Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

o painel do meu gol 97/98 esta com problemas tenho trocar o regulador de tensão mais ele e da siemens: 4260-2s é de 5 volts mais nenhuma eletrônica aqui onde eu moro sabe me dizer por qual posso substituir  tensão de entrada de ate 42 v eles me dicerão que sem referencia eles não sabem qual posso colocar no lugar

100_1393[1].JPG

100_1390[1].JPG

Postado

No caso aí não sabemos a corrente, teria que medir pra ter certeza. 

Temos duas alternativas baratas:

Caso o painel consuma uma corrente abaixo de 1A podemos colocar um 7805 apenas analisando desses 5 pinos qual é o terra, a entrada e a saída. 

Se for mais de 1A e abaixo de 3A podemos colocar um LM350, mas este precisa de dois resistores adicionais. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Com essa imagem consegui o datasheet: http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets/150/318352_DS.pdf

Seu regulador suporta uma corrente máxima de 500mA.

Então pode ser substituído pelo regulador 78MR05 que também é de 500mA e 5V. Mas com uma diferença, os pinos 2 e 4 são invertidos. Os pinos 1, 3 e 5 são iguais.

Datasheet do 78MR05: http://www.datasheetspdf.com/datasheet/78MR05.html

• Curtir 1
Postado

Olá.  Alguém pode me esclarecer essa dúvida.  Como faço pra ligar um equipamento de 12v e100ma em uma fonte 40v é 1500ma? Um técnico me orientou q usasse um regulador de tensão 7812 para baixar pra 12v. Até aí tudo bem fiz o esquema de ligação medi e na saída do regulador saiu de fato os 12v. Agora não entendo porque não ligou o equipamento já que ele consome 100ma em 12v e a fonte tava dando 1500ma à 12v também, a tensão tava compatível e a carga era muito menor que a fornecida pela fonte que é de 1500ma.  Será q o problema é por causa do diferencial elevado da fonte em relação ao equipamento? Algum técnico aí pra me ajudar? Grato!

Postado
5 horas atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Olá.  Alguém pode me esclarecer essa dúvida.  Como faço pra ligar um equipamento de 12v e100ma em uma fonte 40v é 1500ma? Um técnico me orientou q usasse um regulador de tensão 7812 para baixar pra 12v. Até aí tudo bem fiz o esquema de ligação medi e na saída do regulador saiu de fato os 12v. Agora não entendo porque não ligou o equipamento já que ele consome 100ma em 12v e a fonte tava dando 1500ma à 12v também, a tensão tava compatível e a carga era muito menor que a fornecida pela fonte que é de 1500ma.  Será q o problema é por causa do diferencial elevado da fonte em relação ao equipamento? Algum técnico aí pra me ajudar? Grato!

Acredito que você passou a tensão máxima de 35v do regulador então ele pode funcionar de maneira inesperada. No mínimo você precisa de tensão de entra 2v acima da que você quer... se é 5v de saída você tem que entrar com mais de 7v.

você pode resolver seu problema com um zener e resistência ou um outro divisor de tensão.

Teria que ver também se não precisa de um dissipador por toda essa diferença de tensão...

observação: Não sou técnico ^^

"

Stresses exceeding the absolute maximum ratings may damage the device. The device may not function or be operable above the recommended operating conditions and stressing the parts to these levels is not recommended. In addition, extended exposure to stresses above the recommended operating conditions may affect device reliability. The absolute maximum ratings are stress ratings only.

Values are at TA= 25°C unless otherwise noted."

MMMMAxi.PNG.27c5bf9f44538e49de53d0638e735eef.PNG

Para 5v de saída como na imagem no máximo é 35V

Postado

Ok Bommu perneta. Imaginei mesmo q fosse o excesso de tensão da fonte no regulador 7812. Onde REGULADORES 78xx<5v à 18v >trabalham com tensão máxima de 35v de entrada. E no meu caso a fonte saia 40v! Sabe me dizer se uso essa fórmula abaixo, pra achar a resistência pra baixar a tensão de entrada no regulador 7812 ?  a tensão de saída da fonte é 40v. E o equipamento tem 100ma ou 0.1A. No meu calculo deu 50ohws a resistência à ser usada para baixar a tensão para 35. Seria isso mesmo? E como funciona o esquema de redução tensão usando diodo zener? Obrigado pela ajuda

adicionado 10 minutos depois

A fórmula que achei foi essa:

R=Vf-Vr/Ic

Onde R-resistência

Vf- tensão saída da fonte

Vr- tensão entrada no regulador  7812

Ic- corrente da carga (equipamento)

Minha fonte tem essa configuração:

40v - 1500ma

Meu equipamento:

12v-  0.1A ou 100ma

Regulador tensão usado 7812

Postado

@Ivanor Luiz dos Santos

Os dois casos você pode achar no google tem até fórmula exata de cálculo para os dois. Só olhar "divisor de tensão" ou "divisor de tensão zener"

Em vez de você alimentar uma "carga" como mostrado na imensa maioria dos exemplos, você vai alimentar teu regulador (ou seja o terra e o Vin do regulador vão ser colocados no lugar da carga dependendo do circuito que você está se baseando)... Como o regulador vai regular tua saída não importa muito ter tensões diferentes desde que como disse sejam acima de 7 e abaixo de 35v.

Resumindo você tem o divisor de tensão(acha na net), você tem o circuito para regular tua saída (exemplos você acha no datasheet do controlador) e finalmente os dois fios que saem para alimentar teu circuito final.

Se você tiver muito dificuldade você pode colocar um circuito que você escolheu aqui que o povo pode lhe ajudar melhor ^^

Postado

boa tarde!

alguém sabe me dizer como faço pra baixar a tensão de uma fonte de 40v para 35v usando diodo pra poder entrar num refulador 7812?

a fonte e o aparelho a ser ligado tem as seguintes informações:

fonte: saída 40v-  1500ma

aparelho: 12v - 100ma

regulador tensão-  7812

Postado

@Ivanor Luiz dos Santos

Monte o circuito mostrado no post acima e na saída dele coloque o 7812. Poderia usar somente o circuito acima, mas como a diferença de tensão entre entrada e saída é grande não aconselho e também o 7812 deixa a saída estabilizada.

Para o circuito do regulador com transistor:

T1 = TIP31

R1 = 2,2Kohm

Z1 = Diodo Zener de 24V/1W

No lugar de RL você põe o 7812 e compre outro, pois esse aí já era.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 14/04/2017 às 17:15, Ivanor Luiz dos Santos disse:

boa tarde!

alguém sabe me dizer como faço pra baixar a tensão de uma fonte de 40v para 35v usando diodo pra poder entrar num refulador 7812?

a fonte e o aparelho a ser ligado tem as seguintes informações:

fonte: saída 40v-  1500ma

aparelho: 12v - 100ma

regulador tensão-  7812

Porque não usa um regulador 7824 e depois um 7812? Assim a dissipação ia ficar dividido entre eles e não tudo em um só regulador, sem falar que a estabilização será bem melhor.

Postado
16 horas atrás, Picco disse:

Porque não usa um regulador 7824 e depois um 7812? Assim a dissipação ia ficar dividido entre eles e não tudo em um só regulador, sem falar que a estabilização será bem melhor.

Olá amigo. Já fiz isso pra tentar equilibrar a diferença alta de entrada e saída mas não funcionou aqueceu demais o 7824 até torrar mesmo com dissipador

Postado
5 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Olá amigo. Já fiz isso pra tentar equilibrar a diferença alta de entrada e saída mas não funcionou aqueceu demais o 7824 até torrar mesmo com dissipador

7824 tem como tensão máxima 40V, aconteceu isso por ele trabalhar no limite. Qualquer variação da fonte para mais e o regulador já era. 

Postado
33 minutos atrás, Mestre88 disse:

7824 tem como tensão máxima 40V, aconteceu isso por ele trabalhar no limite. Qualquer variação da fonte para mais e o regulador já era. 

Pois é ele realmente oscila pra até 41v. Alguém aí tem um esquema de ligação simples barato e eficaz realmente q funcione sem danificar os componentes?  preciso baixar d 40v para 12v

Postado

A única saída é usar um zener e transistor antes do regulador como o @Mestre88 falou, eu tirei uma foto do esquema no databook veja como é o circuito.

DSC03258.JPG

Postado
4 horas atrás, Picco disse:

A única saída é usar um zener e transistor antes do regulador como o @Mestre88 falou, eu tirei uma foto do esquema no databook veja como é o circuito.

DSC03258.JPG

Certo mas que transistor devo usar? Sei que diodo reduz a tensão pra algo próximo 0.7volt. Com zener e o transistor qntos volts chegará na entrada do regulador?

Postado
5 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Certo mas que transistor devo usar? Sei que diodo reduz a tensão pra algo próximo 1/2wats. Com zener e o transistor qntos volts chegará na entrada do regulador?

Mais acima eu postei o mesmo circuito postado pelo @Picco, vai abaixar os 40V para 24V e aí sim essa tensão entrará no 7812.

Postado

Era só clicar no link, os valores dos componentes estão aí:

Em 14/04/2017 às 19:27, Mestre88 disse:

@Ivanor Luiz dos Santos

Monte o circuito mostrado no post acima e na saída dele coloque o 7812. Poderia usar somente o circuito acima, mas como a diferença de tensão entre entrada e saída é grande não aconselho e também o 7812 deixa a saída estabilizada.

Para o circuito do regulador com transistor:

T1 = TIP31

R1 = 2,2Kohm

Z1 = Diodo Zener de 24V/1W

No lugar de RL você põe o 7812 e compre outro, pois esse aí já era.

Postado
4 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Certo. Mas que transistor devo usar com zener pra pra estar baixando 40v para 24v?

Você pode usar qualquer transistor NPN que tenha pelo menos 2 ou 3A de Ic, já o zener depende da tensão que você quer na entrada do regulador, por ex., você pode usar um zener de 18V, 24V, 27V, a saída será a tensão do zener - Vbe do transistor usado, basicamente é a tensão de zener menos 0,7V da junção do transistor

Postado
18 minutos atrás, Picco disse:

Você pode usar qualquer transistor NPN que tenha pelo menos 2 ou 3A de Ic, já o zener depende da tensão que você quer na entrada do regulador, por ex., você pode usar um zener de 18V, 24V, 27V, a saída será a tensão do zener - Vbe do transistor usado, basicamente é a tensão de zener menos 0,7V da junção do transistor

Tenho dúvida no esquema de ligação até o regulador 7812. Por favor pode fazer um rascunho de ligação usando por exemplo um tip31 e zener 18v até o regulador. O in e out do regulador são ligados em em que pino do transistor 1base 2coletor 3emissor. E o diodo será ligado antes do transistor e em série saindo da fonte até q pino do transistor?  se puderem me ajudar com um breve rascunho passo passo simples agradeço!

Postado
1 minuto atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Tenho dúvida no esquema de ligação até o regulador 7812. Por favor pode fazer um rascunho de ligação usando por exemplo um tip31 e zener 18v até o regulador. O in e out do regulador são ligados em em que pino do transistor 1base 2coletor 3emissor. E o diodo será ligado antes do transistor e em série saindo da fonte até q pino do transistor?  se puderem me ajudar com um breve rascunho passo passo simples agradeço!

O esquema de ligação é aquele que passei a foto com o zener na base do transistor, a saída é o emissor que vai ligado na entrada do regulador e o coletor você liga os 40V com um resistor limitador entre o coletor e a base.

Qualquer dúvida a respeito da pinagem do TIP31 baixe o datasheet aqui:

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/I/P/3/TIP31.shtml

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...