Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Senhores e Senhoritas.

Tenho aqui uma dúvida sobre um fato que vem ocorrendo eventualmente.

Atualmente tenho um escritório que possui 15 computadores. Todos estão ligados em No-Breaks APC - 400VA.

O que acontece é que hoje já é o 4º HD que para de funcionar aqui. Segundo relatório técnico, é sempre relatado o mesmo problema.

Lembrando que, os computadores em si foram adquiridos em datas diferentes em fornecedores diferentes.

O que poderia estar ocasionando este tipo de problema? Seria o No-Break, ou algo em questão a energia elétrica? existe a possibilidade de ser algo magnético próximo ao computador (o que vejo que não tem nada próximo que possa gerar).

Todos os computadores estão em suporte/caixa de madeira.

Desde já agradeço se alguém tiver alguma hipótese.

• Membro VIP
Postado

Magnetismo, esquece

HD queima por problemas de alimentação, ou por pancada. Teria de ver com um hdsentinel, ou crystaldiskinfo qual o problema apresentado.

Se os pcs estão em no-breaks, já é bom começar por aí. Nobreak de 400VA é pouco. na verdade nem deve ser utilizado no-break, mas... 400VA é pouco. Isso dá uns 350W.

Saque fora o nobreak, e deixe o pc ligado direto. Reconfigure os backups automáticos dos pacotes office..

Se o teu ambiente de produção não pode ter surtos de energia, qual seja, não pode desligar, considere pegar um nobreak senoidal, maior, e alimentar setorizado, qual seja, vários computadores.

Postado

Usam adaptadores Sata?Usam aqueles coolers para disco rígido com uma fan embutida neles?Mesmo usando os no-breaks e estabilizadores,discos rígidos não queimam tão facilmente.

Postado

Mas qual é a idade média e o tempo de uso diário?

Qual a frequencia de acionamento desses short-breaks?

Na verdade 400VA equivale a 200W, então veja a configuração deles, mas na verdade um HD é bem menos sensivel que outros itens do PC como CPU e outras partes. Colocar um senoidal por maquina acho exagero, a menos que sejam imprescindíveis para o funcionamento da empresa.

Veja esse relatorio da Seagate:

http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/174791en?language=en_US

Então um HD em 9 horas diárias duraria uns 4 a 5 anos de uso, mas essa é a média garantida pela empresa. Pode durar mais ou menos, dependendo da...sorte e condições ambientais.

• mês depois...
Postado

@ilkyest @Black Heart @PedraX Olá Senhores,

Bom passou-se um tempo e ainda não descobri o problema, mas eu entendi sobre os no-breaks e acredito que possa ser a causa, já que aqui temos geradores de energia, ou seja, se a energia cai, o gerador entra... e nesse momento o no-break tem que fazer a função se segurar a carga e a descarga e eu percebo que isso gera uma certa "pancada nos equipamentos ligados"...

• 2 semanas depois...
Postado

@PedraX Então cara, os computadores são simples. Nada que necessite de uma fonte Real... e não é queda de energia, é que aqui temos o gerador que testamos semanalmente (Teste é feito derrubando a energia da rua e automaticamente entra os geradores após 15 segundos, enquanto isso o no-Break se encarrega de segurar e estabilizar a tensão).

Estou desconfiado que o no-break não esteja sendo tão eficaz quanto pensava, pois olha só, hoje mesmo tive mais uma máquina que deu problema no HD rsrs.

Postado
Citação

Seu problema é muito sério. Essas paradas costumam dar um pico de tensão na comutação da energia.

Não tem possibilidade de fazer esses testes fora do horário de produção e aí limitar os PC's ligados?

Se os PC's são simples não poderiam pensar em ir substituindo por laptops?

Tiveram sorte de não ter ido o servidor ainda porque senão o responsável já teria dados um jeito.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!