Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para aprender a fazer overclock


Posts recomendados

Boa noite pessoal.
 

Sou novatão com hardware, tudo que sei foi a base de muita pesquisa e agora entendo um pouco menos que o básico na minha opinião hehe...
Gostaria de fazer um setup para iniciar em overclock. Quero aprender na prática e minha intenção é futuramente fazer testes em memórias para saber qual real ganho de cada uma overclockando e descobrindo a latência real (CL x tempo por ciclo)

qual tipo de processador eu poderia usar e que aguente overclock nele também (amd ou intel?)? e qual setup seria mais recomendado? (levando em conta que imagino que devo ter dois HDs sendo um para testes).

 

Eu futuramente ( 2 - 3 anos) pretendo melhorar as configurações para suportar games, mas até lá meu foco são os overclocks (e jogos competitivos MOBa e FPS só)

Orçamento MÁXIMO: 3.700,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei nessa possibilidade também, mas o orçamento é para montar uma máquina do zero, monitor, gabinete, mouse, teclado, etc. e quanto menor o valor final melhor para o bolso hehe. gostaria de saber setups que sejam "bons para novatos em overclock" no caso uma bios "fácil" para mexer e sem aquele risco de fazer ***** e perder muita grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Almeida A. disse:

Pensei nessa possibilidade também, mas o orçamento é para montar uma máquina do zero, monitor, gabinete, mouse, teclado, etc. e quanto menor o valor final melhor para o bolso hehe. gostaria de saber setups que sejam "bons para novatos em overclock" no caso uma bios "fácil" para mexer e sem aquele risco de fazer ***** e perder muita grana.

 

Olha, se quer fazer overclock bem feito, não dá pra ser barato.

FX seria um sistema "pé de boi" pra você começar a fazer as coisas, mas é uma plataforma datada e já com uma boa sucessora no lugar, mas, essa sucessora é recém-chegada e ainda está com preço salgado.

 

Você ter o FX pra fazer overclock vai te ensinar algumas manhas e conceitos, mas é como colocar turbo numa Vemaguet, ele vai andar mais, mas não vai andar tão bem quanto um sistema mais novo.

 

Se você pegar um Intel "K" com placa-mãe "Z" ou um AMD Ryzen, vai poder brincar no overclock e ter um sistema com bom desempenho.

 

Mas.. pra todos os casos, é recomendável ter um bom sistema de refrigeração e uma boa placa-mãe, pra te dar estabilidade e durabilidade.

 

Sobre isso:

 

12 horas atrás, Almeida A. disse:

latência real (CL x tempo por ciclo)

 

A latência real é 11, você quer saber tempo de resposta, que é em ns, e isso você pode calcular na mão sem nem testar a memória.

 

CL 11 diz que a memória precisa de 11 ciclos pra fazer a operação, se ela trabalha a 3 GHz, são 1,5 milhões de ciclos por segundo (DDR multiplica o clock base por 2, ela opera na real a 1,5 GHz), 7,3 ns pra concluir a operação.

Pra fazer overclock de memória eu pegaria pentes já homologados para trabalhar em clocks mais altos, o problema, novamente, é custo, ainda mais memória que está num clico de alta do mercado que broxa toda vez que vou pensar numa máquina nova. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Evandro disse:

Olha, se quer fazer overclock bem feito, não dá pra ser barato.

FX seria um sistema "pé de boi" pra você começar a fazer as coisas, mas é uma plataforma datada e já com uma boa sucessora no lugar, mas, essa sucessora é recém-chegada e ainda está com preço salgado.

.....

Se você pegar um Intel "K" com placa-mãe "Z" ou um AMD Ryzen, vai poder brincar no overclock e ter um sistema com bom desempenho.

É o ponto que cheguei realmente falava isso, mas ainda valeu a pena perguntar isso para saber de quem mexe com isso se vale a pena um sistema mais antigo (FX no caso) obrigado pela dica.

 

1 hora atrás, Evandro disse:

A latência real é 11, você quer saber tempo de resposta, que é em ns, e isso você pode calcular na mão sem nem testar a memória.

 

CL 11 diz que a memória precisa de 11 ciclos pra fazer a operação, se ela trabalha a 3 GHz, são 1,5 milhões de ciclos por segundo (DDR multiplica o clock base por 2, ela opera na real a 1,5 GHz), 7,3 ns pra concluir a operação.

Então quer dizer que CL dividido por metade  da frequência de trabalho da memoria seria o tempo por ciclo (ns) da memoria?

se for isso você conseguiu simplificar para mim vários textos de vários fóruns gringos que davam muitas voltas para explicar isso.

e agradeço pela informação man!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Almeida A. disse:

É o ponto que cheguei realmente falava isso, mas ainda valeu a pena perguntar isso para saber de quem mexe com isso se vale a pena um sistema mais antigo (FX no caso) obrigado pela dica.

 

 

Eu não mexo com isso hehehehe, mas pra dar pitacos iniciais não precisamos ser profissionais. :D

 

Voltando ao exemplo de turbinar um carro, tem gente que acha que é só meter o caracol lá que tudo se resolve.

Aí o cara coloca um turbo do tamanho dos glúteos da Juliana Paes e frita a junta do cabeçote, derrete pistão e quebra biela.
Seria o caso de pegar uma placa-mãe basiqueta, colocar um cooler de K6-2 e subir o clock em 20%, frita o VRM, no mínimo.

 

30 minutos atrás, Almeida A. disse:

Então quer dizer que CL dividido por metade  da frequência de trabalho da memoria seria o tempo por ciclo (ns) da memoria?

 

A grosso modo, sim, é o tempo pra ela realizar aquela operação (não tem só CAS, as latências são dadas em vários números) e nem o tempo por ciclo, isso é o clock (divida 1 segundo por 1,5 bilhões de vezes e você tem o tempo, em segundos, de cada ciclo)

Você tem que considerar o clock real que a memória trabalha (metade do rotulado nas DDR, um quarto do rotulado nas GDDR5, o clock rotulado nas antigas SDR) e ver quanto tempo, em segundos, aquela operação leva pra ser feita.

Aliás, no post anterior eu comi bola, GHz é bilhão (olha o Ciro Gomes :D ) e não milhão.

 

Aí você pega uma GeiL One, memória DDR "1", que tinha CAS de 1,5 a 400 MHz, e ela tem tempo de resposta mais baixo que a mais rápida memória do mercado e fica num paradoxo que eu tento entender faz mais de 10 anos e não consigo: como uma memória DDR4 a 3 GHz, com CAS 18, consegue ser mais rápida em termos finais que as finadas GeiL One, porque, embora opere num clock quase 10x maior, as latências são mais altas, e no fim das contas, parece ser a mesma coisa (só que não é).

 

Vamos ver se o patrão explica isso num próximo vídeo da série "mitos do hardware". ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!