Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Endereço de IPv4 de Configuração Automática


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Por favor, peço ajuda na seguinte situação:

 

Conectei dois computadores em rede utilizando um switch (simples).

Verifiquei que o Windows 7 atribui para cada um deles um IP automático. Verifiquei isto através da opção 'detalhes' do adaptador da placa de rede e também utilizando o comando ipconfig no prompt : apareceu 'Endereço IPv4 de configuração automática: 169.254.133.10' em uma das máquinas. De onde o Windows 7 obtém este IP ? Ele tem um servidor DHCP embutido nele ?

 

Eu instalei em uma das máquinas o programa DHCP Server for Windows, obtido do seguinte site : http://www.dhcpserver.de/cms/.

O objetivo é fazer com que um dos PCs funcionasse como um servidor DHCP. Após instalar, configurar e startar o programa, porém, o Windows 7 continua atribuindo o IP 169.254.... para as máquinas, ignorando o intervalo que eu configurei no DHCP Server. Como eu faço para ele deixar de atribuir este IP e pegar do DHCP Server?

 

Abraço

a.george

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ideal é mesmo ter um servidor DHCP na rede, normalmente gerido pelo roteador, como o @zOpek sugeriu.

 

Esse IP 169.254.x.x é da classe chamada de "zeroconf" e existe uma RFC que regulamenta que esse tipo de configuração os dispositivos são capazes de se atribuírem um IP automático, na falta de um DHCP server na rede para facilitar e fechar a comunicação.

 

Não é um DHCP propriamente dito, pois ele não responde a requisições internas, apenas vê qual IP desse range está disponível e pega para usar, e se tiver mais alguém na mesma classe, a comunicação acontece sem problemas.

 

Os Windows server tem servidores DHCP nativos, não sei nas versões normais do Windows, pois parece que esse programa que você instalou não está funcionando, talvez por bloqueio do firewall do windows, já que servidor DHCP precisa escutar no broadcast as requisões que receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!