Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher e Dimensionar um Roteador ? Quantos mbps preciso ?


Posts recomendados

Olá, tenho duvidas sobre a escolha de roteadores, já procurei vídeo no youtube e matérias no Google, mas só explica como escolher baseando em potencia de sinal.
minhas duvidas são: 
1. Se minha internet é de 100Mega por exemplo, um Roteador de 150mbps estaria de bom tamanho ?
2. Como calcular o consumo da rede local, exemplo: 5 usuários, 7 aparelhos, 2 deles usam Streaming de videos e etc, como dimensionar para saber se um de 300mbps ou 600 seria o meu ideal ? 
3. Tem roteadores bons e caros Gigabit que vem descrito que serve pra Streaming de conteúdo full hd, poucos roteadores vem descrito 4k, e costumam passar dos R$ 2000, se eu quiser fazer Streaming de 4k, assistir videos nessa resolução e etc, precisarei desses roteadores ou um bom que apenas tenha uma velocidade boa já da conta ?
4. De acordo com a pergunta anterior, videos em fullhd, 4k... importam para o roteador ? no caso ele precisa ter processador e tudo mais robusto, ou o que ele "enxerga" é só a taxa em mbps que aquele arquivo ta consumindo ?
5. Este modelo pra 5 usuários - 7 aparelhos usando netflix, youtube, jogos online, baixando filmes, as vezes tudo simultaneamente outras vezes não, está de bom tamanho ?http://www.americanas.com.br/produto/13174494/roteador-wireless-tp-link-dual-band-ac1900-branco-archer-c9?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&gclid=CMK2te-I0tICFVgIkQodB-UCSA&opn=YSMESP&sellerId=21363626000132 
Se quiserem acrescentar mais conteúdo alem do que perguntei ficarei grato.
desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, @CorujãoTech !

 

Respondendo às suas questões:

 

1 - Dificilmente um roteador de 150 Mbps seria suficiente. Esse valor é uma referência do cenário mais ideal (e praticamente utópico). É difícil precisar o valor real, varia muito do tipo de roteador, do equipamento conectado, da distância e da interferência. Para conseguir uma taxa real de 100 Mbps do link, via Wireless, acredito que somente é possível com 802.11ac.

 

2 - O número de dispositivos conectados impacta na escolha do roteador. Se a intenção é evitar qualquer tipo de gargalo para qualquer usuário, um roteador de 600 Mbps seria o ideal, mas desconheço APs com essa característica com frequência somente 2.4 GHz. Mas dificilmente um router de 300 Mbps vai dar gargalo para cerca de 12 dispositivos conectados. É relevante saber o número de antenas do roteador também e se ele é MiMo (2x2, 3x3, 4x4 e etc).

 

3 - A largura de banda de conteúdo 4K é muito maior do que FullHD, portanto um roteador 'comum' não dará conta de fazer streaming via 4K, certamente. É provável que você tenha que investir pesado num AP com capacidade elevada (AC de preferência) para fazer streaming 4K.

 

4 - Sim, as capacidades do roteador são essenciais para garantia a banda e a estabilidade da rede, independente de ser vídeo ou não, tem relação com a quantidade de banda que trafega na rede e o número de dispositivos conectados.

 

5 - Acredito que para sua proposta, este modelo atenda sim suas necessidades. Não encontrei especificações mais precisas no site da TP-Link. Preciso ver o datasheet com mais calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!