Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite pessoal,

Eu tenho uma placa AMD Radeon R9 270 no meu Desktop. Ele é um DELL i7 4790 3.60 GHz com 16gb de memoria RAM. 

De uns tempos para cá eu tenho tido problemas acredito que com relação a placa de vídeo. Do nada quando eu estava mexendo nele, não necessariamente jogando um jogo, podia ser mexendo no computador mesmo. As vezes podia ser jogando, vendo um vídeo, ou até mesmo navegando na internet. Do nada o computador travava, a tela ficava cinca, ou então as vezes dava umas piscadas todo quadriculado e depois travava. Se tivesse com o som ligado o som travava e ficava daquela forma até eu desligar o computador na mão. A tela continuava la cinza sem nada. 

Quando eu tento ligar o computador novamente, depois de um tempo as vezes ele liga e as vezes ele não liga. Com isso fiquei imaginando que meu problema seja na placa de vídeo. Ontem o PC travou e realmente não ligou mais no Windows, mas conseguia entrar na bios e também ele entrava normalmente nas opções para reinicialização e tudo mais. Ai eu comecei a fazer uns testes e formatei o PC. No momento ele está funcionando e se eu olhar nas propriedades do Adaptador de Vídeo está com o Microsoft Basic Display Driver. Se eu por qualquer motivo tentar mudar isso, para o drive da Radeon, ou até mesmo, tentar instalar o driver (inclusive o mais recente lançado), no momento de instalar o drive gráfico a tela fica preta e não volta mais. Ai tenho que desligar o PC na mão e ai ele volta ao normal com o drive do windows. Se eu tentar atualizar pelo windows mesmo tentando achar pela internet também acontece a mesma coisa a tela fica preta. Nessa configuração que está (com o drive básico da microsoft) eu não consigo mudar a resolução do Computador. Ele sempre fica na 3840 x 2160.

Ah, eu estou usando o Windows 10 mais atualizado. Outro ponto é que tenho um monitor de 4K da Dell. Então uso a resolução de 3840 x 2160 que inclusive é o recomendado desde quando comprei o Monitor. Nunca tive problema com ela também. 

Alguém sabe o que pode ter acontecido? Se tem alguma solução? Minha placa de vídeo foi pro saco? 

Obrigado desde já.

Postado

@RickBR Sua placa está morrendo. Só por curiosidade, qual a fonte do seu PC?

Postado

Então, essa é a configuração que vem direto da DELL quando comprei o meu XPS. Ele veio com uma fonte de 460 watts, e pelo que eu vi são 460 watts reais né? Senão não aguentaria a placa de vídeo que tem. Eu nunca mexi na configuração do hardware dele. 

O computador tem 2 anos. Teria algum motivo para a placa estar morrendo assim? Pode ter sido a alteração do monitor? Eu ligo o monitor na display port normal e sempre funcionou sem problemas. Devo ter o monitor tem 1 ano e meio por ai. 

Postado

@RickBR Pode ser que a sua fonte possa ter colaborado sim para a morte da sua VGA, ela pode ter agüentado a placa no limite por todo esse tempo entregando-lhe energia de uma maneira inadequada, mas sem saber o modelo específico da fonte não posso tirar mais conclusões. Já o monitor não prejudica a VGA.

Postado

Bom, tentei tirar uma foto para te mandar o Link para verificar. Não da para ler muita coisa mas... hahahahahaha..

RnBOhv.jpg

adicionado 5 minutos depois

O que eu acho estranho, é que a fonte e a placa de vídeo vem de Fabrica nesse XPS que comprei da Dell. Não poderia ter dado problema né. Ou melhor não deveria.

De qualquer forma eu encomendei uma Gigabyte RX 480 4gb e uma Fonte EVGA 700 watts. Chega no sábado. Ai resolve o problema. Eu queria mesmo era saber se teria alguma solução, mas pelo visto deu ruim mesmo pra placa. 

Postado

@RickBR É, a foto não ajudou muito mas você fez o que pôde e nada vai trazer a R9 270 de volta, pois quando aparecem artefatos (os quadrados) é sinal de problema na memória da placa e aí já era. Você fez uma boa compra ao optar pela RX 480, só exagerou na fonte, uma 450GM já daria conta do recado.

Postado

Sim eu to ligado que não precisava de tudo isso. Mas estava em promoção. Custou 45 dólares. Eu achei muito barato. 

Postado

@RickBR

A Dell não coloca fonte meia-boca, nos PCs dela.. Aliás, já olhou se essa fonte usa o padrão ATX? Algumas fabricantes de PCs, costumam ter conectores proprietários em suas fontes, meio que forçando fidelidade à marca...

Postado

@RickBR E quanto pagou na RX 480 4GiB? O chipset RX 480 é para lidar com 8 GiB, 4GiB é para o RX 470, mas de qualquer forma é uma grande placa, muito superior à sua falecida R9 270.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...