Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado e Mouse nativos pararam


dutrix

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Estou com um Notebook Samsung NP275E4E-KD1BR de um amigo e já li várias coisas más péssimas a respeito deste modelo específico.

 

Comecei os problemas com ele ao ligar: só liga depois de apertar o botão power pela 2ª vez (na primeira quer ligar, acende os leds mas não dá imagem. Aí desliga no power e liga de novo para funcionar normal). Li em vários posts que é problema de placa de vídeo (é integrada, AMD). Mas avancei.

 

Aí fui formatar com Win 7 X64. Teclado e mouse nativos sem funcionar, apenas USB e normal. Deixei a inicialização dele limpa (desativei todos serviços que não fossem microsoft e todos os programas). Nada feito. Testei com o Live CD Ubuntu. Nada feito. Instalei Windows 8.1 e nada. Windows 10 nem conseguiu concluir a instalação. Ah, antes de formatar o mouse e teclado já estavam travando muito, impossível de usar praticamente (era Win 8.1).

 

Estou pensando que, somando esse problema inicial da placa de vídeo + touchpad + teclado = placa-mãe morrendo. Será que estou (infelizmente!) certo ?

 

Informação complementar: o note tem uns 3 anos, mas moro em cidade litorânea (João Pessoa, sua linda!) e meu amigo mora a beira mar praticamente. E sofremos muito com maresia, que costumo chamar de ferrugem branca.

 

Na bios (e consigo utilizar o teclado nativo normal para navegar) a única opção de ativar ou não é para o mousepad (obviamente marcada como ativa). Outra curiosidade: se eu reiniciar o notebook ele faz todo o logoff normalmente, apaga a tela mas não consegue reinicializar o windows e a tela continua apagada. Aí preciso forçar no botão Power e volta normal depois.

 

Após esses testes, meus nobres colegas tem alguma luz que posso testar ou melhor condenar logo? Há algum software que rode em livecd para testar placa-mãe?

 

Agradeço a ajuda de todos.

 

Abraços,

 

Eduardo

João Pessoa - PB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.... depois de todos esses testes até estava fácil dizer para você o que poderia ser, porém quando você falou que o teclado funciona normalmente na BIOS... tumultuou tudo!!!

 

Bom, tente usar uma versão do Linux para ver se acontece a mesma coisa, segue um link para te ajudar (http://www.getgnulinux.org/pt-br/switch_to_linux/try_or_install/)

 

Normalmente esse problemas com teclado/mouse a primeira coisa é tentar trocar a peça, caso não funcione pode ser defeito do Super IO. Você comentou da maresia, talvez sim desmontar ele todo, remover a bateria e fazer uma boa limpeza com álcool isopropílico pode ser que também funcione.

 

Complexo, mas por hora tentar fazer esse Live do Linux para ver o que vai acontecer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, estou desse jeito mesmo. 

Estou no trabalho agora mas vou tentar isso e dou uma resposta pela tarde.

 

O que me deixou mais doido é que também funcionou no mini Windows xp do Hirens boot. Passei o PC Check, no teste de Mobo e não acusou nada. 

 

Obrigado pela ajuda. Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando para dar um retorno, embora não o ideal..rs

 

Não consegui o álcool para agora a tarde. Mas estou desmontando ele para proceder amanhã à "faxina".

 

Sim, restaurei a BIOS e depois só alterei o modo UEFI, já que ele era win 8.1 de fábrica e está com W7 agora.  E enquanto isso, cada vez mais difícil ligar o notebook. Aquela questão do botão power, acende led mas sem imagem aí desligo e ligo de novo... Só estou conseguindo ligar na 3ª ou 4ª tentativa.  Tem coisa errada nessa Mobo.

 

Obrigado pela ajuda e pela participação.

 

Grande abraço!@Kikeitu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente tem sim, isso de ligar sem imagem pode ser o chipset da placa, as vezes precisando de um reaball ou as somente um reflow ou falta de tensão na bobina do vcore por exemplo.

 

Tente a limpeza inicialmente com uma escova de dentes e paciência da um boa limpada o álcool você deve encontrar fácil em farmácia de manipulação. As vezes o pessoal não vende, mas tenta, ou no mercado livre, apesar de proibido tem um monte de gente que vende álcool lá.

 

Boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Kikeitu

 

Consegui fazer a limpeza hoje pela manhã. Fui com calma e paciência. Também dei uma conferida em uns vídeos no youtube sobre essa limpeza. Deixei secar e só montei pela tarde.

De imediato, continuou com o problema de só ligar na 4ª vez (o que a princípio deu um medo da gota pois achei que tinha perdido tudo... kkkkkk). Mas depois ligou e para minha tristeza, permaneceu do mesmo modo. Estou tentando atualizar novamente todos os drives (achei pela net o Driver Booster Pro) mas até agora não consegui concluir a verificação inicial (já usei em outras máquinas e foi bem rápido. Isso me faz até pensar nessa "dificuldade" do programa verificar os dispositivos para buscar os drivers.. Feito isso ou não, vou condenar a placa-mãe e dizer que, se ele quiser, no ML tem nova por 300,00. E claro, aconselhar ele a procurar uma 2ª opinião. Sou favorável a isso, sempre.

Há um tempo atrás eu peguei outro computador, um LG que estava com tudo funcionando, mas absurdamente lento e travando em tarefas simples. O dono autorizou trocar a Mobo e ficou zerado.

 

Só a título de curiosidade, carreguei a foto da placa. Achei bem acabadinha...rs

 

Obrigado e Grande abraço!

 

Eduardo

Mobo_Maurício_1.png

Mobo_Maurício_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kikeitu Me tira uma dúvida: Um notebook com 3 anos de uso e com uma placa neste estado, você acha que compensa fazer um reaball? Como não sou profissional da área, não faço a menor ideia do custo de tal procedimento. Pelos vídeos que estava vendo sobre o assunto, notei a complexidade, o que me leva a imaginar um custo razoável para tanto e assim, não valer a pena diante de uma nova.

 

Abraços,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dutrix realmente é um processo complexo sim. Eu não faço na minha assistência, por falta de equipamento de boa qualidade. Mas é um serviço que você deve pagar algo em torno de 300,00 para consertar, ou seja basicamente é o mesmo valor da placa que você encontrou no Mercado Livre. Eu acredito que ficaria com a placa do mercado livre. Afinal sua placa tem dois defeitos, essa de as vezes não ligar e teclado e mouse não funcionar no windows, tipo pode ser Chipset e Super IO ou outro coisa. 

Acho que a melhor saída é realmente a compra de uma placa no ML com garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@dutrix

 

Aplica um anticorrosivo nessa placa, nas entradas USB e nas outras que isso está com muita corrosão.

 

Depois testa pra ver como ficou.

Vou providenciar meu amigo.


Grande abraço!

 

Eduardo

adicionado 2 minutos depois

@Kikeitu Muito obrigado pela ajuda, pelos conselhos e pela paciência.

 

Vou aplicar o anti corrosivo sugerido pelo @Henrique - RJ mas acredito ser a melhor saída uma Mobo nova.

 

Bom feriado para ti!

Abraços,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Henrique - RJ @Kikeitu  ... Desculpem a demora... Mas a mobo chegou, instalei com Win 10 e ficou top. Consegui deixar todos os drives atualizados e meu amigo ficou feliz, apesar do gasto (250,00 a mobo mais 50,00 de frete). Mas, embora a mobo fosse usada, estava em ótimas condições (sem sinais de corrosão aparente ao menos) e com isso, o Notebook ganhou nova vida.

 

Mais uma vez obrigado pela contribuição. Tópico encerrado.

 

Abraços,

 

Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!