Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar 2 amplificadores PAM8403 em paralelo


mattaus

Posts recomendados

Estou tentando conectar dois amplificadores de 6W em paralelo (para tocar 4 alto falantes) a partir de um sinal estéreo. Porém ao conectar os dois, o som das caixas é terrivelmente baixo mesmo no volume maximo (obviamente por que o sinal foi dividido). Alguma dica de melhorar o volume sem usar um pré amplificador alterando algum arranjo no amplificador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, SAMUEL SANTOS FAUSTINO disse:

nao é possível casar dois amps de circuitos diferentes pois a questão da impedância e potencia de sinal mesmo que iguais estão em fases diferentes, o correto seria você adquirir um amp da potencia desejada.

Mesmo sendo dois amplificadores idênticos? No caso não encontrei nenhum amplificador classe D de baixa potência que tenha saída para 4 alto falantes. O mais próximo é o PAM8406 de potência 2x 5W a 2 ohms (nesse caso conectando dois alto falantes de 4 ohms em cada saída)

 

24 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

a resposta está na dúvida: 2 autofalantes para cada amplificador é a melhor opção

Acredito que tenha entendido errado: cada amplificador tem uma saída para dois alto falantes de 3w 4 ohms cada um. Eu tenho 4 alto falantes destes e gostaria de conectar Dois amplificadores para ter 4 saídas de som, exatamente como a foto abaixo. O que ocorre é que, no meu caso, o som final acaba sendo mais baixo que usando um só amplificador, o que deixa o arranjo inviável. Vi outras pessoas fazendo igual, sem problemas. O que posso estar errando?FT8T3L9I028Z1N3.LARGE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, mattaus disse:

Acredito que tenha entendido errado

ou você descrito a problemática de forma errada tanto é que até o recem chegado amigo @SAMUEL SANTOS FAUSTINO  interpretou corretamente como achou que você estava a pensar.

 

Agora sim... melhorou... 1 imagem vale + que 1k palavras. Assim sendo chego a conclusão que sua fonte 5V não está conseguindo alimentar os 2 módulos. Coloque uma mais potente ou uma pra cada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Agora sim... melhorou... 1 imagem vale + que 1k palavras. Assim sendo chego a conclusão que sua fonte 5V não está conseguindo alimentar os 2 módulos. Coloque uma mais potente ou uma pra cada

 

Estou usando uma fonte de 5V 2A, mesmo com os dois amps consumindo o máximo, eles ainda estão abaixo do total que a fonte manda. 
Esta correto a conexão das entradas do amp ou devo inserir algum resistor ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não consigo ver problema em ligar as entradas como você ligou.

 

Quanto à fonte 5Vx2A (10W) existe alguma chance de ela ser made in china? Se sim, existe uma boa chance de ela não conseguir fornecer sequer 1A. Tente com outra de pelo menos 3A de verdade ou uma de 2A pra cada módulo como já de disse.

adicionado 8 minutos depois

Ah sim, apesar de aparentemente estarmos confundindo fonte com carregador de celular, saibamos que eletricamente são a lesma lerda. Algo que pode ajudar (depois de conseguir uma fonte apropriada) é colocar um capacitor de pelo menos 3300uF/10V em cada entrada dos seus módulos entre +5 e gnd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Quanto à fonte 5Vx2A (10W) existe alguma chance de ela ser made in china? Se sim, existe uma boa chance de ela não conseguir fornecer sequer 1A. Tente com outra de pelo menos 3A de verdade ou uma de 2A pra cada módulo como já de disse.

Uso uma fonte/carregador Samsung que realmente consegue fornecer os 2A :D

 

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

Ah sim, apesar de aparentemente estarmos confundindo fonte com carregador de celular, saibamos que eletricamente são a lesma lerda. Algo que pode ajudar (depois de conseguir uma fonte apropriada) é colocar um capacitor de pelo menos 3300uF/10V em cada entrada dos seus módulos entre +5 e gnd

Também coloquei o capacitor na entrada de energia dos amps mas o áudio continua baixo.
Existe alguma relação entre a conexão dos dois amplificadores e o potênciômetro que estou usando para regular o volume estar causando o problema? A impedância não é alterada quando eu divido o sinal de som da entrada dos amps?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, mattaus disse:

potênciômetro que estou usando para regular o volume

Não vi o potenciometro no seu desenho e nem como ligou ele na parada

 

55 minutos atrás, mattaus disse:

A impedância não é alterada quando eu divido o sinal de som da entrada dos amps?

sim ao ligar as entradas em paralelo a impedância é menor. Não sei o que vc está ligando nas entradas. Se for de alta impedância, tudo a ver

 

56 minutos atrás, mattaus disse:

realmente consegue fornecer os 2A

Tem certeza absoluta disso? Além do + vc está querendo 6+6W=12W em uma fonte que supostamente consegue fornecer 10W. E se estiver usando os conectores usb do carregador, saiba que perde potência nos contatos.

O que mesmo está te impedindo de usar duas fontes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Não vi o potenciometro no seu desenho e nem como ligou ele na parada

 

Desculpe não ter colocado. Editei a imagem. 

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem certeza absoluta disso? Além do + vc está querendo 6+6W=12W em uma fonte que supostamente consegue fornecer 10W. E se estiver usando os conectores usb do carregador, saiba que perde potência nos contatos.

O que mesmo está te impedindo de usar duas fontes?

 

Agora que a ficha caiu aqui. Realmente pode ser falta de corrente, afinal são 10 W para alimentar os dois amplificadores de 6W, mais o decodificador de MP3. Porém se fosse isso, não deveria ter alguma falha ou corte apenas ao aumentar o volume?

amp.png

 

Obs.: Tenho apenas capacitores de 6.3 V, agora que vi que você sugeriu de 10 V. Tenho apenas de 1000 uF, 1800 uF e 3300 uF ambos 6.3 V e 1500 uF 16 v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim pode ser 6.3V de boa. Não estou vendo o terra indo pro seu music speaker. O que era ligado nele como saída? Fone de ouvido? Ou auto falantinho? Em ambos os casos penso que vc deve colocar um "simulador" de carga entre saída e gnd. Fone de ouvido = 32 Ohms, a.f.= 8 Ohms (33 e 10 tá bão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 01/02/2017 às 08:12, Isadora Ferraz disse:

Sim pode ser 6.3V de boa. Não estou vendo o terra indo pro seu music speaker. O que era ligado nele como saída? Fone de ouvido? Ou auto falantinho? Em ambos os casos penso que você deve colocar um "simulador" de carga entre saída e gnd. Fone de ouvido = 32 Ohms, a.f.= 8 Ohms (33 e 10 tá bão)

 

Esqueci de riscar o desenho e colocar o terra. Mas está. Era ligado alto falantes de 4 ohms cada. Esses PAM8403 não são legais com fones por que não podem compartilhar um terra na saída. 

 

Amigo depois de algumas experiências, nenhuma deu um resultado legal. Todas as formas que testei o som não é melhor que quando uso apenas um amplificador e isso inviabiliza usar dois. 

 

Acredito que seja mais vantajoso eu trocar os dois PAM8403 de 3W por canal a 4 ohms por um PAM8406 que tem 5W por canal a 2 ohms e conectar 2 alto falantes em paralelo por canal (cada alto falante tem 4 ohms e 5 W). Vou tem no máximo 10 W de saída aproveitando o projeto original sem gambiarras dentro da maior eficiencia do CI (2 ohms segundo o datasheet). 

 

Uma dúvida, nessa nova configuração usando o PAM8406, posso conectar um circuito passivo passa alta ou passa baixa em um dos alto falantes sem danificar ou alterar a resistencia ohmica da saída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!