Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

a verdade sobre o clock


Bad Follen

Posts recomendados

Então pessoal, voltei com mais uma duvida (e creio eu que seja boa essa)

Eu andei vendo o post comparativo das placas Geforce aqui no CDH, e fui ver minha placa d evideo GTX 550 TI 1GB.

O que eu observei foi isso aqui :

GeForce GTX 550 Ti

Clock: 900 / 1.800 MHz

Ou seja, o clock da minha placa vai de 900Mhz(fabrica) à 1800Mhz.

MAS PERAI

1800Mhz? mas se eu passar de 1200, a placa crasha. Como assim ele pode operar até 1800Mhz?(ignorando a temperatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Raul Melo disse:

Então pessoal, voltei com mais uma duvida (e creio eu que seja boa essa)

Eu andei vendo o post comparativo das placas Geforce aqui no CDH, e fui ver minha placa d evideo GTX 550 TI 1GB.

O que eu observei foi isso aqui :

GeForce GTX 550 Ti

Clock: 900 / 1.800 MHz

Ou seja, o clock da minha placa vai de 900Mhz(fabrica) à 1800Mhz.

MAS PERAI

1800Mhz? mas se eu passar de 1200, a placa crasha. Como assim ele pode operar até 1800Mhz?(ignorando a temperatura)

Posso estar enganado, mas acredito que 1800 seja o shadder. A placa tem 3 clocks principais: Gpu, Shadder e vRAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Raul Melo disse:

@Imakuni como assim? ta na coluna clock 900/1800Mhz. e no MSI tb o limite é de 1800

900mhz na GPU, 1800mhz no shadder (que geralmente é o dobro do clock da GPU), sei lá quanto na vRAM (não lembro de cabeça). Ignore o limite no Afterburner, isso ai é algo irreal que não significa nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Raul Melo disse:

@Imakuni Perai, então eu tenho um slider no "core clock" que vai até 1800Mhz, mas na vdd não é o clock?

Não, não é isso. O slidder que você vê é do core clock mesmo, é só que existe um terceiro slidder, que não aparece no afterburner, que brinca com o shadder.

 

1 minuto atrás, Raul Melo disse:

E o meu não tem mas, não deveria ter outro slider escritos "shader clock"?

Se você usar um programa mais específico (diga-se Nvidia Inspector), ai você vai ver esse slidder extra e vai poder brincar com o shadder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Raul Melo disse:

@Imakuni Ta bom, mas então qual o limite do core clock real?

Até onde suas placa aguentar. Se dá crash em 1200 mas não dá em, digamos, 1190, então seu limite é 1190. Não tem como saber o limite até testar, faça o seu overclock e veja até onde a placa chega.

6 minutos atrás, Raul Melo disse:

E porque no meu slider vai até 1800?

Porque alguma hora ia ter que parar. Então nada mais lógico que 2x clock da GPU (que já é um absurdo) como limite do slidder, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Ah! Então funciona assim (me corrija se estiver errado): O fabricante faz a placa em mente que ele tem que funcionar a clock X. Depois ele testa a placa.

(OBS: Minha placa já vem overclockada de fabrica pra 1200Mhz, mas ela é velha e foi feito mais over e blablabla não funciona mais em 1200.)

Ai ele entrega a placa com o clock que ele testou, MAS, ele deixa mais o 2X de clock "disponivel" pra você tentar com overclock (mesmo ele sabendo que não vai funcionar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

@Imakuni Ah! Então funciona assim (me corrija se estiver errado): O fabricante faz a placa em mente que ele tem que funcionar a clock X. Depois ele testa a placa.

(OBS: Minha placa já vem overclockada de fabrica pra 1200Mhz, mas ela é velha e foi feito mais over e blablabla não funciona mais em 1200.)

Ai ele entrega a placa com o clock que ele testou, MAS, ele deixa mais o 2X de clock "disponivel" pra você tentar com overclock (mesmo ele sabendo que não vai funcionar).

Não é que ela deixa o dobro disponível. Na realidade, ela não tem limite nenhum, quem limita é o programa de OC. Se quisesse, o Afterburner poderia ter colocado, digamos, 1638740mhz como limite, porquê por quê não? É só que em algum momento teria que parar, e no caso, parece que foi em 1800.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Raul Melo disse:

Voltando então ao shader agora... O que é e no que ele influi na hora de uma jogatina?

É a mesma coisa que o core e a vram: é um componente da placa que faz parte do processo de render. Assim com a vram e o core, um OC nos shadder pode aumentar um pouco a performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!