Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Seguinte estou com dois Hds internos mais o externo com espaço indisponível, tenho um Hdd Seagate de 1TB, um SSD Kingston de 120GB e mais o externo de 500GB e os três não disponibilizam a capacidade total para meu uso. Ja tentei várias coisas ( tutoriais na net, Diskpart e nada....) e não consigo.

Eu so quero apagar o que não aparece e usar a capacidade toda do HD.

Obrigado pela ajuda!

FORUM.jpg

Postado

o que seria a tal "capacidade total?"

porque se você se refere ao espaco total dos discos, nao há nenhum erro nisso.. os valores 1TB, 120GB, etc, etc, etc sao meramente comerciais.. o espaco q teoricamente falta está ligada diretamente a formatacao de baixo nivel desses dispositivos e nao há como mudar isso

recomendo q leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_rígido#Capacidade_do_disco_r.C3.ADgido

Postado
6 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sao meramente comerciais.

@Marcelo Cardozo Isso mesmo, por isso que aqui n forum nós usamos a nomenclatura GiB para indicar os bytes presentes no disco.

6 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o que seria a tal "capacidade total?"

Reforço a pergunta, o quanto você diz que seria a caacidade total?

Postado

@rodrigo.dcvieira e @Bad Follen a capacidade total, pras mim, seria o espaço disponível para o usuário utilizar depois que o HD tiver sido configurado e sei que nunca vai ser a capacidade total do disco.

adicionado 1 minuto depois

ainda não rodrigo, estou me preparando para sair aqui, quando voltar da rua eu leio. Mas faltar 60Gb no disco é muito não?

Postado
6 minutos atrás, Marcelo Cardozo disse:

@rodrigo.dcvieira e @Bad Follen a capacidade total, pras mim, seria o espaço disponível para o usuário utilizar depois que o HD tiver sido configurado e sei que nunca vai ser a capacidade total do disco.

adicionado 1 minuto depois

ainda não rodrigo, estou me preparando para sair aqui, quando voltar da rua eu leio. Mas faltar 60Gb no disco é muito não?

bem, sempre foi esse espaco que foi removido, então a questao se é muito ou pouco tem fundamentacao tecnica, que nao me cabe julgar ou discutir pois nao tenho conhecimento suficiente a respeito do tema..

se quiser apenas ver a parte que importa, ai está

Screenshot_1.thumb.png.fa284c4283cbdf509b32a9566aa84bae.pngScreenshot_2.thumb.png.fefc470e2c9e5eeddbd7026c7748ce88.png

Postado

Olha o exemplo do meu HD externo, acidentalmente acabei o utilizando como ferramenta para instalar o Windows ( windows media tool, criou a imagem nele ao invés do meu pendrive (eu selecionei errado la na hora)).

Hoje eu fui e apaguei o VOLUME ou PARTIÇÃO (não sei ao certo pois foi criado pela ferramenta do W. media tool) que estava com os arquivos do Windows e é esse o espaço que falta no meu HD externo, entendeu?

adicionado 7 minutos depois

No meu SSD foi a mesma coisa, usei a ferramenta da Sandisk para clonar o Windows para o SSD, depois quando o PC reiniciou o Windows não subiu por algum motivo, dai no final das contas eu desconectei o HDD e deixei so o SSD e fiz uma instalação limpa do Windows nele, mas aí o SSD já não mostrava a mesma quantidade de GB disponíveis que antes.

Eu imagino que os arquivos clonados ainda estão lá ocupando espaço mas não consigo acessá-los ou visualizá-los ou apaga-los, não consigo fazer nada.

adicionado 10 minutos depois

@rodrigo.dcvieira e @Bad Follen  o que vocês acham?

Postado

Como indica a tabela mostrada acima o tamanho utilizável de um disco de 1TB é 931GB.

Mas para ter certeza de limpar completamente um disco use o comando clean do diskpart, ele limpa inclusive a Tabela de Partições, use os comandos abaixo em seu HD Externo.

Abra o Prompt de Comando como Admin e digite:

diskpart

list disk

select disk X (onde X é o disco desejado)

clean (limpa totalmente o disco, inclusive a Tabela de Partições)

convert mbr (cria uma nova Tabela de Partições no formato MBR)

create partition primary align=4096

format quick fs=ntfs

exit

exit

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!