Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX 8350


Visitante

Posts recomendados

Olá, a algum tempo que eu venho querendo fazer meu primeiro Overclock mais não tomava coragem :lol: mais agora acho que chegou a hora e pretendo colocar meu FX 8350 de 4.00Ghz que é o padrão para no mínimo 4.40Ghz. Primeiro tentei pelo AMD OverDrive, aumentei o Multiplicador do núcleo de 20x (4000Mhz) para 22x (4400Mhz) e apliquei, depois disso reiniciei o computador e fui verificar na Bios se realmente tinha mudado mais estava como antes, vi também que o AMD OverDrive tinha voltado ao normal (Conf padrão). Queria saber de alguém que entende se estou esquecendo de alguma coisa ? Sera que é por causa do Controlador de Turbo Core ? Lembrando que eu tive que desativar o Turbo Core para poder aumentar o multiplicador porque ele só ia até 4200Mhz 21X.

 

Tentei aumentar o multiplicador pela Bios mais esta bloqueado, e eu não consigo mexer no multiplicador. 

Minha placa-mãe é uma 970A D3 e estou usando um WaterCooler H60.

 

 

Over.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não utilize o overdrive, faça OC direto pela bios.

 

Para OC, sempre desabilite o Turbo pois ele tende a exagerar nas voltagens. Lembre que para um clock maior vai ter que subir voltagens, mas cuidado para não torrar seus componentes.

 

Qual a sua fonte?

 Talvez tenha que setar o clock para modo manual e destravar OC em alguma opção da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock via BIOS:

Advanced CPU Core Features (Características avançadas de núcleo da CPU):

CPU clock Ratio ( Razão de clock da CPU): Deixe setado conforme o clock que deseja ter. Se ficar em AUTO, a razão vai ficar diminuindo para economia.

CPU Frequency: Muda em função da opção do multiplicador acima.

OBS: essas duas opções acima podem ser setadas também pela outra tela mais acima na hierarquia.

 

CPU Core Performance Boost (Impulso de performance de núcleos da CPU): Esse é o famoso TURBO da AMD. Ele aumenta o clcl/voltagens automaticamente na CPU se a temperatura permitir e se os programas rodando necessitarem. Deve estar desabilitado quando se tuna o sistema.

 

CPB Ratio (Razão do Turbo): esse é o multiplicador máximo que o TURBO da AMD pode chegar. No caso desse teu 8350, o máximo que teu turbo pode fazer o processador chegar é 4.2 GHZ (200 x 21 conforme foto). Não precisa mexer visto que para overclock você vai desligar o Tubo/CPB.

 

CPU Unlock (Desbloqueio de CPU's):  opção legado para processadores antigos que não vinham com todos os núcleos ativos. Deixar desabilitada.

 

C&Q (Frio e Quieto): Função que diminui voltagens e multiplicador para diminuir a temperatura e/ou economizar energia. A principio também é responsável pelo CPU Throttling (Engasgo de CPU) que ocorre quando as coisas esquentam, para proteger seu hardware. Com o multiplicador não mais em auto, seu clock deve ficar parado no valor que você estipulou. Se baixar, e o game engasgar, a principio é por calor. Deixar habilitado.

 

C1E Support e Core C6 State : Funções que reduzem o consumo de energia do PC quando ele esta parado, sem uso. Simploriamente, C1E reduz o clock para reduzir o consumo. C6 reduz as voltagens, até possivelmente 0, por colocar o "estado arquitetural" da CPU no dado momento, em um tipo de RAM estática. Não precisar desativar, visto que nos testes que você vai fazer, as CPU estará sendo altamente requisitada. Deixar habilitado.

 

SVM: Serve para rodar máquinas virtuais na teu SO. Deixar habilitado.

 

CPU Core Control (Controle de núcleos da CPU): Serve para ajustar números de núcleos/threads da CPU. Acredito que seja usável para otimizar programas que não são multithreaded. Deixar em Automático.

 

HPC Mode (Modo de Computação de alta performance): Impede que o clock baixe nos estados C1E e C6, ou qualquer outro estado de parada. Deixar desabilitado.

 

Ainda tem, na minha MOBO/CPU, uma opção APM (Gerenciamento de energia de aplicação) que monitora dinamicamente o consumo da CPU, e o ajusta para a melhor performance. Acredito que mexa nas voltagens, então é melhor desabilitar e ajustar manualmente, mas não é seu caso.

==//==

Tente inicialmente fazer o clock não baixar do padrão, que é 4Ghz, ou mesmo do padrão com turbo (4.2Ghz). Se conseguir isso poste as temperaturas aqui e esta pronto para mais testes.

Importante: a temperatura máxima ideal para o 8350 é de 61º. Acima disso, de maneira constante, a vida útil da CPU tende a diminuir. Acredito que a 80º a máquina reinicie.(http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-8-Core-Black-Edition/FX-8350/92).

 

Se o clock teimar em baixar, o C&Q ou talvez até os estados C1E e C6 possam estar interferindo... manda um feedback se ocorrer.

 

Esse conhecimento acima é teórico, ainda não confirmei aqui visto estar com o cooler padrão, e as temperaturas serem incompatíveis com aumento de performance....

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!