Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Encontramos na Internet esquemas de proteção usando o TIC106. O sistema ou a balconista de uma eletrônica local me apresentou o BT151-500 como um possível substituto. Para uma aplicação prática, como compará-los?

Ou seja, se o TIC106 me atende, como pode ficar o BT151-500?

Eu sei que de modo mais simples de ver, ele é "superior"...

Mas haverá um detalhe pelo qual ele se tornará menos do que o outro?

• Membro VIP
Postado

sim é 'superior' e há  'um detalhe'...

o bt na maioria das aplicações atende. Mas tem um detalhe quase desapercebido que o tal de IGT gate trigger current

tic=0.005mA

bt=15mA

(coloquei os extremos pra causar impacto)

Ou seja pro tic disparar basta uma 'leve brisa' no gate, o bt, precisa de um 'furacão'.

Na prática: p.ex. circuito dimmer projetado pro tic pode não operar normalmente com o bt

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esse "furacão" pode implicar em demora, a depender das demais correntes, não é?

Aproveitando....

Por que aquele circuito de proteção de bateria, feito pelo @Tomazelli, prefere usar um MOSFET? Qual é o diferencial básico na opção?

Eu já vi o pessoal discutindo brevemente a coisa, mas não consegui fazer a síntese.

• Membro VIP
Postado

implica simplesmente no 'não disparo' do scr

não conheço o circuito do tomaz . Vejamos... Scr alimentado com dc quando dispara, 'nunca mais' desliga. Este efeito junto com um relé, serve como trava pro mesmo o que causa o desligamento do sistema ou seja a proteção. Ou seja, um sistema bem minimalista e bacana. Com mosfet tende a ser menos minimalista... não conheço do tomazeli

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz , eu devo estar com alguma deficiência, pois, esquecido deste tópico, acabo de trazer dois BT151-500R pra casa. Na loja, a vendedora me dizia que a linha TIC ela não trabalhava, que era mais cara, etc. Eu estava com a cabeça nas nuvens e trouxe o que ela propôs. Chegando em casa, a "surpresa".

Mas agora isso me dá nova oportunidade para pensar...

Porque eu não devo ajustar o circuito para trabalhar com os 15 mA? Talvez para não demandar resistores mais potentes?

Estou me sentido um leso. Talvez eu precise fazer horas de meditação antes de pisar novamente numa eletrônica para comprar algo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!