Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou há dois anos tentando desenvolver um sistema de controle de potência para um robô de controle remoto, mas sem muito sucesso.

Dessa vez, após perder muitos MOSFETs, quero usar dois módulos IGBT SKM100GB063D em configuração de ponte H para acionar o motor de 2000 W e 24V. /alguém pode me ajudar? Preciso que haja controle de velocidade e reversão de rotação. Muitíssimo obrigado à todos!

igbt 1.jpg

igbt 2.jpg

Postado

@José Carlos de Castro Jr. ,

Poste as especificações de seu motor. Se ele consome quase 100A em regime contínuo, nem imagino qual a corrente de pico dele ! Isso deve estar danificando os seus Mosfets.

Mesmo assim, não sei se é possível cortar um IBGT em corrente contínua, posso estar enganado, mas eu acho que uma vez acionado, ele não desacoita até a tensão inverter ou chegar a zero....

Paulo

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas. A minha maior dúvida e dificuldade está em que tipo de sinal e onde esse sinal deve entrar. Acredito que possa dar um pulso +VCC no gate 1 (pino 4) de um IGBT, e o mesmo pulso no gate 2 (pino 6) do outro IGBT para girar o motor no sentido horario, e inverter isso pra inverter o sentido de rotação, certo? Mas preciso usar os pinos 5 e 7 pra mandar (-VCC) e zerar o campo dos transistores? Isso tem sido um grande problema pra mim... Como fazer isso?

• Curtir 1
Postado
Em 05/04/2017 às 19:25, José Carlos de Castro Jr. disse:

De fato o motor tem cerca de 70 amperes de corrente em regime contínuo, chegando a 138 amperes de pico na partida. Como o motor está acoplado a um redutor, a corrente não sobe muito na partida. Obrigado.

Ponte H com 12 mosfets IRF1404.

IGBts não são recomendados para isso. 

Eles dão queda de tensão de até 3V, que provocam muita perdas de potência em tensões baixas como esta que você irá usar.

adicionado 0 minutos depois

3 mosfets por braço. 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!