Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lazarus e Firebird 2.5 em Rede


Posts recomendados

Olá pessoal gente boa,

 

Estou com problemas para conectar o meu Lazarus 1.6.x Windows x64 com um banco de dados Firebird 2.5 que esta em uma pasta compartilhada em rede.

 

A figura 1 mostra o meu problema, 2 PCs em rede, ambos com diretorios acessiveis, um possui o banco e o firebird instalado com o firewall desligado;

Problema 1 no Lazarus eu tenho como mostrado na imagem 2, o que eu encontrei em Hostname é: para banco local deixar localhost ou em branco, pra em rede seria o IP? Isso? Segunda dúvida, com o IP colocado eu coloco em DatabaseName onde é selecionado o banco em si devo selecioná-lo como ele é encontrado em rede? por exemplo: \\192.168.1.150\COMP\BASE.FDB é isso? Porque no PC A funciona \COMP\BASE.FDB mas não a primeira opção;

Problema 2 o meu computador A com o banco esta com o firebird 2.5 64 bits instalado como super server, seria necessário instalar outro tipo de banco para funcionar em rede? O firebird que tenho esta aqui: http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-win64/2.5.6-Release/Firebird-2.5.6.27020_0_x64.exe/download foi instalado seguindo o processo "next next next..."

Problema 4 estive olhando o sistema de alias desse firebird e até testei registrar uma que ficou gfsfbrspvga332 = o caminho completo até o banco. Restartei o serviço e como sei que esta funcionando?

 

A configuração que estou usando é:

user: sysdba;

password: masterkey;

hostname: localhost ou 'em branco' ou 192.168.1.150;

Databasename: pode ser o caminho completo ou \COMP\BASE.FDB ou o alias registrado "gfsfbrspvga332"; Todos funcionam; Mas no PC B já nada funcionou.

 

Preciso de uma ajuda.

rede.png

lazarus.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na máquina A eu usei os seguintes caminho usando a ferramenta ISQL do firebird e todas funcionaram:

1-) connect "192.168.1.150:C:\\bd\\BASE.FDB" user sysdba password masterkey;

2-) connect "192.168.1.150:\bd\\BASE.FDB" user sysdba password masterkey;

3-) connect "192.168.1.150:bd" user sysdba password masterkey;

 

Na máquina B nada funcionou na verdade o resultado nela foi o que vocês podem ver na imagem 2.

Nela foi testado o mesmo firebird 2.5.6 da maquina A como:

1-) Instalação completa(tudo);

2-) Instalação Mínima do cliente sem ferramentas e;

3-) Instalação mínima com ferramentas;

 

 

Na máquina A o firewall esta desligado, o acesso a pasta complatilhada: \\192.168.1.150\bd\ esta acessível mesmo com o firewall desligado eu adicionei a porta 3050/tcp na exceção. Em um tutorial que encontrei de banco de dados firebird em rede a adição da seguinte linha no arquivo do Windows com caminho: C:\Windows\System32\drivers\etc\services: 

gds_db              3050/tcp                            #Firebird
gds_db              3050/udp                            #Firebird
 

A máquina foi reiniciada e ainda nada de funcionar, não sei o que fazer mais.

 

 

 

Ou o problema esta na máquina B ou realmente não é possível fazer a conexao em rede com os recursos que eu tenho. :(, continuarei tentando.

 

 

 

resultado1.png

resultado2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei a solução...

 

1)Formatei o PC A e instalei Fedora 25 x64, atualizei a máquina usando os comandos:

#dnf update dnf

#dnf -y update

 

2)Instalei o firebird-superserver usando o comando:

#dnf install firebird-superserver(mais recente)

 

3)Na GUI do Firewall mudei a zona pra home(meu caso) e inseri a port 3050 TCP e UDP na lista de portas;

 

Feito isso o branco já estava funcionando sem problemas na máquina A, para teste no Lazarus(PC B em rede) fiz:

Na máquina B no componente IBConnection usei as configurações assim:

username: sysdba

password: masterkey

hostname: 192.168.1.150 (mudei agora pra 192.168.1.187)

databasename: /opt/firebird/DBLOJA.FDB (teste) 

 

E funcionou muito bem, pra teste final executei o Flamerobin na máquina B e registrei o servidor assim:

Flamerobin -> Server -> Register Server:

nome: <vazio>

hostname: 192.168.1.187

port: 3050

 

Depois disso registrei o banco de dados usando as configurações assim:

<novo servidor em rede registrado acima> -> Register existing database:

nome: qualquer(para teste)

caminho: /opt/firebird/DBLOJA.FDB

usuario: sysdba

senha: masterkey

 

 

E a conexão também funcionou muito bem novamente. Verifiquei os dados através de select. Rsrs.

Foi uma experiencia bem traumática. Mas consegui fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...