Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Mestre88

Membros Plenos
  • Total de itens

    2.421
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

1.311

Sobre Mestre88

  • Data de Nascimento 23-01-1988

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Santo André/SP
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    AMD Athlon 64 X2 7750 2,7GHz
  • Cooler
    Original AMD
  • Placa de vídeo
    GeForce GT210 512MB (MSI)
  • Placa-mãe
    Asus M2N68-AM Plus
  • Memória
    Kingston 2x2GB (800MHz)
  • HDs
    Western Digital 2TB (Caviar Green)
  • SSDs
    Western Digital 120GB (WD Green)
  • Gabinete
    WiseCase
  • Fonte
    Seventeam 420BKV
  • Teclado
    Positivo
  • Monitor
    TV/Monitor Samsung LN22B450C8
  • Sistema Operacional
    Linux Kubuntu 16.04.4
  • Browser
    Mozilla Firefox ESR

Meu Notebook

  • Marca
    Computador antigo
  • Modelo
    placa-mãe Phitronics N68C-M
  • Tamanho da tela
    LG Flatron W1642S
  • Processador
    AMD Athlon 64 X2 4000+ 2.11GHz
  • Chip gráfico
    Nvidia GeForce 7025
  • Memória
    2GHz (800 MHz) Kingston
  • HD
    Samsung HD250HJ (250GB)
  • SSD
    Kingston SSD Now 64GB
  • Sistema Operacional
    Windows XP SP3
  • Browser
    Mozilla Firefox ESR

Meu Smartphone

  • Marca e modelo
    Samsung Galaxy J1-2016

Outros

  • Ocupação
    Operador de Máquinas
  • Interesses
    Eletrônica e Informática em Geral
  1. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Não é tão perfeito, aí já começa a forçar. Precisa saber o quanto esse transformador pode fornecer, talvez ele não suporte os 6A.
  2. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Tá certo. Ainda bem. Exatamente por causa do que eu disse acima, tem a ver com aquela parte da matemática onde diz que + com + é mais e - com - também é +. Tipo se em um enrolamento em determinada parte do tempo da senóide temos +12V e no outro enrolamento tiver -12V temos uma tensão de saída zero. Precisa ligar de maneira a ter 12V ao mesmo tempo dos dois lados para as tensões se somarem. Aí a parte que eu não entendi, com 26V não era para passar de 40V, ficaria algo como: 26 x 1,41(raiz de 2)= 36,76V 36,76 - 1,4 = 35,36V A tensão de 1,4V é a queda fornecida pelos diodos da ponte.
  3. fonte capacitiva 12v 100mA

    Dependendo do rádio e da fonte até sem nada, apenas direto funciona. Vai da questão de com que estamos lhe dando mesmo.
  4. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Sim, 30V com o capacitor. Não é problema. Afinal fonte CC sem capacitor não vale nada, só vai conseguir acender lâmpadas e o regulador não vai funcionar direito precisa ser Corrente Contínua pura. Tem coisa errada aí, o transformador apesar de ser AC tem "polaridade" se colocar os enrolamentos em contra fase um anula o outro. Veja quais os enrolamentos tem a espessura de fio igual, isso vai fazer o transformador trabalhar igual com a corrente dividida, é o mesmo caso dos resistores que eu falei antes. Use só dois deles, terá uma tensão próxima a 24VCA ou 33VCC algo que permita que o LM317 funcione sem queimar. Ah e dê um jeito de fazer a ponte de onda completa, meia onda como você apresentou no início do tópico não é bom negócio. Sim. Interessante que este componente é da década de 80, tenho até medo de ver o esquema dos CIs fabricados hoje.
  5. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Eu nunca tinha visto. então pensei que foi ideia sua. Na internet tem muita coisa e como eletrônica é um assunto muito vasto as pessoas acabam misturando as coisas. Assim como o potenciômetro ligado daquela maneira forma um divisor de tensão, alguém achou que daquele jeito poderia melhorar o funcionamento do regulador. Quando na verdade dentro daquela "pecinha" tem um circuito complicado destinado a fazer o mesmo que aquele potenciômetro centenas de vezes melhor:
  6. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Aí o LM317 não aguenta, Apesar de alguns (inclusive o datasheet) dizerem que suporta 40V eu não uso acima de 36V. Os componentes de hoje são meio vagabundos. O transformador que eu usei, originalmente fornecia em aberto 43V fiz a fonte achando que de 40 para 43 não tinha problema nenhum, não teve jeito queimou na hora. A solução que tive na hora foi mudar o tap do transformador pra 220V e ligar em 110V, aí a tensão ficou ali perto dos 20V. Só que não gostei porque assim fiquei com metade da corrente também, algo como 2,5A em um trafo originalmente de 5A. Mais pra frente resolvi desenrolar um pedaço do enrolamento e fazer o trafo ficar com algo próximo a 30V em aberto depois de retificado.
  7. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Isso é coisa de quem inventou o regulador, veja: Isso aí é uma parte do datasheet da National, uma das empresas que fabrica esse componente. Veja que tem uma indicação de Vref no resistor R1, tá escrito ali que essa tensão é de 1,25V quando o regulador está em funcionamento normal. Tem também uma indicação de Iadj indo em direção ao potenciômetro R2, esta diz que tem que ser de 100uA. Se você ligar o terceiro terminal do potenciômetro no positivo da fonte vai criar outro divisor resistivo além do já formado entre R1 e R2 vai colocar uma tensão positiva a mais no pino de ajuste e desequilibrar os valores de tensão e corrente indicados pelo fabricante e que permitem que o regulador funcione corretamente. Como já disseram antes, por favor não invente moda!
  8. Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)

    Não fica. Eu fiz vários testes antes de por isso pra funcionar. Acontece o seguinte: No meu esquema os transistores só passam a funcionar quando a corrente é acima de aproximadamente 600mA no regulador, a partir daí os transistores dividem o restante no meio, exemplo: Carga de 5A fica 600mA no LM317 e 2,2A em cada transistor. Sim, só que bem menos. E acredite, os 0.3ohm fazem muita diferença, veja isso: É a simulação da minha fonte, porém no primeiro esquema fiz a alteração para os valores de resistores que você colocou deu uma diferença de quase 500mA. O correto são resistores de baixo valor, algo como 0,22 ou 0,1ohm(de preferência). 0,33 no máximo. Fiz esses mesmos testes com o circuito real, deu um resultado bem parecido com este do simulador. Obrigado. Na verdade é só um voltimetro, desenhei uma placa pra ele. Toda essa "parafernalha" junto é um circuito que muda a escala de maneira automática. Tipo aparece o valor 12,35V em determinado momento, se passar de 18V a indicação passa a ser algo como 19,3V. A vírgula muda de lugar para caber nos displays de 3 1/2 digitos.
  9. Posso trocar uma TDA 7388 por uma TDA 7384

    Só muda a potência, o TDA7384 é um pouco mais fraco, mas nada que atrapalhe. A questão da tensão, os dois suportam até 18V. Então se é para uso automotivo não tem problema nenhum.
  10. Interruptor com Luz - Polaridade

    Exatamente.
  11. placa do bebedouro latina esquentando muito

    Se os fios forem mais finos vai esquentar mesmo.
  12. Interruptor com Luz - Polaridade

    Acho que o @Sérgio Lembo está se confundindo. Fonte chaveada é nada mais do que uma aparelho pra se ligar numa tomada e se ter outras tensóes como 5V, 9V ou 12V. No seu caso vai usar a bateria, então não precisa da fonte durante o seu show. Fora do show vai usar a fonte pra recarregar a bateria, sim um carregador de bateria também é uma fonte.
  13. Interruptor com Luz - Polaridade

    Tem um multímetro aí? Se tiver meça a tensão de saída com o carregador ligado na bateria, deve ter algo próximo de 14V. Se for menos não vai carregar e se for mais vai estragar a bateria.
  14. Interruptor com Luz - Polaridade

    Não, não é. É bem mais que isso, 7Ah é apenas uma média de quanto uma bateria pode fornecer no tempo de 1 hora. Indo por esse raciocínio podemos calcular quanto tempo ela vai durar com determinado tipo de carga, exemplo: Carga de 14A dura meia hora; Carga de 3,5A pode durar 2 horas; Carga de 350mA teria duração de 20 horas; Claro que é apenas uma média, não é exato é para se ter uma ideia do tipo de bateria que devemos comprar.
  15. Interruptor com Luz - Polaridade

    Sim, no seu caso não vamos usar 1A em cada saída. É algo abaixo de 500mA em cada uma delas. Estamos fazendo um circuito com folgas pra evitar problemas futuros, já que os componentes são baratos vale a pena. Olhando por esse lado eu fico com esta opção: Não temos uma potência grande a ponto de se usar um cooler, mas temos potência suficiente para se usar um dissipador. Agora uma coisa que não foi mencionada aqui ainda: Com o que vai recarregar a bateria de 12V/7Ah?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×