Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, venho através deste tópico pedir uma ajuda aos senhores! 

Tenho uma placa de vídeo da Gigabyte modelo G1 GAMING GTX 970, de 1 mês pra cá houveram dois problemas estranhos que foram a tela do meu PC ter ficado em uma cor verde e logo após isso o computador crashou, daí quando reiniciei o computador voltou normalmente. Isso havia acontecido somente duas vezes de 1 mês pra cá. 

Entretanto, hoje (03/02/17) tive o "ULTIMATO" do problema e agora minha placa funciona, dá vídeo porém com esse tom rosa, de vez em quando verde e até mesmo laranja! Fica alternando entre essas cores. Pensei logo de primeira ser os drivers e fiz uma desinstalação completa com o DDU e continou com o mesmo problema. Até mesmo formatei o computador temendo ser algo relacionado ao Windows, porém sem sucesso. 

As especificações do meu computador são essas: 

Mobo: H61M-P31 (G3)
CPU: Core i3 3220 3.30GHz
GPU: GTX 970 G1 GAMING 4 GB (rev 1.1)
RAM: 8 GB (2x4) MarkVision 1333 MHz
Case: Sharkoon ATX VG4-W (blue)

O mais interessante e estranho é que esse problema só acontece quando estou com os drivers ativado, quando eu desativo os drivers da placa de vídeo ela fica ligada sem problemas, sem ter essa tela rosa/verde/laranja. Vou testar em outro computador o mais breve possível, mas estou torcendo pra ser a PCI-E da minha placa mãe, apesar de achar isso pouco provável e talvez estar presenciando um adeus da minha tão querida placa (de menos de um ano de uso, comprada no mês 04 de 2016). 

Enfim, espero que alguém aí possa me dar um amparo em relação a isso, sobre possibilidades do problema e tudo mais! Um forte abraço. 
:tw_confounded:

Postado
6 minutos atrás, xW4LK3R disse:

O mais interessante e estranho é que esse problema só acontece quando estou com os drivers ativado, quando eu desativo os drivers da placa de vídeo ela fica ligada sem problemas, sem ter essa tela rosa/verde/laranja. Vou testar em outro computador o mais breve possível, mas estou torcendo pra ser a PCI-E da minha placa mãe, apesar de achar isso pouco provável e talvez estar presenciando um adeus da minha tão querida placa (de menos de um ano de uso, comprada no mês 04 de 2016). 

Pode torcer, mas provavelmente é a placa mesmo. Ela funcionar sem driver, mas ficar estranha com ele é sinal clássico de defeito no chip. Acontecesse com ou sem driver, daria para argumentar que talvez fosse o cabo ou quem sabe a saída de vídeo... mas se só acontece com o driver, então é bem provável que o problema seja a placa.

De qualquer forma, teste em algum outro PC, não custa nada. Ah, e já vá se preparando para acionar a garantia...

Postado

Obrigado pela resposta sincera amigo, eu também acredito que seja a placa e não há tanto o que fazer. 

Conversei um pouco com um amigo "sabe tudo" de informática e teimou que era a bios, pelo fato de eu já ter atualizado a bios anteriormente para fazer a placa funcionar. Daí com os novos drivers, o problema agravou mais ainda (é curioso que deu esse problema um dia após eu ter instalado os novos drivers da NVIDIA). Mas acho que não tem muito a ver. 

Vou tentar acionar a Pichau! Obrigado novamente amigo @Imakuni.

Postado
5 minutos atrás, xW4LK3R disse:

(é curioso que deu esse problema um dia após eu ter instalado os novos drivers da NVIDIA)

Opa, bandeira vermelha ai. Se isso é recente, pode ser que a causa seja algum bug no driver (é raro, mas pode acontecer). Tente ai uma versão mais antiga... digamos, a 372.90, porquê por quê não?

Veja se volta a funcionar normal.

Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Opa, bandeira vermelha ai. Se isso é recente, pode ser que a causa seja algum bug no driver (é raro, mas pode acontecer). Tente ai uma versão mais antiga... digamos, a 372.90, porquê por quê não?

Veja se volta a funcionar normal.

Aí que tá, após fazer uma desinstalação dos drivers e instalar a versão anterior, o problema persistiu. Entretanto, eu não tentei fazer uma desinstalação completa, apenas fui no Gerenciador de dispositivos > desinstalar driver + desativar. Após ter feito isso instalei a versão anterior. Em tese somente fazendo isso o driver é desinstalado? 

Mas mesmo com o último driver, o problema só veio manifestar-se hoje, se fosse um bug não deveria manifestar logo na hora?

adicionado 1 minuto depois

Detalhe que antes mesmo de atualizar pra esses novos drivers, duas vezes já aconteceram congelamentos com essas cores verdes e fui obrigado a dar reboot e após isso tudo voltava a funcionar normal. Isso já não comprovaria ainda mais o chip defeituoso?

Postado
1 minuto atrás, xW4LK3R disse:

Em tese somente fazendo isso o driver é desinstalado? 

No geral, é. Mas quando você está tendo problemas, use um programa chamado DDU em modo de segurança para garantir.

2 minutos atrás, xW4LK3R disse:

Mas mesmo com o último driver, o problema só veio manifestar-se hoje, se fosse um bug não deveria manifestar logo na hora?

É bem mais improvável, realmente, mas não seria algo inédito.

Postado

* Apenas complementando com o que eu havia dito antes, fiz todo o procedimento de remoção no modo de segurança com o DDU e mesmo instalando outros drivers mais antigos o problema persistiu, na verdade, parece até que piorou como as imagens a seguir demonstram:

sE7SuCr.jpg

r0d4vP5.jpg

Daí após abrir o mediaplayer misteriosamente mudou a cor pra rosa: 

IvyqL2F.jpg

Bom, vou me conformar com a placa de vídeo me dizendo adeus lentamente e vou ter que usar a onboard, hahaha. Me sinto um órfão. 

Talvez eu invista em uma GTX 1060 no futuro. 

Obrigado a todos pela ajuda.

TAG extras:

Nvidia 970 artefacts, Nvidia gtx 970 pink screen glitch crash

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!