Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Qual a minha dúvida, quero saber se eu to viajando, se faz algum sentido esse meu pensamento...

A maquina:

Tenho ela há 3 anos, nunca me deu problema e atende as minhas necessidades nos jogos e dia a dia, porém percebo que ela esta ficando ultrapassada, quase sempre os hardwares começam a apresentar problemas após o 3º ano de uso, e não quero ter que comprar outro ou fazer um upgrade quando ele apresentar algum problema.

Olhando apenas para ganho de desempenho e/ou trocar por querer um setup mais atual n faz sentido mesmo, é até fútil, admito.

A ideia é:

Por este PC ainda ter vida útil de mais de 2 anos tranquilamente, não apresentar problema nenhum e ser uma maquina muito boa, ele ainda tem um bom valor de mercado e vende mais fácil.

Com isso, possuo um bom "ativo" na minha mão para atualização.

Estou comparando ele com um carro, quanto mais tempo demorar pra trocar por um novo, mais dinheiro você perde pela desvalorização e tempo de uso que vai começar a aparecer as manutenções.

Segue Setup:

Processador: Intel Core i5-3330 Ivy Bridge
VGA: R9 280x Sapphire 3GB 384bits
RAM: 8Gb Corsair 1333mhz
Fonte: CX500M
HD: 500GB -to pensando se vendo com ou sem HD-
Placa-Mãe: GA B75M D3H
Gabinete: CM Haf 912

Fiz uma cotação há uns meses atrás e para montar uma maquina nova dessa, custa em torno de R$3,200. -que impressionantemente, está mais caro que no tempo q eu montei-

Depreciação de 10% a.a, 3 anos de uso = R$2.240

A dúvida:

Vender por R$2.000,00, investir mais uns ~R$1.200,00 e montar uma maquina atualizada pra durar mais 4 anos.

Ou

Pegar esse 1.2k e fazer um upgrade?

O que vocês sugerem e porque?

pc_2014.jpg

Postado
5 minutos atrás, binhOw disse:

porém percebo que ela esta ficando ultrapassada e não quero ter que comprar outra ou fazer um upgrade quando ela apresentar problema.

Me pergunto qual a sua definição de "ultrapassada". Ela está tendo desempenho ruim com alguma coisa em particular?

Seu PC não é novo, mas ainda assim é bem decente, não há nenhuma peça que grite "upgrade!" logo de cara (fora talvez a falta de um SSD).

Postado
29 minutos atrás, Imakuni disse:

Me pergunto qual a sua definição de "ultrapassada". Ela está tendo desempenho ruim com alguma coisa em particular?

Seu PC não é novo, mas ainda assim é bem decente, não há nenhuma peça que grite "upgrade!" logo de cara (fora talvez a falta de um SSD).

Está ultrapassado em comparação com as ultimas gerações.

Processadores, memórias e VGAs que estão mais eficientes e econômicas.

Mas foi como eu falei, ele não me deixa na mão PRA NADA, porém, quero usar exatamente isso ao meu favor pra não perder dinheiro no ano que vem ou no próximo, pois os hardwares estão começando a "chegar na idade". Raro um usuário que tenha um PC/Notebook que não apresentou problema nenhum depois do 3~4º ano de uso.

Esse PC deu a primeira tela azul em dezembro/16 (exatamente completando 3 anos de uso), pode não ser por motivos de hardware, eu sei, mas foi nesse momento que me bateu a ideia de trocar pela idade e não por desempenho.

Essa maquina vai durar mais uns 2~3 anos brincando, e pra quem n tem condição de montar uma nova, é um ótimo custo x beneficio, da pra JOGAR MUITO com ela ainda. Não quero chegar no ponto de vender uma maquina/peça que tenha defeito.

Acho que agora deu pra entender um pouco minha ideia por trás da duvida. Obrigado por perguntar.

:D

Postado

Seu caso é meio complicado... Vender para compra novo não faz lá muito sentido, vai acabar ficando com um desempenho pouca coisa melhor. Por outro lado, fazer upgrade também é um problema.

Se eu fosse você, esperaria pelos Ryzen. Vamos ver como eles chagam, vai que valham a pena... de qualquer forma, aconselho começar trocando a plataforma. Feito isso, dá para vender a mobo + CPU + RAM antigas, seguido da placa de vídeo, para trocar por uma nova.

Postado
17 minutos atrás, Imakuni disse:

Seu caso é meio complicado... Vender para compra novo não faz lá muito sentido, vai acabar ficando com um desempenho pouca coisa melhor. Por outro lado, fazer upgrade também é um problema.

Se eu fosse você, esperaria pelos Ryzen. Vamos ver como eles chagam, vai que valham a pena... de qualquer forma, aconselho começar trocando a plataforma. Feito isso, dá para vender a mobo + CPU + RAM antigas, seguido da placa de vídeo, para trocar por uma nova.

Olhando apenas para ganho de desempenho e/ou trocar por querer um setup mais atual, n faz sentido mesmo, é até fútil, admito.

To pensando em preservar meu "investimento" e prevenir problemas futuros e só depois um pequeno aumento de desempenho. Isso também n faz sentido? kkkk To viajando?

Acabei de ler sobre o Ryzen da AMD, achei interessante a ideia, mas acho que é mais difícil vender as peças do que um PC montado.

Vou fazer uma limpeza completada nele e esperar esse lançamento.

Obs.: Vou editar o tópico pra galera entender melhor a minha ideia. Não ficou claro a minha duvida sobre esse "upgrade".

Postado
17 minutos atrás, binhOw disse:

mas acho que é mais difícil vender as peças do que um PC montado.

É justo o contrário. RAM e placa de vídeo, por exemplo, vendem até que bem fácil. Vai ter um pouquinho mais de dificuldade em vender a placa-mãe e mobo, mas não é tão ruim assim.

Postado

@binhOw , pensamento interessante amigo. Eu até acho que valeria a pena pegar algo mais novo, mas desde que seja bem melhor e, nesse caso, o investimento seria maior.

Pra sair do seu i5, eu recomendaria um i7 6700 ou aguarda o Ryzen. Caso contrário, o ganho de rendimento e o custo-benefício seriam pequenos. Placa de vídeo, no mínimo uma RX 480 ou GTX 1060.

Sobre HD, melhor trocar também. Lembrando que o i7 tem ganho apenas em alguns jogos e você teria ganho também em renderização de vídeo.

Postado

@binhOw vou te dar 2 dicas:

1) Vendendo pc : Primeiro, faça uma cotação realista de quanto custa um pc intermediario novo. Depois, considere o preço de venda do seu pc considerando o desconto caso voce use sites como mercado livre ou algum meio de venda que cobram uma pequena taxa. Compare o preço dos pc que ja estão a venda, e sao muitos. Caso voce decida realmente vender, assuma uma estrategia de markting, ou seja, divulgue o seu produto atraves de redes sociais como facebook ,twinter e ate desse forum de hardware.

2) Nao vendendo pc : investa esse 1200 reais no tesouro direto, ou em alguma aplicação lucrativa, lembrando q com esse dinheiro voce ja consegue investir. Nao coloque na poupança porque rende pouco. Depois de 2 ou 3 anos, voce vai poder aproveitar o seu gabinete + fonte + hd . Vamos supor q ate la você tenha 2 mil na mao. Com 2 mil você compra processador + placa-mãe + memoria. Placa de video você teria q investir mais.

Pesquise por um bom tempo no mercado livre , olx computadores usados nessa faixa de preço. Veja quanto voce poderia pedir por esse pc. Se voce chegar a conclusao q vale a pena, va fundo. se nao, aplique o seu dinheiro, junte um pouco mais pensando no futuro.

e enquanto isso você pode fazer manutenção no seu pc por exemplo fazendo limpeza e trocando a pasta termica.

abraços.

Postado
6 minutos atrás, Viinni disse:

@binhOw vou te dar 2 dicas:

1) Vendendo pc : Primeiro, faça uma cotação realista de quanto custa um pc intermediario novo. Depois, considere o preço de venda do seu pc considerando o desconto caso voce use sites como mercado livre ou algum meio de venda que cobram uma pequena taxa. Compare o preço dos pc que ja estão a venda, e sao muitos. Caso voce decida realmente vender, assuma uma estrategia de markting, ou seja, divulgue o seu produto atraves de redes sociais como facebook ,twinter e ate desse forum de hardware.

2) Nao vendendo pc : investa esse 1200 reais no tesouro direto, ou em alguma aplicação lucrativa, lembrando q com esse dinheiro voce ja consegue investir. Nao coloque na poupança porque rende pouco. Depois de 2 ou 3 anos, voce vai poder aproveitar o seu gabinete + fonte + hd . Vamos supor q ate la você tenha 2 mil na mao. Com 2 mil você compra processador + placa-mãe + memoria. Placa de video você teria q investir mais.

Pesquise por um bom tempo no mercado livre , olx computadores usados nessa faixa de preço. Veja quanto voce poderia pedir por esse pc. Se voce chegar a conclusao q vale a pena, va fundo. se nao, aplique o seu dinheiro, junte um pouco mais pensando no futuro.

e enquanto isso você pode fazer manutenção no seu pc por exemplo fazendo limpeza e trocando a pasta termica.

abraços.

Concordo com sua opinião

Postado
Em 12/02/2017 às 09:47, Rodrigo Sobral disse:

@binhOw , pensamento interessante amigo. Eu até acho que valeria a pena pegar algo mais novo, mas desde que seja bem melhor e, nesse caso, o investimento seria maior.

Pra sair do seu i5, eu recomendaria um i7 6700 ou aguarda o Ryzen. Caso contrário, o ganho de rendimento e o custo-benefício seriam pequenos. Placa de vídeo, no mínimo uma RX 480 ou GTX 1060.

Sobre HD, melhor trocar também. Lembrando que o i7 tem ganho apenas em alguns jogos e você teria ganho também em renderização de vídeo.

Então não acha q vale a pena apenas "atualizar" pro Kit I5 7400 +MB+ DDR4?

@Viinni Vendendo o PC seria exatamente isso que iria fazer.

Não vendendo o PC, interessante vou avaliar o investimento.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!