Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Confrades, estou com um problema sério com a integridade da minha memória. A seguir, relatarei o histórico do meu problema:

Hoje, durante a tarde, inventei de jogar um joguinho com um colega de faculdade. Entramos no jogo e eis que nos primeiros momentos da partida meu computador "crashou". A tela azul apareceu, e, com ela, uma mensagem sugerindo que talvez o problema fosse no hardware. Bom, o computador reiniciou, e, como meu amigo estava me esperando, fui jogar e esqueci do problema. Fiquei umas 2 horas jogando direto e nada aconteceu, nenhum "crash", nenhuma tela azul. Após a partida, resolvi investigar o problema - entrei no Visualizador e eventos do Windows e constatei o seguinte erro: Nível Crítico Kernel-Power 41 (63). Resolvi então executar uma série de diagnósticos no computador e nenhum problema foi constatado, exceto quando executei o Diagnóstico de Memória do Windows. No teste ficou constatado que existe um problema na memória do micro.

Pois bem, gostaria de saber como devo proceder. Eu sei que existe um problema com as memórias, mas em qual pente? Eu tenho 4 pentes de 4GB (DRR3-1333). Como devo proceder, amigos?

Postado
26 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 olá, boa noite.

O que eu recomendaria à fazer, é realizar o "memtest" em cada uma das memórias.

Remova 3 e teste uma à uma.

Caso haja algum problema com um dos pentes, como saberei? Outra coisa, o mínimo de memória para rodar o Win 10 não é 4GB? Não haverá algum problema com isso?

Postado
agora, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 na verdade, não existe isso deve ter 4GB, o que você diz, é que a "microsoft recomenda isso" já usei Windows 10 em apenas 2GB DDR2 667mhz.

Caso seja em 2 pentes o memtest deve mostrar quais os pentes específicos mesmo testando 1 por 1.

Ah entendi! Apesar de ter feito curso de Hardware, eu nunca trabalhei na área, então não tenho vivencia nenhuma Hahaha Tenha paciência comigo Hahaha Então o que você sugere é abrir o gabinete e remover 3/4 pentes; em seguida, tentar dar "power" no PC. Caso haja algum problema com uma, ou talvez duas, memórias o computador chegará a ligar?

Postado
5 minutos atrás, Lopes2000 disse:

Ah entendi! Apesar de ter feito curso de Hardware, eu nunca trabalhei na área, então não tenho vivencia nenhuma Hahaha Tenha paciência comigo Hahaha Então o que você sugere é abrir o gabinete e remover 3/4 pentes; em seguida, tentar dar "power" no PC. Caso haja algum problema com uma, ou talvez duas, memórias o computador chegará a ligar?

Como o amigo acima falou, teste uma de cada vez, faça os mesmos teste que você fez, jogue também, o windows funciona normalmente com 4GB. Até encontrar a maçã podre.

Postado
2 minutos atrás, Ronymyller disse:

Como o amigo acima falou, teste uma de cada vez, faça os mesmos teste que você fez, jogue também, o windows funciona normalmente com 4GB. Até encontrar a maçã podre.

Muito obrigado pela ajuda, amigos! Como é domingo só terei tempo para mexer com isso no próximo fim de semana, infelizmente! Mas pelo menos já sei por onde começar e o que fazer! Qualquer coisa voltarei aqui para solicitar a graça de vossa ajuda, muito obrigado!

Postado
1 minuto atrás, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 ché cara paciência pra isso eu temho bastante e sempre ajudaria a medida do possivel que eu souber :)

E sim, faça isso de retirar os 3 pentes.

Só uma dúvida, são todos pentes iguais?

Valeu cara! :D Sim, todos os pentes são iguais! A marca, caso interesse, é G.Skill!

• Curtir 1
Postado
agora, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 certo, isso diminui a chance de incompatibilidade, poia memórias diferentes podem causar isso, quando fizer o memtest, poste o resultado aqui para lhe ajudarmos :) .

Beleza meu caro, pode deixar que postarei! :thumbsup: Só peço para que aguardem até sábado, pois só terei tempo de "brincar" no próximo fim de semana! Postarei, no mais tardar, no finalzinho do dia 11/03 (sábado que vem), pode ser?

Postado
10 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 sem problemas, eu estou bastante tempo por semana aqui :)

Este é meu "Facebook"(digo rede social) :)

Sem falar que curto ajudar a turma aqui.

Hahahaha :lol: Belezura meu caro! Daqui alguns dias eu voltarei, me aguardem! Muito obrigado cara!

Postado

Boa tarde senhores! Bom, estou de volta e com novas dúvidas! Comecei a rodar o memtest na primeira memória às 14 horas, e, até o momento, o pente fechou 5 ciclos sem falhar. A minha dúvida é: quantos "pass" devo executar para concluir que o pente está saudável?

Postado
5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Lopes2000 5 ciclos? Eu sempre que testava testava com 10, más veja ai se com 10 ciclos no mem test ainda ocorrerá esse problema.

Pois então, eu fiz 6 "pass" e demorou quase 4 horas; e isso para um pente somente. Resolvi procurar no google quantas vezes mais ou menos é preciso dar "pass" para dizer com clareza que aquele pente não está com problema. Achei alguns comentários naquele famoso fórum Tom's Hardware e muitos diziam que até 6 ciclos está bom - aliás, um chegou a comentar que em 99% dos casos, se o pente estiver com problema, o erro aparecerá logo no primeiro ciclo. Tirei uma foto da situação do meu primeiro pente, aliás:

InkedWhatsApp Image 2017-03-11 at 17.47.00_LI.jpg

adicionado 8 minutos depois

Seguinte pessoal, enquanto eu escrevia aqui, o memtest estava executando a analise no meu 2° pente de memória. Um erro apareceu logo no primeiro ciclo! O que eu faço agora?? Segue a foto:

InkedWhatsApp Image 2017-03-11 at 18.07.10_LI.jpg

Postado
4 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Excelente então, menos dor de cabeça, uma a menos pelo menos faltam os outros ainda.

E me diga uma coisa cara... Pelo que vi ali é um erro de bit. Basicamente um algarismo foi trocado no pente inteiro. Eu perco o pente inteiro por causa desse erro?

Postado
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

Excelente então, menos dor de cabeça, uma a menos pelo menos faltam os outros ainda.

Confrade, uma coisa estranha aconteceu. Aquele erro que aconteceu não se repediu mais nos ciclos subsequentes. Ele apareceu no "pass 0", como mostrei na imagem anterior, e não voltou a aparecer nos "pass 2' e "pass 3".

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...