Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novos Drivers Da Nvidia Nforce


Mr Burns

Posts recomendados

A mixagem via hardware é a execução de dois ou mais sons simultaneos mixados (executados) ao mesmo tempo pela própria placa de som. Antes, quem tinha placa de som SoundStorm tinha q se contentar com mixagem via software, q nunca ficava bom, sem contar a distorção q era enorme com o som no máximo. Lembra-se do aRts e do eSound?? hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah!!! A instalação segue os mesmo passos do driver de vídeo... Só é compilado os modulos... a configuração é manual.

segue trecho da documentação oficial da nVidia:

"Configuration

The installer will not update configuration files. To configure the system for using the installed drivers use the distribution's built-in configuration mechanisms for networking and sound, or edit the required files manually. The configuration files are different for 2.4 and 2.6 series kernels. The configuration files may also be handled differently per distribution.

After the installation of the drivers, make sure the following lines are in the modules configuration file (it will be named /etc/modules.conf on most current distributions that provide a 2.4 series kernel, and /etc/modprobe.conf on most current distributions that provide a 2.6 series kernel):

alias eth0 nvnet

alias sound-slot-0 nvsound (may be snd-card-0 on some distributions)

If there is an entry for the i810_audio, snd-intel8x0, or nvaudio driver (an open-source audio driver that supports the nForce audio controller), that entry needs to be commented out or removed.

Similarly, if there is an entry for the forcedeth driver (an open-source network driver that supports the nForce network controller), that entry needs to be commented out or removed.

The installer may or may not leave the new modules loaded after the installation, depending on the existing configuration. Driver load requires a reboot after configuration or you can load the drivers manually using insmod or modprobe. (USAGE: 'insmod modulename' or 'modprobe modulename')"

O para controlar o som, o comando é

nvmixer

. Ele já abre o painel de controle de som para configuração de quantidade de caixas, surround e outros recursos. Eu ainda estou configurando aqui... ainda não posso falar no q deu. Não sei se é navaiada minha ou se não instalou ainda, porque no XMMS com alsa dá na mesma a mixagem... No KDE e Noatun tá OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí é q tá... acho q as placas antigas eram comuns ter esse recursos... com a demanda de preços mais baixos, o cenário hoje inverteu-se. E praticamente todas placas de som onboard são softmixers. A SoundStorm da nVidia é uma das raras placas q suportam isso... Até algumas placas da Creative não tem mixagem via hardware... Isso no Linux com o novo projeto Alsa é um saco... O som q é reproduzido dps q outro já está tocando fica numa fila... aí dps q ele para q é reproduzido o q está na fila... Imagina escutar um album inteiro em MP3 com mais de uma hora no messenger?? O tanto de som q irá ser tocado depois?? Mó chatura... hehehe :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gente, me dá uma ajudinha, porque o meu inglístico é uma :priv: hehehe

Nesse link aqui no NvNew, pelo q a galera está falando eu tenho q habilitar o OSS no kernel para ter suporte a hardware mixing?? Pelo q entendi, o povo tá falando q é preciso OSS nativo e não "emulado" para usar esse driver... É isso mesmo?? Help, Please!!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oooo Burns, eu percebi que utilizando esse driver novo, quando eu abro o e tento ajustar o volume Main (Master) o PC inteiro trava, você sabe se isso pode ser porque eu não recompilei o kernel com suporte a OSS ?

E sobre o OSS nativo e não emulado, seria apenas habilitar o OSS sem a necessidade de instalar aquela porrada suporte a placas que ele tem ? seria apenas habilitar o OSS e nada mais ?

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, eu não vi isso ainda porque ele ainda não tá rodando... Mas eu to reinstalando o Salck e não vou confirugar o Alsa, tacar o kernel 2.6.7 direto e instalar esse novo driver. aí vamos ver...

Pelo q vi em algumas coisas no forum nvnews, o pessoal dizia q tinha q para ficar melhor ou para acabar com alguns problemas, era bom recompilar o kernel tirando o suporte Alsa e deixando o OSS. Tenta aí fii, tavlez dê! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu certo!!! Com o kernel 2.4.26 funcionou beleza!!! Mesmo pondo o NvMixer (tchau tchau Kmix!! :P ) no máximo , nem ocorreu uma distorção sequer.. Rodou 3 Mp3, 3 wav e sons de alertas de uma só vez, sem recorrer ao arts ou ao eSound... Tudo mixado pelo hardware... O som ficou tão cristalino qt no Windows!! :bandeira:

Mas agora com o kernel 2.6.7 não a instalação vai... o programa compila os modulos direitinho, mas quando ele vai testar com o modprobe o Linux trava todinho... :(

Eu exportei o config do kernel 2.4.26 e importei no kernel 2.6.7... aí recompilei direitinho. Tentei carregar a instalação do driver de novo aí foi!! Mas o som ficou acelerado... O sox mostra uma mensagem de erro q não consegue ajustar a velocidade de reprodução... SACO!!! <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí... Não vai nem fu... :chateado: Pelo menos com o kernel 2.6.7 de teste do Slackware ele não trava mais na hora do modprobe... Mas não carrega o driver nem com reza brava... E eu já recompilei o kernel desde ontem, sem mentira nenhuma, 20 vezes... :blink: Tirei o Alsa, deixando so o OSS.. Não foi.. Habilitei o carregamento de modulos no OSS... não foi... Só vai quando habilita o suporte intel 810 & nvidia no OSS... Mas mesmo assim fica com o driver do kernel funcionando... o da nVidia nada... Sei disso porque quando ele está carreagando e funcinando, você pode mandar tocar um mp3 com o comando play no shell com outro rodando em outra sessão, além de escutar musica no XMMS usando o OSS driver... Sem usar o arts ou esound...

Tem tb o painel q mostra as informações da placa de som.. quando não está funcionando as informações estão todas em branco...

Pelo menos com o OSS o som ficou melhor doq no Alsa... Não teve distorções e o som ficou com boa qualidade... Em relação ao Alsa com distorção e sem mixagem, prefiro o OSS com som cristalino, mesmo ainda sem mixagem via hardware...

Vou pensar ainda, e o q mais pesa é o desempenho do kernel novo no meu pc q fica ótimo. Mas com o kernel velho consigo ter mixagem via hardware...

E aí?? o que EU FAÇO??? Oh dúvida cruel hehehehe :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh!!! Achei uma coisa na documentação da Nvidia q talvez seja este o meu problema...

System BIOS Configuration

Since the audio and network drivers work on the nForce chipset, these devices along with other motherboard devices are controlled by the System BIOS. If the installed drivers don't recognize hardware on your system, the problem may be your System BIOS's plug and play configuration. If your system BIOS expects the operating system to configure hardware devices, and your Linux kernel doesn't support ACPI-style configuration, you'll need to change your BIOS settings.

To view or change an Award-style system BIOS, reboot the machine, and press the Delete key. When you get a configuration screen, select "PnP/PCI Configurations" in that screen if "PNP OS Installed []" Has "Yes" chosen, change the selection to "No".

If your BIOS is Phoenix-style, use the F2 key instead of Delete, and scroll through the menus to find OS Type, and chose "Other". The exact details of System BIOS configuration vary with BIOS vendor, so the screens may not be exactly the same.

Warning: You should write down the original configuration of the BIOS before changing it. Changing your system BIOS configuration may adversely affect the operation of the system, and even make it unbootable.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Tive uma supresa hoje aqui com o Debian. Fui instalar o Alsa pelo apt-get. Ele pegou o Alsa 1.0.8. aí quando fui testar a qualidade do som no amarok e abri um site com flash, mas sabendo que ia só escutar só o amarok, veio a surpresa!! HARDWARE MIXING!! Escutei o som do flash e minha música ao mesmo tempo. E a qualidade de som do Alsa melhorou muito.

Finalmente acabou minha briga com o driver da Nvidia hehehehe. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom, depois de muito tempo, recompilação de kernel, parece que consegui descobir o problema.

Eu estava percebendo que os kernel panics com esse driver instalado e ativa é intermintente. Porém, observei aqui um detalhe que estava deixando passar despercebido. Eu notei aqui no Debian que enquanto o sistema está carregando, exibindo todas aquelas mensagens de boot, ele sempre mostrava i810 sound. Aí depois disso ele carregava o módulo da Nvidia. Porém, só carregava ele com o Alsa instalado e junto a mensagem do Nvsound carregado, tinha também outro i810_sound.

O que conclui: O driver estava sendo carregado, mas juntamente 2 drivers para a mesma placa. Ou seja, 3 drivers para a mesma placa. Notei que carregava somente um como deve, sem o driver Nforce Audio, mesmo com OSS e Alsa habilitados. Se eu usasse o Alsa, só o driver do Alsa carrega e se fosse OSS, só o OSS...

Bom, o que fiz: recompilei o kernel, retirando o suporte ao Alsa, pus o suporte a Audio como nativo (estava como módulo), deixei o OSS como nativo. OK.

Ok, rebootei algumas vezes, mas não teve panic. Porém o hardware mixing não estava funcionando. Aí notei no painel de controle da Nvidia que as informações estavam zeradas. Além disso no Kmix, ao invés de estar Nforce Audio, estava ACL e alguns números. Isto indivaca que a placa foi reconhecida como uma Realtek (o codec da Nvidia é realmente uma Realtek, porém com algumas coisas da Nvidia). E no boot, ao mostrar que carregou o driver da Nvidia, aparecia agora só um intel 810. Então o que fiz: novamente recompilei o kernel, porém deixando o OSS habilitado, mas sem nenhum driver.

Beleza.. Instalei o novo kernel e rebootei nele. Resultado: o hardware mixing funcionou. Além disso no Nforce Audio não apareceu mais nada de intel 810. Dei um cat /var/log/dmesg | less pra ver com mais calma se foi carregado algo da intel 810 em conjunto com Nvidia Sound, e não tinha nada.

Rebootei aqui quase 10 vezes pra ver se conseguia causar um panic. Até agora nada. Em conjunto instalei e habilitei o driver da Nvidia Geforce. Está tudo Ok até agora.

E agora no Nvmixer está assim: <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img332.imageshack.us/img332/3938/nforceaudiook4bn.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O que isso significa? Com ele sem esse valores, indica que o driver não está carregado corretamente ou nem carregou. Com essas informações, como versão do meu kernel, versão do driver e algumas informações físicas da minha placa de som, implica que o driver foi carregado e associado corretamente à placa de som.

Além disso, no Debian, a configuração do módulo é diferente dos outros Linux, exceto o Suse que também é igual, segundo o guia de instalação no site da Nvidia. Nele, pra configurar o módulo, tem que editar/criar um arquivo em /etc/modprobe.d com nome de sound. Nesse arquivo, colocar a seguinte linha:

alias snd-card-0 nvsound

Com isso, segue o final do meu dmesg pra demostrar que carregou tudo normal:

nvsound: module license 'unspecified' taints kernel.
Nvsound: Nvidia Audio Init Module, 17:58:42 Jul 24 2005 version 1.0-2
ACPI: PCI Interrupt Link [LNKJ] enabled at IRQ 20
ACPI: PCI interrupt 0000:00:05.0[A] -> GSI 20 (level, high) -> IRQ 193
PCI: Setting latency timer of device 0000:00:05.0 to 64
Nvsound:  NVIDIA nForce1 Controller Mem 0xed800000 and IRQ c1
PCI: Enabling device 0000:00:06.0 (0005 -> 0007)
ACPI: PCI Interrupt Link [LNKK] enabled at IRQ 22
ACPI: PCI interrupt 0000:00:06.0[A] -> GSI 22 (level, high) -> IRQ 177
PCI: Setting latency timer of device 0000:00:06.0 to 64
Nvsound: NVIDIA nForce1 Audio aci 0xe000 and ac97 0xe100, IRQ b1
Nvsound: DEV MIXER 0 DEV AUDIO 3

Bom, fica aí a dica pra quem tiver dificuldades pra instalar.

Até agora não deu nenhum problema. Vou testar bastante Se der algum erro, eu posto aqui.

Inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais outras dicas bem importantes:

Como disse, foi preciso para mim recompilar meu kernel removendo o suporte TOTAL ao Alsa e deixa o OSS habilitado. Mas tem um detalhe que notei aqui no Debian. Às vezes ele pegava o driver i810 do OSS e carregava junto com o Nvsound. Notei que isso parecia estar acontecendo pelo fato da autodetecção do hardware do kernel do Debian estar pegando algum "lixo". Aí notei que, a maneira que eu recompilo o kernel do Debian estava interferindo. Eu não uso o meio tradicional de copiar o bzImage. Eu uso make-kpkg com o --initrd pra gerar um pacote DEB do kernel. Mas notei que ao instalar um versão idêntica de kernel, mas recompilada, ele NÃO APAGA os módulos antigos. Ou seja: /lib/modules/2.6.11 continuava. Com isso ele pode pegar algum "lixo" de compilações antigas. Tanto que ao instalar o pacote do kernel, ele alerta sobre isso. Eu é que não lia isso direito e dava enter. Aí apagando ele e instalando o pacote do kernel, está OK. Além disso, é bom gerar um kernel headers atualizado, pois a compilação do NFORCE pode falhar como também do NVIDIA.

Outra dica, e essa muito importante é que é bom instalar o driver na mão e aplicando um patch que disponibilizaram no Nvnews. A própria Nvidia recomenda. Esse patch corrige um travamendo que às vezes acontece com o Skype usando o driver.

Segue detalhes da falha, patch e como instalar:

http://download.nvidia.com/XFree86/nforce/...wnProblems.html

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread...7243#post597243

Até agora, parece que está OK aqui. Vou testar mais um pouco e o que for constatado eu posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!