Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite 

Não vejo motivo para fazer overclock no meu kit atual, ele me entrega um desempenho muito satisfatório, então decidi fazer Undervolt porque aqui no Rio de janeiro é muito quente. Corro algum risco de forçar de alguma forma  meu processador se o vcore estiver muito baixo ?

Na print abaixo é o resultado final do prime v26.6  que rodou por 6 horas. Setei o valor minimo que a placa-mãe oferece ( 1.050000 v), não consigo diminuir mais. Fiquei surpreendido :eek:, pensei que iria dar tela azul e com esse vcore baixo + prime  por 6 horas e não deu. Será que tem alguma coisa haver com o LLC está jogando tensão a mais ? Onde posso mexer agora pra diminuir mais as tensões em outras partes por vez ? :confused:

stress de 6 hrs.jpg

Sem título.jpg

Postado

@multímetro Amigo, as configurações de fabrica do processador são as recomendadas e fora de riscos, nada te impede de aumentar elas mas diminuir já é outro caso... não sei te dizer se você corre riscos diminuindo a tensão mas você não acha arriscado fazer uma peça trabalhar no limite ? se eu fosse você compraria uma solução de resfriamento melhor e não diminuiria a tensão.

Postado

@Jhonny TK Uso um H80i v2 no resfriamento que por sinal está bom. Não quero deixar as tensões no alto pois a placa-mãe joga muita tensão desnecessária. Dou como exemplo meu processador, o vcore no auto estava jogando quase 1,2v @66cº em full load e diminuir e agora esta trabalhando nesse momento a 1.050v @62Cº Full load. 

Postado
Em 4/6/2017 às 20:58, multímetro disse:

Corro algum risco de forçar de alguma forma  meu processador se o vcore estiver muito baixo ?

Não.

@Jhonny TK Não tem essa de "forçar". O processador não é uma peça mecânica que corre risco de trabalhar no limite, isso não existe. Ele pode trabalhar num limite térmico se estiver muito quente, mas com relação a tensão, não tem essa de mínimo necessário: o máximo que pode acontecer é cometer alguns erros de cálculo, ponto em que é só aumentar a tensão de novo e o problema some.

Na print abaixo é o resultado final do prime v26.6  que rodou por 6 horas. Setei o valor minimo que a placa-mãe oferece ( 1.050000 v), não consigo diminuir mais. Fiquei surpreendido :eek:, pensei que iria dar tela azul e com esse vcore baixo + prime  por 6 horas e não deu.

Considerando que você está usando a versão errada, eu não fico surpreso não... ponha a mais recente e veja se é mesmo estável.

Será que tem alguma coisa haver com o LLC está jogando tensão a mais ? Onde posso mexer agora pra diminuir mais as tensões em outras partes por vez ?

LLC sempre vai jogar a tensão mais para cima / baixo, dependendo de como você configurar. O ideal é que fique igual o que você coloca na BIOS, mas geralmente acontece um pequeno overshoot, coisa que não é um problema.

Postado
55 minutos atrás, multímetro disse:

@Imakuni

To usando a versão 26.6 por essas pequisas que encotrei Do NOT run any versions of Prime95 later than 26.6

Ignore essa resposta, ele não sabe do que está falando. É verdade que versões mais recentes em processadores de 4~7a geração geram mais calor do que versões mais antigas, mas o motivo é completamente diferente do que ele justifica.

Independente disso, pode usar a versão mais recente sem medo. Para quem está fazendo OC da maneira correta, ou (no seu caso) quem está fazendo controle manual das tensões, não há problema nenhum em usar a versão mais recente. Diga-se de passagem, é o que tanto meu 4590 quanto meu 6600k fazem 24h por dia, rodam Prime95 na versão mais recente: ambos são CPUs com suporte para FMA3 e usando coolers relativamente fracos, mas nem por isso qualquer um deles explodiu na minha cara ou chegou em 100C.

Rode lá e veja como fica.

Postado
Em 09/04/2017 às 14:18, Imakuni disse:

Rode lá e veja como fica.

@Imakuni, rodei por 12 horas com a ultima versão. Tem mais alguma parte referente ao processador que eu possa fazer o controle manual de tensão ?

1.png

2.png

setup.jpg

Postado
27 minutos atrás, multímetro disse:

@Imakuni, rodei por 12 horas com a ultima versão. Tem mais alguma parte referente ao processador que eu possa fazer o controle manual de tensão ?

Hmm... você poderia brincar com o o cache, mas não é necessário. Fora fazer OC, não há muito mais o que fazer.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...