Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, trabalho com renderizações de maquetes eletronicas (imagens 3d), e estou montando uma configuração para trabalhar, estou em duvida de qual comprar, fx-8350 ou i5-7400, pensando no custo beneficio e desempenho, qual o melhor entre os dois, e se tiverem algum outro para comparação, agradeceria...

Postado

porque ?

adicionado 1 minuto depois

@Jasiel então, tenho atualmente 2500, estou pensando em talvez renderizar via gpu, mas nao sei se o desempenho é mt melhor, porque ja aproveitaria para jogar alguns jogos, mas primeiramente quero performance em renderizações....

• Moderador
Postado

@Leandro Gobbis I5 não se sai muito bem com esse tipo de trabalho, não que ele seja ruim, mas é que existem processadores melhores... o Ryzen 1500X por exemplo... Sobre o FX8350, nem preciso falar nada, processador morto...

• Curtir 1
Postado

@Leandro Gobbis  Aplicações 3D são renderizados em partes, ou seja, é dividido pelos threads disponíveis do processador (não seria melhor renderizar via GPU, caso o programa tenha suporte?), no caso do i5, ele tem 4 threads que podem trabalhar simultaneamente e o FX-8350, 8 threads, com ressalvas, já que não são 8 realmente, pois cada dupla divide recursos entre si, como cache. O R5 1500X tem 8 threads e caso busque uma opção melhor que isso, e não tão cara, tem o R5 1600 com 12 threads.

• Curtir 2
Postado

tem suporte para renderizações via GPU sim, mas estou com medo de arriscar em uma gpu boa e ela nao ter bom desempenho em renderizações...

e se por acaso eu comprar um bom processador, futuramente terei que comprar uma gpu boa :/

o que acha? 

Postado

Se todos os seus apps tem suporte a render via GPU, invista mais nela, se alguns sim e alguns não, tente equilibrar :)

Tem que ver que tipo de GPU ele suporta também(CUDA ou OpenCL) e o quão bem ele lida com threads para ver se vale a pena pegar um R5 1400\1500X ao in vez de um R5 1600 e investir a diferença na GPU, tem que ver uso de RAM tambem, para ver se 16Gb serão necessários de inicio.

Postado

vou comprar uma 1060 6GB de entrada então, e fazer alguns testes, de qualquer forma terei que comprar uma boa gpu, utilizo apenas o 3ds max, acho que ele tem suporte para CUDA...

Postado

Segue alguns Benchmark para teste de render entre processadores, fiz esses testes para comparação

i7 2600k a 3,8Ghz modo Turbo (30,4Ghz) -  7:42 segundos ou 15s por Ghz (Minha maquina atual) 

i7 5820k a 3,8Ghz modo Turbo (45,6Ghz) - 4:52 segundos ou 6,4s por Ghz (Teste feito por um amigo)

Ryzen 1700 a 3,15Hz (50,4Ghz) - 3:42 segundos ou 4,4s por Ghz (Teste feito no PC do meu irmão) (Clock padrão 3.0 e turbo a 3.7GHz, porém nao sei o qual motivo ele nao passa de 3,18GHz)

Pelo teste percebi que em renderização levando como base meu i7 2600k o 1700 é 102% mais rápido mesmo não atingindo os 3,7Ghz!

Se tiver interesse em fazer o teste tenho o arquivo pra o renderizador MentalRay e o Software é o 3ds max

Para mais comparações pode acessar o site http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-hardware/63517 que tem um histórico de anos com esse teste e da pra ter uma boa base sobre a evolução dos processadores e tempo de render 

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Leandro Gobbis disse:

vou comprar uma 1060 6GB de entrada então, e fazer alguns testes, de qualquer forma terei que comprar uma boa gpu, utilizo apenas o 3ds max, acho que ele tem suporte para CUDA...

Qual render utiliza? 

Estou usando o Vray e na versão 3.4 esta super rápido, porém o corona 1.5 literalmente voa como Ryzen 1700x

Para usar render via GPU precisa de um placa de video com uns 8 GB no minimo, pois geralmente em render se vão de cara uns 12 a 16GB de ram, imagina processar tudo isso na VGA.

Por um tempo ainda acredito que o render CPU como o Vray ou Corona continuam valendo a pena. MentalRay considere obsoleto

Postado

entendi, utilizo V-RAY, ainda estou analisando algumas coisas, estava pensando em ir comprando algumas peças, e dar prioridade para a placa de video, pois de qualquer forma irei comprar uma boa placa de video para jogos também, com isso meu objetivo era iniciar com um processador basico e que nao entrasse em gargalo, e renderizar via GPU mesmo, utilizando tanto para jogos, quanto para trabalhar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!