Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na Placa-mãe MSI 890GXM-G65 - Liga mas não da BIP


Posts recomendados

Olá amigos do CdH!

Estou com um problema na minha placa-mãe MSI 890GXM-G65.

História de como o problema começou:

Spoiler

Já faz um tempo que eu fui caçar fazer overclock no meu Phenom II X4 965 (Revisão C3, de 125W) e queria de qualquer forma que ele chegasse aos 4GHz. Depois de inúmeras tentativas, coloquei a tensão do processador em 1,5500V (Não assim de cara, já tinha testado várias opções), e depois disso, o computador parou de funcionar. Opssssssss

 

Lendo este parágrafo acima, vocês provavelmente irão dizer "Seu processador deve ter queimado, etc...", mas não, tudo, exceto a placa-mãe está funcionando em perfeito estado. Inclusive todos os componentes restantes desse PC (Vamos chama-lo de "PC1")* foram usados no PC2 (assinatura), com uma AsRock N68-S3 UCC e funcionam em perfeito estado, porém com o gargalo absurdo no processador (tive que fazer underclock), na placa de vídeo (além de diminuir performance do processador, tenho a impressão que a versão do PCIe é 1.1) e até no SSD (barramento SATA-300), resolvi voltar à configuração original do PC2.

 

PC1: MSI 890GXM-G65 - AMD Phenom II X4 965 + Küler H²O 920 - PNY GeForceGTX 680 - SSD Corsair PerformancePro 128GB + HD Samsung 500GB 5400RPM - 2x4GB Patriot Signature 1600MHz + 1x2GB Patriot 1600EL Series @ 1333MHz Total: 10GB - Corsair TX850 - Thermaltake Armor A60 AMD Edition

 

Continuando: Quando eu ligo a placa-mãe apenas com o necessário (processador, 1 módulo de memória, cooler e fonte), os componentes ligam e esquentam, tanto processador quantos os chipsets, inclusive os LEDs que indicam a "CPU Phase Power Mode" (onde suponho que indica que está levando energia ao processador) acendem. Por isso eu tenho uma esperança de que ela não tenha morrido de vez...

Então amigos, será que a placa-mãe já era mesmo? Ou será que ainda há alguma forma de recuperá-la?

 

Depois de conseguir recuperar uma placa-mãe com capacitores estufados sem a menor experiência na época, estou aceitando qualquer "desafio", até porque se ela não voltar a funcionar, irei comprar outra no mercado livre, mesmo sem estar podendo :(

 

Desde já, obrigado a todos!

 

EDIT1: Fui testar agora, a placa-mãe liga mesmo sem ter processador e memória :o

 

PS: Imagens atuais da placa-mãe:

Spoiler

gmGKDkg.jpg

maX3Hui.jpg

oRmvTbI.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Ressuscitando o tópico. Eu tenho essa mesma placa com um Phenom II X4 que ficou muito tempo parado. Funcionava perfeitamente  mas ficou guardado depois que comprei um sistema com placa Asus e processador FX-8350. Um tempo depois a MB Asus parou de funcionar e o led de defeito do processador ficava aceso. Retirei o Phenom da placa antiga e instalei em substituição ao FX mas mesmo assim continuou sinalizando processador com defeito. Abandonei a Placa Asus, comprei outra placa-mãe e outro processador e a vida continuou. Esses dias voltei a placa MSI. Reinstalei o Phenom II nela mas não subiu o sistema. A ventoinha do processador liga mas não dá bip e não aparece imagem, nem com placa de vídeo dedicada e nem com a on-board. Comprei um outro processador Phenom II e não resolveu. Instalei 4 pentes de memórias e nem uma funcionou. Verifiquei todas as tensões da placa e estão todas normais. Medi a tensão em todos os capacitores do regulador de tensão do processador e todos estão dando uma tensão de aproximadamente 1,02V o que acho que é normal apara o processador, visto que no primário do regulador está com 12V. O processador e os chips da ponte norte e sul aquecem normalmente. Só não testei os processadores em outra placa porque não tenho acesso a nenhuma com soquete AM3+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!