ esta acessível mesmo com o firewall desligado eu adicionei a porta 3050/tcp na exceção. Em um tutorial que encontrei de banco de dados firebird em rede a adição da seguinte linha no arquivo do Windows com caminho: C:\Windows\System32\drivers\etc\services: 

gds_db              3050/tcp                            #Firebird
gds_db              3050/udp                            #Firebird

A máquina foi reiniciada e ainda nada de funcionar, não sei o que fazer mais.

Ou o problema esta na máquina B ou realmente não é possível fazer a conexao em rede com os recursos que eu tenho. :(, continuarei tentando.

resultado1.png

resultado2.png

Postado

Encontrei a solução...

1)Formatei o PC A e instalei Fedora 25 x64, atualizei a máquina usando os comandos:

#dnf update dnf

#dnf -y update

2)Instalei o firebird-superserver usando o comando:

#dnf install firebird-superserver(mais recente)

3)Na GUI do Firewall mudei a zona pra home(meu caso) e inseri a port 3050 TCP e UDP na lista de portas;

Feito isso o branco já estava funcionando sem problemas na máquina A, para teste no Lazarus(PC B em rede) fiz:

Na máquina B no componente IBConnection usei as configurações assim:

username: sysdba

password: masterkey

hostname: 192.168.1.150 (mudei agora pra 192.168.1.187)

databasename: /opt/firebird/DBLOJA.FDB (teste) 

E funcionou muito bem, pra teste final executei o Flamerobin na máquina B e registrei o servidor assim:

Flamerobin -> Server -> Register Server:

nome: <vazio>

hostname: 192.168.1.187

port: 3050

Depois disso registrei o banco de dados usando as configurações assim:

<novo servidor em rede registrado acima> -> Register existing database:

nome: qualquer(para teste)

caminho: /opt/firebird/DBLOJA.FDB

usuario: sysdba

senha: masterkey

E a conexão também funcionou muito bem novamente. Verifiquei os dados através de select. Rsrs.

Foi uma experiencia bem traumática. Mas consegui fazer.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!